Sem categoria https://faculdadefreire.edu.br Mon, 25 Jun 2018 03:08:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 https://faculdadefreire.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/cropped-icon-32x32.png Sem categoria https://faculdadefreire.edu.br 32 32 PROUNI https://faculdadefreire.edu.br/?p=514 https://faculdadefreire.edu.br/?p=514#respond Mon, 25 Jun 2018 03:01:47 +0000 http://faculdadefreire.com.br/?p=514 Já sonhou em se formar com ajuda de uma bolsa de estudos? A Faculdade Freire reuniu para você as informações necessárias para a conquista de uma bolsa de estudos parcial ou integral do Programa Universidade para Todos – ProUni. Confira!

O que é Prouni?
É um programa do Ministério da Educação, criado em 2004, que oferece bolsas de estudos integrais e parciais de 50% em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação presencial e a distância e sequenciais de formação específica.

Quem pode solicitar?
Para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2018 é preciso ter participado do Enem de 2017 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.
Para efetuar a inscrição no Prouni do segundo semestre de 2018, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

Atender a uma das condições específicas:
• Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral.
• Deficientes.
• Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição.

Como fazer a inscrição?
O calendário e a forma de inscrição estão disponíveis exclusivamente no site http://siteprouni.mec.gov.br/.

No momento da inscrição, consulte a lista de cursos e turnos disponíveis.

Edital Prouni
http://prouniportal.mec.gov.br/legislacao/legislacao-2018/248-edital-n-49-de-12-de-junho-de-2018/file

Por que escolher a Faculdade Freire?
• Programa de Estágio – Encaminhamento para programa de estágio remunerado.
• Aqui se aprende com os melhores: 90% do corpo docente formado por mestres e doutores.
• Nivelamento – Revisão dos conteúdos em Língua Portuguesa e Matemática.
• Grupo de Estudos – Projeto de pesquisa e iniciação científica.
• Atendimento Psicopedagógico – Para alunos com dificuldade de aprendizagem.
• Biblioteca – Acesso ao acervo digital e físico.
• Vestibular – Sem taxa de vestibular

]]>
https://faculdadefreire.edu.br/?feed=rss2&p=514 0
REGULAMENTO INTERNO https://faculdadefreire.edu.br/?p=236 https://faculdadefreire.edu.br/?p=236#respond Fri, 02 Jun 2017 18:27:24 +0000 http://faculdadefreire.com.br/?p=236

Este regulamento disciplina e normaliza o funcionamento e os serviços de circulação de material e atendimento da Biblioteca da Faculdade Freire.

1. Usuários

São usuários da biblioteca: alunos, professores e funcionários da faculdade.

2. Acesso

A biblioteca adota o sistema de livre acesso ao acervo e demais dependências. Bolsas e pastas devem ser deixadas no guarda-volumes localizado do lado de fora da biblioteca.

3. Inscrição

Estarão automaticamente inscritos todos os que mantiverem vínculos educacionais e profissionais, comprovados pela secretaria da instituição. Mas para efetivação dos empréstimos será solicitada a carteirinha de identificação da faculdade e a digitação da senha pessoal e intransferível cadastrada no ato do primeiro empréstimo realizado na biblioteca.

4. Renovação da Inscrição

Semestralmente, o usuário deverá comparecer à biblioteca para efetuar a renovação de sua inscrição e a atualização dos dados cadastrais.

5. Desligamento ou transferência

A secretaria da faculdade solicitará declaração da biblioteca em formulário próprio sobre possíveis pendências, para os alunos que solicitarem desligamento e transferência. O departamento de Recursos Humanos solicitará declaração à biblioteca, referente às pendências de funcionários e professores, antes de efetivar o desligamento.

No final de cada semestre letivo a biblioteca fornecerá à diretoria da faculdade a relação dos alunos e funcionários em situação irregular para as providências cabíveis.

6. Uso das dependências da Biblioteca

Não é permitida a entrada com bolsas e pastas, estas devem ser deixadas no guarda-volumes localizado do lado de fora da biblioteca, durante sua permanência no recinto.

Não é permitido: fumar, comer ou beber, nem usar equipamentos sonoros como rádio, celulares e outros. Os usuários não podem perturbar os demais falando alto ou fazendo qualquer tipo de barulho.

7. Uso do acervo e circulação de materiais bibliográficos

Não serão emprestados:

• Obras de referência como dicionários, enciclopédias, guias etc.;

• Periódicos e jornais (os mesmos só poderão ser retirados para serem fotocopiados);

• Livros com etiqueta de Consulta Local.

O empréstimo dos demais documentos será permitido aos usuários mediante apresentação da carteirinha de identificação da faculdade e cadastramento da senha e fotografia, cumprindo sempre as normas permitidas pela biblioteca.

O número de materiais bibliográficos permitidos para empréstimo será de:

Alunos, professores e funcionários: 05 (cinco) livros por 7 (sete) dias úteis; no caso de dvds, cds e vídeos só serão emprestados 02 itens por vez, os quais serão retirados nas sextas-feiras e devolvidos na segunda-feira.

Reservas de materiais bibliográficos

Poderá ser realizada no balcão de atendimento, pelo telefone e e-mail da biblioteca. Tendo o usuário o prazo de um dia para retirar o material depois de comunicada sua disponibilidade para empréstimo, seguindo sempre a ordem de reservas do mesmo.

Renovação de materiais bibliográficos

A renovação poderá ser feita por 3 (três) vezes consecutivas, desde que não haja reserva para aquele material; vencidas as renovações, o mesmo usuário só poderá retirá-lo novamente após um período de 02 dias.

Poderá ser solicitada por e-mail e/ou telefone, mas só estará efetivada quando o usuário comparecer no balcão de atendimento da biblioteca para digitar sua senha e retirar seu comprovante de renovação.

Penalidades e sanções

Será cobrado R$1,00 (um real) para cada item atrasado por dia de atraso. Em casos isolados em que o usuário não possua o valor cobrado o mesmo poderá efetuar a doação de livros, periódicos, dvds e cds pertinentes ao curso que está matriculado. O mesmo ficará suspenso até que a pendência seja solucionada junto à biblioteca.

Danos e extravios de materiais bibliográficos

O material emprestado ao usuário que for danificado ou extraviado deverá ser reposto a expensas do usuário, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a partir da data da comunicação do extravio.

No caso do material encontrar-se comprovadamente esgotado, o usuário deverá indenizar a biblioteca no valor correspondente ao preço atualizado do material ou substituí-lo por material de igual valor e interesse. Enquanto persistir a pendência o usuário ficará impossibilitado de fazer novos empréstimos.

 Caixinha de devoluções

Encontra-se localizada no corredor do lado de fora da Biblioteca e poderá ser utilizada para efetuar devoluções de livros, jornais, revistas e multimídia fora do horário de funcionamento da biblioteca.

O material bibliográfico deverá ser depositado dentro da caixinha. Em hipótese alguma deverá ser colocado em cima da caixa.

Normatizações de trabalhos científicos

A orientação sobre formatação de trabalhos científicos e elaboração de referências bibliográficas e utilização das normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) serão oferecidas pela bibliotecária.

8. Deveres dos Usuários

• Observar as instruções gerais e os avisos afixados nos murais da Biblioteca;

• Cumprir rigorosamente os prazos estipulados para devolução dos empréstimos, evitando assim o pagamento de multa;

• Não recolocar os livros nas estantes após a utilização;

• Zelar pela conservação e limpeza dos locais e mobiliários utilizados.

9. Horário de Funcionamento

O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda a sexta-feira das 8 às 22h e aos sábados das 8 às 16h.

10. Considerações finais

É compromisso da biblioteca da Faculdade Freire prestar serviços com qualidade e manter o acervo atualizado facilitando o acesso aos usuários.

Os casos não previstos serão resolvidos pela bibliotecária e, em casos excepcionais pela direção.

Casos especiais

Poderão ser retirados de circulação e reservados para consulta local, ou terem o prazo de empréstimo reduzido, qualquer livro recomendado por um professor ou coordenador.

]]>
https://faculdadefreire.edu.br/?feed=rss2&p=236 0
PROJETO FF SEM TABACO https://faculdadefreire.edu.br/?p=175 https://faculdadefreire.edu.br/?p=175#respond Sun, 28 May 2017 17:47:13 +0000 http://faculdadefreire.com.br/?p=175

 INTRODUÇÃO

O início do consumo mundial de tabaco vem de longa data, aproximadamente no ano 1000 a.C. Em alguns casos, o seu consumo esteve relacionado a rituais mágicos-religiosos como nas sociedades indígenas da América Central. O seu consumo foi incrementado ao longo da história, principalmente no século XX, em consequência das campanhas publicitárias de incentivo ao ato de fumar (INCA, 1996).

A maioria das pessoas é influenciada pela publicidade de cigarro nos meios de comunicação. A algum tempo atrás a publicidade manipulava psicologicamente levando diferentes grupos (adolescentes, mulheres, indivíduos de baixo poder aquisitivo, etc.) que acreditavam que o tabagismo era muito mais comum e aceito socialmente do que era na realidade e através das demandas sociais e das fantasias dos comerciais que usavam mulheres bonitas, bem vestidas, homens fortes, bonitos, jovens curtindo a natureza ou em festas muito bem acompanhados, todos estes personagens fazendo uso do cigarro. Hoje, este tipo de publicidade foi proibido no Brasil. A lei 10.167 restringe a propaganda de cigarros e dos derivados do tabaco.

No caso dos jovens, além de serem influenciados pela propaganda nos meios de comunicação, pais, professores, ídolos e amigos também exercem grande influência. Antes dos 19 anos de idade o jovem está na fase de construção de sua personalidade. Pesquisas mostram que a maioria dos adolescentes fumantes iniciou a fumar justamente nessa faixa de idade, isto quer dizer que o principal fator que favorece o tabagismo entre os jovens é, principalmente, a auto afirmação.

O tabagismo é um mal de destruição em massa e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatida.

O hábito de consumir com frequência produtos derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo, rapé, fumo de corda, etc.) que contêm nicotina é a principal causa de morte evitável do mundo. Estima-se que o número de mortes chegue a 5.000.000 por ano no mundo, e em 20 anos deve chegar a 10.000.000 se o consumo continuar aumentando.

No Brasil, estima-se que o cigarro e outros derivados do tabaco sejam responsáveis por cerca de 200.000 mortes por ano,

De acordo com estudos do Banco Mundial, os custos com o tabagismo chegam a 200 bilhões de Dólares por ano no planeta. Isso se deve ao valor despendido com o tratamento de doenças relacionadas ao tabaco, aposentadorias precoces, faltas ao trabalho, mortes de pessoas em idade reprodutiva, além da poluição e degradação ambiental.

 APRESENTAÇÃO DO CIGARRO

A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.730 substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta entre outras por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos, contêm mais de 60 cancerígenos, sendo as principais citadas abaixo:

-Nicotina – é a causadora do vício ou dependência e cancerígena;

-Benzopireno – substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;

-Substâncias Radioativas – polônio 210 e carbono 14;

-Agrotóxicos – DDT;

-Solvente – Benzeno;

-Metais Pesados – chumbo e o cádmio (1 cigarro contém de 1 a 2mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago).

Presente principalmente no cigarro, a nicotina é uma droga que causa dependência química por ser uma substância psicoativa. As áreas cerebrais responsáveis pela sensação de prazer e relaxamento são ativadas pela nicotina.  Com o uso, a pessoa vai se tornando tolerante a essa sensação de bem estar, o que gera um aumento do consumo. Ela também aumenta a liberação de catecolaminas, que contraem os vasos sanguíneos, aceleram a frequência cardíaca, causando hipertensão arterial. Além disso, o tabagismo começa a apresentar sintomas de abstinência quando interrompe o uso do cigarro.

Além da nicotina, o alcatrão por ex., é composto por mais de 40 componentes cancerígenos. Já o monóxido de carbono (CO) em contato com a hemoglobina do sangue dificulta a oxigenação e, consequentemente, ao privar alguns órgãos do oxigênio causa doenças como a aterosclerose (que obstrui os vasos sanguíneos).

A Organização Mundial de Saúde (OMS), considera o tabagismo doença causada pelo excesso de nicotina no organismo, substância responsável por gerar a dependência psicológica.

Em poucos segundos após a primeira tragada com inalação das toxinas que compõem um cigarro, as substâncias atingem a corrente sanguínea chegando ao cérebro (órgão do sistema nervoso central, controlador das reações vitais do ser humano), desencadeando a sensação de bem estar.

Organicamente, a nicotina provoca efeitos adversos como: redução da ansiedade, diminuição da fome, perda de peso e melhoria na concentração. No entanto, a fumaça do cigarro contém aproximadamente 4,7 mil substâncias químicas, das quais por volta de 60 são cancerígenas.

 FATORES DE RISCO

 Segundo a OMS, o tabagismo está relacionado a mais de 50 tipos de doenças e é o principal responsável por mais de 90% das mortes por câncer de pulmão, por 30% das mortes por câncer de boca, 25% das mortes por doenças do coração, 85% dos óbitos por bronquite crônica e enfisema pulmonar, 25% das mortes por doenças cerebrovasculares.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quem fuma também tem maior predisposição ao desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, aneurismas, úlceras, infecções respiratórias, trombose, osteoporose, infertilidade, menopausa precoce, complicações na gravidez, menor resistência física e pior desempenho na vida esportiva. Além disso, o consumo exagerado do tabaco acentua o envelhecimento do organismo e induz à impotência sexual do gênero masculino.

Os efeitos consequentes do vício não se limitam apenas ao indivíduo, e tampouco comprometem somente a sua saúde, mas o cigarro também afeta significativamente o público comunicante (fumantes passivos) que convive diretamente com um tabagista. Eles possuem maior probabilidade de contrair câncer de pulmão, em relação às pessoas que não convivem com fumantes.

Conforme informações do Ministério da Saúde e do INCA, 18% da população brasileira são fumantes. Os homens fumam mais que as mulheres; 22,7% deles têm o hábito de fumar, enquanto entre as mulheres, a prevalência é de 16%.

Mundialmente, a OMS estima que um terço da população adulta, isto é, 1,2 bilhão de pessoas sejam fumantes. Pesquisas comprovam que 47% de toda a população masculina  mundial e 12% da feminina fumam.

]]>
https://faculdadefreire.edu.br/?feed=rss2&p=175 0
PROJETO COMUNIDADE AUTÔNOMA E SAUDÁVEL https://faculdadefreire.edu.br/?p=171 https://faculdadefreire.edu.br/?p=171#respond Sun, 28 May 2017 17:44:05 +0000 http://faculdadefreire.com.br/?p=171

INTRODUÇÃO

Todas as drogas ilícitas abordadas nesse projeto têm efeitos físicos imediatos, porém as drogas podem também afetar gravemente o desenvolvimento psicológico e emocional de uma pessoa, especialmente dos jovens.

De fato, podem afetar potencialidades que jamais serão recuperadas, pois as drogas passam a substituir o desenvolvimento de mecanismos naturais de defesa.

Embora apresentaremos as drogas separadamente, com frequência elas são usadas em conjunto. Essa mistura pode gerar efeitos físicos ou mentais graves e imprevisíveis.

As drogas afetam a capacidade de discernimento do usuário. Isso significa que os usuários de drogas podem estar mais vulneráveis a, por exemplo, manter relações sexuais sem proteção, o que pode levar a infecções pelas hepatites ou pelo HIV, entre outras doenças sexualmente transmissíveis.

Existem diversos motivos pelos quais as pessoas usam drogas ilícitas. Algumas o fazem para esquecer os problemas, outros porque se sentem entediados, por curiosidade  ou simplesmente porque querem se sentir bem e julgam erroneamente essa prática como forma de atingir seu intento. Também podem se sentir pressionados a usar drogas para “encaixar” em determinado grupo ou podem consumi-las como uma forma de se rebelar  ou chamar a atenção.

O uso de drogas pode ocorrer em  todos os tipos de ambientes e contextos. Entre homens ou mulheres, jovens ou idosos, ricos ou pobres, com ou sem emprego, da cidade ou do campo – não existem distinções.

Embora alguns efeitos físicos provocados pelas drogas possam parecer agradáveis, estes não duram muito tempo. Depois do consumo, muitas pessoas ficam deprimidas e solitárias e começam a se sentir mal. Não há como saber se haverá o risco da dependência.

O uso problemático de substâncias é, essencialmente, um mecanismo para enfrentar ou escapar de sensações de insegurança. É preciso fazer com que os jovens percebam que não estão sozinhos diante destes desafios e que há uma gama de maneiras saudáveis para enfrenta-los. Demonstrar tolerância para que os jovens consigam comunicar seus pensamentos. Estimular a confiança, principalmente preparando os jovens para os diversos riscos a que podem estar expostos no contato com as drogas ilícitas.

Entre os fatores de riscos estão o fracasso acadêmico, distúrbios no ambiente familiar e a disponibilidade de drogas.

Entre os fatores de proteção estão o apoio da família e da comunidade, melhorias no ensino e na educação sobre drogas.

Atividades sobre ensinamento de vida incluem o aprendizado sobre como utilizar a capacidade de discernimento, como lidar com pressões de grupos, como dizer “não” às drogas, como desenvolver mecanismos para assegurar que uma pessoa não caia na armadilha das drogas e medidas para se comprometer em  colocar um fim ao consumo de drogas.

O Projeto Comunidade Autônoma e Saudável da FFE, visa a promover encontros de reflexão e conhecimento das  estratégias de conscientização, de caráter multidisciplinar, junto à comunidade interna e externa da IES, sobre a problemática das drogas na contemporaneidade bem como de estratégias de enfrentamento desses problemas através do fortalecimento dos vínculos de cooperação mútua, do desenvolvimento da autonomia e da mobilização comunitária.

Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual e moral só ocorre através da cooperação, pois dela derivam o respeito mútuo e a autonomia, enquanto a coação, como um processo que supõe  relação de subordinação, impede que exista uma reciprocidade de ações e sentimentos, impossibilitando a construção das estruturas mentais operatórias necessárias à conquista da autonomia, imprescindível à formação e à consolidação da democracia. Ele elabora uma teoria que contempla  a ação moral para que se possa levar o futuro cidadão a cumprir o ideal libertário e democrático, e não a ser apenas um bom orador ou juiz, porque acredita que é na ação moral que se confrontam afetividade e razão.

Em sua obra Estudos Sociológicos (1965/73), Piaget afirma que “essa natureza reflexiva, crítica e reguladora da cooperação é que permite a socialização intelectual do homem, abrindo espaço para a construção de um equilíbrio racional consciente”. Dessa forma, a partir da reflexão crítica de seus atos e dos outros, abre-se caminhos para transformações, mudanças de posturas que envolvem valores  éticos e morais como o respeito mútuo ao outro e a   responsabilidade subjetiva.

Piaget observa que na sociedade existem dois tipos de interações entre os sujeitos e que cada uma delas resultará na construção de um tipo de moral: moral da autonomia ou heteronomia.

Autonomia consiste em seguirmos leis, normas ou regras por vontade própria. É uma escolha racional e emocional em que o ser humano faz a sua opção. A vontade dá dignidade ao humano: ele apenas obedece àquilo que lhe faz um profundo sentido interno. Na autonomia, a obediência a uma regra se dá pela compreensão e concordância com sua vontade universal. Obedecemos porque concordamos com os motivos para a ação. Enquanto que a Heteronomia significa ser governado por outros, fora de nós, e quando não houver outros a nos mandar, punir ou ameaçar, podemos ficar sem governo e assim fazermos tudo o que nos der na telha. Na heteronomia a obediência se dá pelo medo da punição ou pelo interesse nas vantagens a serem obtidas pessoalmente, não havendo portanto, espaço para reflexão, mas apenas a imposição de um ponto de vista, tão comum em procedimentos que visam apenas à obediência às regras pois educa para a heteronomia.

Sendo a Instituição Educacional um dos ambientes formadores das atitudes morais, é importante pensarmos sobre os modos de interação na contemporaneidade, ao levantarmos questões pertinentes ao Projeto Comunidade Autônoma e Saudável: – Como podemos interagir em nossas ações com os jovens de modo a possibilitar reflexões que os ajudem a compreender uma ação com decorrências muitas vezes destrutivas e irreparáveis?

As mais exitosas abordagens de prevenção do uso de drogas incluem o papel da família, da escola e da comunidade em geral no fortalecimento de fatores de proteção que garantam uma infância e uma adolescência saudáveis, livres de riscos e que ofereçam meios viáveis de subsistência aos adultos. De forma similar, os métodos mais sustentáveis e bem sucedidos nas áreas de tratamento e atenção aos usuários são aqueles adaptados para as necessidades locais e integrados nos sistemas e serviços locais de saúde. Nas áreas de prevenção do uso problemático de drogas e ao enfrentamento do tráfico ilícito de drogas, as abordagens mais eficazes são as que têm a comunidade no seu centro.

Igualmente importante na abordagem do problema de drogas a partir de uma perspectiva inclusiva e participativa é que as intervenções baseadas na comunidade garantam que cada setor da sociedade se sinta responsável por enfrentar o desafio das drogas e se comprometa em fazer sua parte. Somente trabalhando em conjunto seremos capazes de construir um mundo mais saudável e seguro, um mundo no qual as pessoas mais vulneráveis sintam que podem ter esperanças no futuro.

Segundo o Depto. Estadual de Narcóticos do Estado do Paraná existem três espécies de prevenção: a primária, a secundária e a terciária.

A Prevenção Primária refere-se àquela realizada em um primeiro momento em escolas e na própria família, é aquela realizada pelos pais através do diálogo franco e principalmente pelos exemplos e pelos professores através da inclusão do tema em sala de aula, como forma de impedir os jovens de experimentar os ilícitos. O objetivo da prevenção primária é evitar a ocorrência da experimentação, do uso, do consumo de drogas e do problema que isso envolve, isto é, diminuir a incidência. É prevenir o uso da droga antes que ele comece (antes do primeiro contato com o produto).

De acordo com a mesma fonte, a Prevenção Secundária refere-se a “certificado que indivíduo ou grupos têm feito uso habitual de drogas, faz-se então uma abordagem distinta  a fim de buscar a interrupção ou suspensão desse uso. Este conceito é aplicado para medidas que visem interromper o consumo quando este surge. A família ou instituição deve se abrir para o diálogo e esperar o momento certo para intervir”.

E finalmente a Prevenção Terciária que “caracteriza-se por ações que busquem contrapor-se ao consumo de drogas que caracteriza dependência. Busca motivar os dependentes a buscar medidas necessárias para o engajamento em um processo motivador de recuperação, a buscar tratamentos. Busca-se nesta forma de prevenção o incentivo ao indivíduo e à família a acreditarem no processo de recuperação e a colaborarem no processo de reintegração social.

O fato de o consumo de drogas ilegais estar limitado a 5% da população mundial acima de 15 anos de idade funciona como motivador para novas abordagens, que poderão colaborar para que os 95% restantes não se tornem usuários dessas substâncias.

]]>
https://faculdadefreire.edu.br/?feed=rss2&p=171 0
Pós-Grad, Pesquisa e Extensão https://faculdadefreire.edu.br/?p=94 https://faculdadefreire.edu.br/?p=94#respond Tue, 15 Nov 2016 12:27:36 +0000 http://faculdadefreire.com.br/?p=94 A Faculdade Freire está composta por professores renomados e aptos para capacitar e formar você para o crescimento e valorização profissional.

Nossa equipe de gestores e corpo docente está habilitado à orientar suas pesquisas e seu curso de Extensão com desafios reais e práticos potencializando seu ensino.

Profissionais pós-graduados podem aumentar sua renda em até 70%, por isso a pós-graduação na Faculdade Freire é o investimento certo para você que quer evoluir sua carreira e se destacar no mercado de trabalho.

Os cursos foram desenvolvidos pensando no seu crescimento profissional, aliando teoria e prática, contando com um acervo físico e virtual com mais de 3.000 exemplares e pesquisas.

Escolha a modalidade que mais se encaixa em seu perfil e faça parte do maior grupo de educação superior da região.

]]>
https://faculdadefreire.edu.br/?feed=rss2&p=94 0
Programa de Bolsa https://faculdadefreire.edu.br/?p=92 https://faculdadefreire.edu.br/?p=92#respond Tue, 15 Nov 2016 12:26:57 +0000 http://faculdadefreire.com.br/?p=92 Após o credenciamento a Faculdade Freire , fará a sua adesão ao Programa Universidade para Todos (Prouni), o qual foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005 e que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica

]]>
https://faculdadefreire.edu.br/?feed=rss2&p=92 0
História da IES https://faculdadefreire.edu.br/?p=89 https://faculdadefreire.edu.br/?p=89#respond Tue, 15 Nov 2016 12:25:55 +0000 http://faculdadefreire.com.br/?p=89 Fundada em 2018, A Faculdade Freire está localizada em Francisco Morato. Desde a sua fundação, a FF, se moldou em sólidos e importantes pilares para uma instituição de ensino: qualidade de ensino, inovação e pesquisa. Tais pilares reforçam o compromisso com alunos, docentes e equipe educativa. Nosso objetivo é desenvolver estudos avançados no campo da educação, bem como preparar pessoas de alto nível para as tarefas da educação.

Com princípios éticos universais de liberdade e justiça, dignidade humana e solidariedade que norteiam as instituições de inspiração democrática, a FF tem a missão de servir à comunidade, semeando um ensino de excelência.

Em sua função de mediadora do saber da sociedade, a Faculdade Freire (FF) surge, então, com o intuito de equalizar e satisfazer as exigências de articulação das estruturas educacionais no campo da Educação com as da sociedade, de forma que exista uma multidiversidade de conhecimentos e concretização de valores dentro de uma perspectiva social abrangente.

A Faculdade Freire (FF), comprometida com o desenvolvimento social, político e tecnológico regional, pretende, dentro de uma proposta pedagógica criativa, promover a integração entre o conhecimento cientificamente instituído e o universo para o qual este saber será revertido. Dentre os preceitos de sua missão destaca-se semear um ensino de excelência visando a beneficiar-se com o produto gerado após a formação dos profissionais na região onde atua.

A proposta de Cursos na área de Educação (Pedagogia, Letras, Artes, Matemática), da Faculdade Freire (FF) tem o objetivo de promover a formação de docentes para ministrar um ensino de qualidade por profissionais altamente qualificados, conscientes do seu papel de formadores de cidadãos críticos.

Outro aspecto relevante na formação do docente diz respeito à articulação entre teoria e prática, sendo esta última o elemento fomentador do processo de formação. Entende-se que a prática de ensino desenvolvida em vários espaços educativos pode desvelar ao aluno, futuro docente, soluções para problemas pedagógicos concretos, vinculados ao cotidiano do processo de ensino e de aprendizagem na educação básica. O objetivo da prática de ensino, sob a supervisão da instituição formadora, é o de estimular o futuro professor a desenvolver um processo de reflexão crítica sobre os componentes curriculares que ministra e sobre os fundamentos teóricos, ao mesmo tempo, que suscita redirecionamentos ou reorganização da atividade pedagógica.

Neste processo de aprender fazendo, os futuros docentes aprimoram como reelaboram seus conhecimentos sobre os componentes curriculares pelos quais são responsáveis, como aprofundam o entendimento das especificidades dos diferentes momentos de aprendizagem e das características próprias dos alunos da Educação Básica. Deste modo, ampliam a compreensão da complexidade do processo educativo formal e da própria dinâmica da escola, configurada no seu projeto pedagógico, nas relações estabelecidas entre os diferentes segmentos escolares com a comunidade, a partir das diretrizes e das políticas educacionais definidas e executadas em nível local e nacional.

]]>
https://faculdadefreire.edu.br/?feed=rss2&p=89 0
Serviços à Comunidade https://faculdadefreire.edu.br/?p=87 https://faculdadefreire.edu.br/?p=87#respond Tue, 15 Nov 2016 12:25:02 +0000 http://faculdadefreire.com.br/?p=87 A Faculdade Freire tem um compromisso com as necessidades e interesses básicos da comunidade, visto que uma das suas metas é explorar ainda mais as modernas ferramentas de comunicação estimulando o seu uso nas atividades acadêmicas.

A responsabilidade social da IES é entendida também como o relacionamento ético da Instituição com todos os grupos de interesse que influenciam ou são impactados pela sua atuação.

+ PROJETO COMUNIDADE AUTÔNOMA E SAUDÁVEL

+ PROJETO FF SEM TABACO

]]>
https://faculdadefreire.edu.br/?feed=rss2&p=87 0
Avaliação Institucional https://faculdadefreire.edu.br/?p=85 https://faculdadefreire.edu.br/?p=85#respond Tue, 15 Nov 2016 12:24:34 +0000 http://faculdadefreire.com.br/?p=85  Avaliação Institucional

Introdução

 O Plano de Avaliação Institucional da Faculdade Freire foi concebido com o intuito de contribuir para a melhoria da Instituição nos níveis acadêmico e administrativo. Ele tem como finalidade básica o autoconhecimento e a tomada de decisões na perspectiva de desenvolver um ensino superior de qualidade.

A Avaliação Institucional é entendida prioritariamente como um ponto de partida para os ajustes necessários na Instituição. Ela é um “organizador” das ideias sobre os problemas do ensino superior. Por outro lado, ela sedimenta uma cultura de avaliação diagnóstica, onde são identificados os erros e os acertos com o objetivo de correção e melhoria.

O Plano de Avaliação prevê princípios, procedimentos e critérios de avaliação para as dimensões relevantes do processo de ensino-aprendizagem, do processo de gestão, da avaliação de desempenho de funcionários e docentes, a partir de duas lógicas:

  1. a) processo de avaliação interna, que conta com a participação de toda a comunidade acadêmica (incluindo os egressos e representantes de Instituições parceiras);
  2. b) processo de avaliação externa, por meio de indicadores de avaliação institucionalizados pelo Ministério da Educação, Capes entre outros, além de opinião regular e periódica de uma comissão de especialistas em Administração Universitária.

O processo de Avaliação Institucional tem seis etapas. As referidas etapas são explicadas detalhadamente mais adiante.

Para a implantação desse processo, a Faculdade Freire promove amplo debate sobre a prática da autoavaliação contínua, com a finalidade de disseminar entre a comunidade acadêmica a metodologia adotada, e os instrumentos a serem utilizados, seus objetivos e os rumos do desenvolvimento de suas múltiplas atividades e consequências.

A Avaliação Institucional foi incorporada no dia-a-dia da Instituição, de maneira a criar uma cultura de avaliação. Tanto a Direção da Faculdade, como professores e alunos deverão colaborar ativamente com as atividades de avaliação, de maneira a tornar o processo participativo, coletivo, autônomo, livre de ameaças, crítico e transformador dos sujeitos envolvidos e da Instituição. Professores, alunos, funcionários administrativos, deverão constituir a tríade de um processo, respondendo questionários, registrando os aspectos positivos e negativos da Instituição, assim como de seus cursos, discutindo em grupo os problemas de ensino e também dando sugestões sobre as mudanças que devem ser introduzidas no ensino e na Instituição como um todo.

Em busca de resultados eficientes, participaram da gestão 2008, como convidados, empregadores e profissionais da área da educação com experiência em avaliação institucional, para colaborarem nesse processo, dando a sua opinião sobre o papel social da Instituição.

Buscando expor de forma objetiva sua concepção acerca da avaliação, a Instituição organiza sua proposta de avaliação em forma de tópicos, a seguir enumerados.

Objetivos

Geral

Acompanhar e aperfeiçoar o projeto pedagógico institucional, promovendo a permanente melhoria e pertinência das atividades relacionadas a ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Específicos

– Refletir sobre a Instituição na sua globalidade, identificando caminhos para a melhoria do processo educativo;

– Promover a auto-avaliação de cada curso com a participação de todos os atores envolvidos;

– Revisar a matriz curricular dos cursos superiores, os programas, as ementas das disciplinas e sua bibliografia, com o propósito de aperfeiçoá-los e adequá-los às diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Educação;

– Avaliar o desempenho docente como forma de aperfeiçoar as ações pedagógicas;

– Rever periodicamente a definição do perfil dos egressos dos cursos, para adaptá-lo às exigências do mercado de trabalho, à evolução do processo educacional e às determinações do MEC;

– Aprimorar o sistema de avaliação do rendimento escolar;

– Avaliar a inserção dos egressos de seus cursos no mercado de trabalho;

– Rever periodicamente os cursos de educação continuada que promove para atender as necessidades regionais;

– Avaliar o desempenho da gestão acadêmica e da gestão administrativa institucional.

Dimensões da Avaliação

O processo de avaliação da Faculdade Freire está estruturado em quatro dimensões que contemplam o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão institucional, preservando assim os eixos em que se desenvolvem as suas principais atividades.

De outra parte, assim procedendo, também permite análises comparativas entre os resultados da auto-avaliação e aqueles que venham a obter em avaliações promovidas pelo MEC, a exemplo da Avaliação das Condições de Ensino.

Cada uma das dimensões a serem avaliadas reune um conjunto de elementos de julgamento associados a indicadores que preservam similitude com as definições estabelecidas no sistema de avaliação do MEC.

 Metodologia da Avaliação Institucional

 Considerando a complexidade e o impacto decorrente da avaliação no contexto institucional, optou-se pela abordagem participativa para assegurar o compromisso de todos os segmentos da Instituição com as mudanças impostas pelos resultados obtidos.

Etapas do Processo de Avaliação

1ª Etapa – Sensibilização

Diversos seminários, reuniões de grupo, estudos de caso, palestras de especialistas externos, sessões de brainstorming serão realizados com o objetivo de sensibilizar os coordenadores, professores, alunos e funcionários técnico-administrativos da Instituição sobre a importância e a necessidade da avaliação como instrumento de melhoria.

Essas atividades serão conduzidas por líderes de grupo, que foram selecionados a partir de suas habilidades para conduzir reuniões. Eles planejaram cada atividade e foram responsáveis pela sua condução. Além de estimular a participação através do questionamento dos membros do grupo, encorajará todos a ouvirem com atenção, a resumirem o que está sendo discutido e a focar a discussão no sentido de encontrar soluções criativas para os problemas.

2ª Etapa – Diagnóstico

Esta etapa será da maior importância por ser ela a que descreve a situação atual da Instituição a partir do cadastro e das opiniões da comunidade. Será realizado mediante a coleta de informações e de sua organização.

3ª Etapa – Auto-Avaliação

Trata-se esta etapa de um processo especialmente desenhado para identificar as necessidades da Instituição.

É um processo no qual os participantes adquirirão e continuarão adquirindo o conhecimento do propósito da mudança que deve ser introduzida como resultado da análise feita dos pontos positivos e negativos do curso/instituição. Este processo será realizado num clima de confiança, ética, incentivo e liderança. Esta etapa se concretizará por meio de mecanismos, tais como: coleta de dados, análise das tendências, questionários, entrevistas, trabalho de grupo, visita de especialistas. Todos os dados foram inter-relacionados com a finalidade de produzir explicações que tenham força para provocar mudanças no curso e na Instituição.

Com base nas variáveis levantadas por meio das dimensões, será feita uma análise dos aspectos positivos e negativos da Instituição.

Comissão Própria de Avaliação – CPA

O processo de avaliação será conduzido por uma Comissão Própria de Avaliação – CPA – constituída de cinco membros. Os membros, eleitos por seus pares, serão representantes da comunidade acadêmica e da sociedade local.

No curso será designada uma Comissão Setorial de Avaliação – CSA, composta do coordenador geral, de dois professores e de dois alunos. Os cinco darão início ao processo de avaliação de cada curso, assessorados pelos membros da CPA. Uma missão específica da CSA é a de conduzir um processo de avaliação do desempenho didático e acadêmico dos docentes do respectivo curso.

Tanto os membros da CPA como os da CSA serão orientados pelos assessores externos nos conceitos de avaliação, nos métodos de avaliação, na obtenção e coleta de informações, na sua análise e na elaboração de relatórios.

Serão alocados fundos específicos para a CPA com a finalidade de garantir a continuidade do processo de maneira permanente e cíclica.

Resultados da Avaliação

Os resultados da avaliação serão fornecidos à Direção Geral, aos órgãos colegiados e aos interessados (coordenador do curso, professores e alunos, etc), com o objetivo de comparar a situação existente com a situação ideal desejada. Os resultados deverão contribuir para a tomada de decisões sobre mudanças que deverão ser introduzidas com o fim de se obter a melhoria desejada.

Quando todos os cursos tiverem sido avaliados e a avaliação global da Instituição estiver concluída, um Relatório da Instituição deverá ser elaborado e publicado.

]]>
https://faculdadefreire.edu.br/?feed=rss2&p=85 0
Enem https://faculdadefreire.edu.br/?p=83 https://faculdadefreire.edu.br/?p=83#respond Tue, 15 Nov 2016 12:24:00 +0000 http://faculdadefreire.com.br/?p=83 GARANTA SUA VAGA NA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DA SUA NOTA DO ENEM.
A Faculdade Freire apoia e aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
como parte da nota para aprovação em seus respectivos vestibulares.

Use o ENEM para entrar na Faculdade Freire

O candidato pode entregar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia da prova
ou na secretaria da instituição, não sendo aceito posteriormente. Caso o documento não seja
entregue dentro do prazo pré-estabelecido, serão considerados somente os pontos obtidos no
processo seletivo.

Clique aqui para enviar suas notas da redação e da prova objetiva para verificar se podem ser utilizadas no vestibular.

 

]]>
https://faculdadefreire.edu.br/?feed=rss2&p=83 0