Ideias para divertir as crianças nas férias

Artigos

Quando as férias chegam, não são todas as famílias que viajam ou deixam os filhos passar alguns dias fora de casa. A escola pode fazer um trabalho de apoio aos pais para esse período e assim, colher valiosos frutos institucionais.

Muitos pais se questionam sobre o que fazer com as crianças que, por sua vez, só querem diversão e não se preocupam em saber se os pais estão trabalhando ou não tem condições financeiras de “curtir” as férias junto a elas.

Ser pai ou mãe implica em estar com o filho. Portanto, também é necessário mostrar-se participativo na vida e nos interesses que crianças e jovens nutrem. Uma ou duas horas ao dia devem ser programadas para isso. Não só nas férias, mas ao longo do ano.

 Se o excesso de trabalho dos pais impede essa interação constante, a opção é receber os amigos em casa. Se os pais percebem que o filho adora estar na companhia de outras crianças ou jovens e não se importam com algazarra nem bagunça, deixe-os à vontade para que criem suas brincadeiras e resolvam seus próprios conflitos sem muita interferência, porque, no final, todos irão se divertir bastante.

Atividades gratuitas para os finais de semana

Durante as férias, o que mais importa é estar junto das crianças e adolescentes. Diante dessa situação, o ideal é pedir ao filho que liste seus desejos e, ao lado dele, selecionar aquilo que é possível fazer, conscientizando-o sobre o orçamento familiar. Afinal, a criança deve entender o porquê do não e ainda aprender a esperar para concretizar aquilo que sonha, de acordo com as possibilidades de sua própria família.

Entre opções não dispendiosas, é possível:

1 – Planejar programas culturais – Visitar museus, exposições, feiras de artesanato e outros lugares importantes da própria cidade sempre empolgam. Desde que, antes do passeio escolhido, seja feita uma pesquisa para se conhecer tanto um pouco da história quanto as possibilidades que ele oferece em termos de diversão e informação.

2 – Programar um dia esportivo – Não precisa ser sócio de um clube para realizar práticas esportivas junto às crianças e jovens. Hoje, a maioria das cidades tem espaços, como os SESC e parques, além de piscinas públicas, para esse fim. Normalmente, o uso das quadras é liberado, mas para utilizar a piscina há uma taxa pequena, se comparada ao custo-benefício oferecido.

3 – Visitar parques – Como o sol de verão sugere passeios ao ar livre, lembre-se que muitas áreas verdes mantidas pela prefeitura permitem jogos de bola, peteca, correrias, slackline, entre outras brincadeiras, que sempre garantem o divertimento da criançada. O ambiente é também propício para se observar o tipo de vegetação, os pássaros do local e outros aspectos da natureza. Aproveite e certifique-se da possibilidade de andar de bicicleta, patins ou skate, para incrementar a atividade. Depois, já em casa, peça sugestões práticas de como preservar o meio ambiente, no intuito de estimular a participação ativa dos filhos, que ainda poderão demonstrar o que já aprenderam na escola em relação ao assunto.

4 – Propor um piquenique – Para que seja divertido, ele deve ser parecido com aqueles dos filmes, com cesta de vime repleta de gostosuras e toalha xadrez estendida sobre a grama. Porém, não se esqueça de envolver as crianças na organização e preparação dele. Entre outras coisas, peça e acate sugestões sobre onde fazê-lo e quais alimentos levar. Então, leve-as ao mercado para comprar os ingredientes e depois, ajudar na elaboração dos pratos que serão degustados em casa. Se quiser e puder, convide um amigo (a) para participar da atividade familiar.

Cursos de Férias para crianças e jovens que incluem investimento financeiro:

A Casa do Brincar

Os pequenos vão se divertir com uma programação montada especialmente para eles com brincadeiras no quintal, arte com tinta, musicalização, artes plásticas, ioga, literatura e culinária. Cada atividade é adequada à uma faixa etária. As crianças desenvolverão a autonomia e explorarão ambientes de brincadeiras no seu tempo e interesse, sempre assistidas pela equipe de brincadores.

Você pode frequentar a Casa do Brincar por hora, por dia ou semana.

Local: Ferreira de Araujo, 388, Pinheiros, São Paulo

Contato:(11) 3032-2323 ou 96595-7223 contato@casadobrincar.com.br

Teen Broadway

O Teen Broadway, grupo de teatro musical pioneiro no Brasil, em seus 23 anos de existência, responsável por colocar no mercado de trabalho inúmeros artistas, abre inscrições para seu concorrido curso de férias. Divididos em grupos por faixa etária, crianças, adolescentes e adultos terão aulas de canto e dança, aprendendo cenas dos mais famosos musicais. ​Serão 3 semanas de curso, totalizando 45 horas de aulas (com certificado) com um grande espetáculo de encerramento!

Local: Rua Heitor penteado, 850 – Vila Madalena – São Paulo

Contato: (11) 2729-5299 ou 94550-6595

contato@teenbrodway.com.br

Galpão do Circo

Em janeiro, o Galpão do Circo realiza diversos cursos de férias, abertos aos alunos da escola e ao público externo.

Os cursos para crianças e pré-adolescentes têm um formato intensivo: são quatro aulas seguidas com um enfoque divertido, concebidos especialmente para crianças e pré-adolescentes, que querem aprender circo e brincar de se apresentar.

Adultos, jovens e adolescentes, a partir de 13 anos, podem frequentar minicursos temáticos de dois dias, cada aula com duas horas de duração, às segundas e quartas ou às terças e quintas.

Local: Rua Girassol, 323 – Vila Madalena – São Paulo

Contato: (11) 38156147 ou 992645818

secretaria@galpaodocirco.com.br

Happy Code

A Happy Code é uma referência global em ensino de programação, maker e robótica.

Por meio do aprendizado baseado em projetos, seu conteúdo estimula competências como raciocínio, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas. Oferece curso de férias para crianças e jovens nos seguintes segmentos:

Minecraft

Youtuber

Roblox

Desenvolvimento de Games

Local: Avenida Dermival Bernardes Siqueira, 1922. Campinas – SP

Contato: contato@happycodeschool.com

Autora: Rogéria Alves Freire

Mestre pela Universidade de São Paulo. Professor e Gestora Educacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *