Rudolf Steiner e o surgimento das escolas Waldorf
Rudolf Steiner, educador e filósofo, é o fundador da antroposofia, da medicina antroposófica e da pedagogia Waldorf. As primeiras escolas de Steiner nasceram na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial e a escola de Stuttgart serviu de modelo para as escolas Waldorf subsequentes.
Sr. Molt – dono de uma fábrica de cigarros, a Waldorf – abriu as portas da sua indústria para que Steiner palestrasse sobre temas sociais e educativos para os trabalhadores da fábrica. Após este contato, os trabalhadores expressaram o desejo que seus filhos tivessem uma educação mais adequada, por este motivo ocorreu o convite do Sr. Molt a Steiner para ensinar os filhos dos operários. Steiner aceitou e impôs uma condição, que a escola fosse aberta a crianças de qualquer procedência. Em setembro de 1919, começou a funcionar a primeira escola Waldorf.
Escolas Steinerianas, estão presentes em mais de 60 países e são consideradas um dos maiores movimentos educacionais independentes do mundo.
O método de Steiner
Sabemos que as competências do século XXI exigem que as propostas pedagógicas atendam os indivíduos de forma a concretizar a educação integral do ser humano. Desse modo, sob essa ótica defendemos a Pedagogia Waldorf como uma alternativa, pois em sua proposta a criança é o centro do processo de ensino e de aprendizagem, pois são respeitadas as etapas do seu desenvolvimento, percebendo e compreendendo os problemas específicos de cada indivíduo, possibilitando a construção de bases sólidas para toda a vida, entendendo que se faz necessário olhar este indivíduo de formal integral.
A Pedagogia Waldorf busca a formação educacional holística, ou seja, o desenvolvimento da pessoa é realizado em todas as esferas: intelectual, emocional, física, social, artística, criativa e espiritual, estimulando o cultivo pessoal dos valores, tais como, amor, compaixão, verdade, harmonia entre outros.
Do ponto de vista holístico, além das competências cognitivas a criança e o jovem serão conscientizados e imersos nas relações que travamos com a natureza e com o universo. Ou seja, todas as dimensões do indivíduo estão envolvidas em um só propósito: o de harmonizar a existência dos seres, conscientizando o indivíduo desde o primeiro ano de vida a respeitar os outros como parte de um todo.
Na metodologia, os docentes e gestores enfatizam atividades cotidianas que possibilitem às crianças e jovens construir conhecimentos. Neste processo, o ambiente é de suma importância para a eficácia do projeto. Desse modo, são destacados alguns itens que a equipe educativa precisa se atentar, como um ambiente livre de ruídos concentrados no desenvolvimento da criatividade e de vivências que a fortaleçam em seu interior, bem como estimular os discentes a perceber tudo que está ao seu redor, desenvolvendo a sensibilidade e a apreciação estética ao seu entorno.
Lanz (1998) ressalta que influências exteriores ambientais (adornos, móveis, quarto) ou clima sentimental e moral das pessoas que lidam com a criança, interferem positivamente e negativamente na aprendizagem. O professor é referência diária e influencia os discentes no aspecto emocional, cognitivo e físico.
A educação Waldorf ensina às crianças o amor à natureza e ao meio ambiente. Assim, o local ideal para a educação das crianças seriam escolas localizadas em espaço amplo, arborizado, com possibilidade de fazer hortas, dentre outras ações práticas e projetos de imersão educacional, visto que a pedagogia Waldorf dá grande importância à agricultura e à origem dos alimentos.
Nesse contexto, os educadores precisam trabalhar qualquer falha ou excessos que podem ter efeitos negativos sobre as crianças, visto que professores são modelos que, inconscientemente, a criança imita.
Partimos da visão de formação integral, que equilibra nos processos educacionais corpo, alma e espírito. O princípio do cuidado é exercitado a todo momento, desde a escolha da decoração da sala (inclusive as cores), das cantigas entoadas, dos contos, da postura carinhosa para com as crianças, da atenção e do cuidado com especificidade e peculiaridade de cada ser.
Assim, cultiva-se também os quatro pilares da educação por meio das atividades que envolvem a corporeidade dos alunos em praticamente quase todas as aulas. O apreciar e sentir são incentivados por meio de abordagem com artes em todas as matérias e esferas, como dança, teatro, música e artes visuais. Além de atividades artísticas e artesanais, específicas para cada idade.
Sendo assim, a pedagogia Waldorf dá bastante espaço para as artes em vez de se basear apenas no clássico estudo sobre os diferentes temas. Elementos artísticos e expressivos devem estar presente em cada aula. Além disso, o trabalho manual tem um valor educativo elevado, pois mantém o cérebro em grande atividade.
Diante disso, constatamos que a formação integral do ser humano proposta nas Escolas Waldorf insiste em atuar na contramão de uma sociedade que, no geral, se preocupa simplesmente com o mercado financeiro e suas demandas, com a qualificação profissional, a produtividade econômica do país, dando visibilidade às demandas capitalistas.
No método de Steiner, a educação deve ser totalmente dedicada às necessidades do desenvolvimento da criança, que vai aprender a compreender ao longo da vida qual será o seu papel no mundo sem qualquer imposição dos pais, das escolas e da sociedade em geral.
A Pedagogia Waldorf, por outro lado, estimula a coletividade, o trabalho manual e estético, com ênfase no equilíbrio entre as três esferas de ação do ser humano: corpo, alma e espírito.
Mediante esta liberdade, cada professor adota sua forma de estabelecer ações essenciais dentro das escolas Waldorf. Percebemos que é de extrema importância o estabelecimento de um ritmo nas atividades pedagógicas voltadas às crianças, principalmente quando se pondera momentos de inspiração no que diz respeito à concentração, como contação de histórias. Há, por outro lado, os momentos de expiração, ou seja, expansão que pode ser caracterizado pelo brincar livre.
Nesse processo, a utilização da música, a gesticulação, o teatro com bonecos, o teatro com as próprias crianças, criam uma atmosfera marcadamente lúdica e estimuladora.
Outro fator relevante diz respeito ao papel da ludicidade nesta metodologia, Steiner argumentava que as crianças precisam dos contos de fadas. O estudioso destaca que é fundamental contar às crianças os contos populares, locais e do resto do mundo, porque os contos não apenas representam um patrimônio cultural inestimável, mas também porque representam um instrumento essencial para o crescimento das crianças, com suas histórias de obstáculos e provações que desenham as etapas da viagem que a criança terá de enfrentar na vida. Os contos de fadas dão conforto às crianças e contribuem para o desenvolvimento da imaginação e da compreensão das suas emoções.
Importância na formação holística infantil
Os benefícios do uso do método de Steiner são inúmeros, conforme segue:
– Efetiva participação da família no dia a dia da escola.
– Aos docentes é oferecido formação continuada, e o vínculo entre professores e alunos é maior, pois existem tutores para cada etapa educativa.
– Contato direto com a natureza, projetos sustentáveis e ecologia consciente.
– Atividades personalizadas.
– Educação socioemocional na prática.
– Competências desenvolvidas: respeito, solidariedade, autocontrole, cooperação, empatia, dentre outros.
Autora: Rogéria Alves Freire
Professora e Gestora na Faculdade Freire, Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo e Consultora Educacional na Pearson.
Referências bibliográficas
LANS, Rudolf. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. São Paulo: Antroposófico: 1998.
_____. Noções básicas de antroposofia. Antroposófico: 1997.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. Petropolis: Vozes, 2007.