Estágio

O estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia é um momento de formação profissional do futuro licenciado, seja pelo exercício in loco em instituições educacionais ou outros ambientes próprios de atividades educativas, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado. Consiste em um processo planejado, visando à integração entre conhecimentos práticos e teóricos que complementam a formação acadêmica do aluno. Tais atividades poderão ser realizadas em instituições públicas ou privadas de ensino.

Assim, o estágio curricular, mais do que uma experiência prática vivida pelo aluno, é uma oportunidade para o educando refletir sobre os saberes trabalhados durante o curso de graduação em Pedagogia. No estágio, diversas atividades relacionadas com a profissão docente são praticadas pelos alunos. Nesse sentido, o estágio tem por objetivo maior integração entre a aprendizagem acadêmica e a compreensão da dinâmica das instituições escolares de ensino. Ao participar de uma organização escolar em situações cotidianas, o aluno terá possibilidade de avaliar os planos ou programas, testar ou aplicar modelos e instrumentos, construindo e/ou ampliando seus conhecimentos teórico-práticos. Assim entendido, o estágio aponta a situação ideal para a formação do professor, possibilitando-lhe conhecer e interagir com a diversidade do campo de trabalho. As atividades práticas desenvolvidas no estágio devem ser entendidas como ações que demandam supervisão do aluno, na situação de ensino-aprendizagem.

O estágio compreende atividades de observação, participação e regência, nas quais contextualiza e transversaliza as áreas e os eixos de formação curricular, associando teoria e prática.

Dessa maneira, incorpora três diferentes modalidades:

1 – conhecimento e integração do aluno às realidades sociais, econômicas e do trabalho de sua área de atuação profissional;

2 – iniciação à pesquisa e ao ensino na qual a realidade escolar é, também, seu objeto de ação-reflexão-ação;

3 – iniciação profissional no campo específico de sua formação.

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1º O presente regulamento tem por finalidade normatizar os Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Freire, de acordo com a LDB Nº 9.394/96, o Parecer do CNE/CP 28/2001, e a Resolução n.º 01, de 15 de maio de 2006, aplicados em diferentes âmbitos e especialidades.

2º De acordo com a Resolução CNE/CP n.º1 de 15/05/2006, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Pedagogia, a organização curricular do curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade Freire contempla uma carga horária de Estágio Curricular Supervisionado de 400 horas, assim distribuídas conforme a matriz curricular do Curso, que serão  realizados a partir do quarto semestre do Curso, conforme a Matriz Curricular.

 4º O Estágio Curricular é caracterizado como um conjunto de atividades de práticas pré-profissionais, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício.

5º Os Estágios Supervisionados serão desenvolvidos tendo como referência o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as ementas das disciplinas, enfatizando sempre a relação entre a teoria e a prática.

6º Os alunos assinarão o Termo de Compromisso para assegurar sua participação nas atividades de Estágios Supervisionados.

7º Na realização do Estágio, devem ser cumpridas, no mínimo, duas (02) horas e, no máximo, quatro (04) horas diárias.

8º Sendo o Estágio uma atividade curricular obrigatória por lei, a não-totalização da carga horária a ser cumprida no curso implica em regime de dependência, implicando diretamente na formação do aluno e impossibilitando que este conclua o curso de Licenciatura em Pedagogia.

CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS

9º Os Estágios Supervisionados do curso de Licenciatura em Pedagogia constituem-se no eixo integrador do currículo e tem a finalidade de articular teoria e prática, configurando-se num mecanismo de dinamização, atualização e aperfeiçoamento do curso, e têm por finalidade:

I – Garantir a compreensão teórica das condições concretas e históricas em que se realiza a ação prática.

II – Instrumentalizar o acadêmico para que se qualifique para a inserção no mundo do trabalho.

III – Ampliar e aprofundar a compreensão do que os profissionais que atuam na área educacional devem perseguir para a consecução de sua finalidade histórica e de sua especificidade.

IV – Possibilitar ao acadêmico a reflexão sobre o cotidiano escolar, analisando os pressupostos teóricos estudados e sua prática, assumindo uma postura crítica aliada à competência técnica e compromisso político do seu papel na sociedade.

V – Propiciar vivências para a aquisição de habilidades na operacionalização de saberes teórico-metodológicos, na elaboração, organização e avaliação de projetos pedagógicos alternativos.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

10º Tendo a clareza de que o pedagogo, no estágio supervisionado, deve desenvolver atividades docentes, algumas questões são essenciais como, por exemplo, o constante exercício de teorização da prática educativa.

Dessa forma, para atingir o perfil do licenciado em Pedagogia expresso no Projeto Pedagógico do Curso, durante a realização do estágio supervisionado, o aluno terá a oportunidade de desenvolver competências e habilidades para:

  1. Entender o fazer pedagógico como exercício de pesquisa;
  2. Desenvolver a capacidade de observação;
  3. Observar e registrar a própria prática educativa;
  4. Desenvolver a capacidade para o trabalho interdisciplinar;
  5. Apropriar-se dos conceitos essenciais/conteúdos a serem trabalhados com educandos, em todas as áreas do conhecimento;
  6. Planejar, executar e avaliar suas ações pedagógicas cotidianamente;

7.Compreender e intervir no processo de alfabetização e letramento;

  1. Fazer intervenções pedagógicas que garantam o aprendizado dos educandos;
  2. Construir e implementar o PP da instituição educacional como norteador do processo educativo;

10.Realizar intervenções pedagógicas com educandos que possuem dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades especiais;

11.Realizar avaliação processual e diagnóstica.

DA ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

11º As atividades pertinentes aos Estágios Supervisionados serão planejadas pela coordenação do Curso juntamente com o Professor Coordenador, que integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE).

DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

12º As atividades dos Estágios Supervisionados serão as de conhecimento do cotidiano educativo, coparticipação, construção e desenvolvimento de projetos em parceria com os campos concedentes, intervenção pedagógica (regência), docência, e avaliação.

13º O estágio supervisionado deve assumir aspectos acadêmicos e profissionalizantes.

14º O estágio supervisionado deve ser cumprido dentro dos períodos letivos regulares.

 CARACTERIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS

16º Das atividades de Estágio Curricular Supervisionado

I – Observação em campo – da escola e nas salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), ou de outros ambientes educacionais, como espaço da coordenação e funções do gestor, administrador da escola, supervisor de ensino, dentre outros.

 A observação tem como objetivo norteador a observação dos alunos diante do contexto educacional, examinando o processo de ensino e aprendizagem em comparação com os conteúdos das disciplinas que estão sendo ministradas. A observação só tem validade, quando é planejada de comum acordo com a escola.

Nos trabalhos com observação, prioriza a política educacional, a postura do educador/gestor/diretor/supervisor diante das diferentes tendências a qual a prática está ocorrendo. A observação constitui um dos procedimentos mais importantes na experiência de estágio na escola e/ou secretaria de educação/diretoria de ensino.

 Trata-se de uma das mais antigas formas de conhecer. A observação consiste no uso atento dos sentidos em um objeto ou uma situação, na sua manifestação espontânea, para adquirir um conhecimento determinado sobre um ou mais aspectos da realidade.  Ao observar um fenômeno, o observador perturba a situação, interferindo no fenômeno que está sendo observado. A presença do observador muda a realidade e a forma ou modo escolhido para observar, vai determinar, em parte, o que se vai ver. Ao descrever uma situação, evento, experiência, o observador fala de como ele percebe. Assim, as observações que fazemos da realidade, são muito influenciadas por nossa história pessoal, levando-nos a privilegiar certos aspectos e negligenciar outros.

II – Registro – de observações, participações e demais atividades desenvolvidas. Considerado como um instrumento para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, bem como uma importante ação da atividade docente e gestora, o registro sistemático de observações, participações e experiências vivenciadas no campo de estágio, constitui o recurso básico para a sistematização da experiência prática, ou seja, a elaboração do Relatório do Estágio Curricular Supervisionado pelo estagiário. As atividades de Estágio requerem o uso do Registro em dois momentos: No primeiro momento, no ato de realização do estágio, a observação subsidia o registro apontando para os aspectos mais relevantes e significativos da realidade; No segundo momento, distanciado no tempo e no espaço em que as ações transcorreram, é possível um Registro que envolve uma reflexão sobre a ação. Os informes obtidos podem ser discutidos, analisados e interpretados à luz de referenciais teóricos. O aluno-estagiário deve organizar e sistematizar seus registros no RELATÓRIO DE ESTÁGIO.

III – Participação: No estágio, os alunos participam da dinâmica da sala de aula e dos procedimentos de gestão, juntamente com os coordenadores e diretores. Isto significa acompanhar o professor/gestor: nas reuniões pedagógicas, participar no planejamento, palestras, conselho de classe e atividades docentes e de gestão, envolvendo a colaboração ativa do aluno no planejamento, realização ou avaliação dessas atividades, tais como: Auxiliar o professor na elaboração, preparação e realização de atividades de ensino, exercícios ou tarefas, das diversas áreas do currículo; Auxiliar nas rotinas de classe: chamada, correção de atividades, entradas e saídas de alunos, formação de filas, etc. Dar assistência individual ou a pequenos grupos de alunos, durante a realização de exercícios ou quando apresentam dificuldades em relação ao entendimento de conteúdos do ensino ou nas atividades; Colaborar com o professor em qualquer outra atividade dentro ou fora da sala, quando solicitado; Colaborar com a direção e/ou professores, na organização ou promoção de eventos escolares, tais como: festas, gincanas, excursões, visitas, recreio dirigido, entradas e saídas de alunos etc.

IV – Investigação na Realidade: pesquisas e estudos científico-tecnológicos: Envolvem atividades de produção e difusão de conhecimentos do campo educacional em articulação com as práticas pedagógicas e de pesquisa. A pesquisa, neste caso, objetiva investigações que apoiem práticas educativas em contextos escolares e não escolares. Processos de formação e das lutas históricas nas quais se incluem a dos professores; Como as crianças/jovens aprendem nas diversas etapas do desenvolvimento, em espaços diversos dos da família.

V – Regência

As atividades de regência oferecem a possibilidade de praticar o manejo de classe ou execução de projetos, vivenciar o como ensinar, ou seja, ter a visão e o controle do processo todo: planejamento, execução, avaliação.

SUPERVISÃO DO ESTÁGIO

17º A supervisão de estágio é desenvolvida diretamente pelo Professor Coordenador, por meio de orientação e acompanhamento do estagiário mediante observação contínua das atividades desenvolvidas nos campos de estágio, ao longo de todo o processo.

18º Atribuições do Professor Coordenador de Estágios Fazer cumprir a programação das atividades pertinentes ao estágio; Orientar o estagiário na elaboração do Relatório de Estágio; Orientar, acompanhar e avaliar o estagiário no desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao estágio;  Estabelecer um sistema de acompanhamento permanente com os profissionais responsáveis pelos campos de estágio; Supervisionar o estágio por meio de acompanhamento do Relatório de Estágio, por observação contínua, direta e indireta, das atividades programadas nos campos de estágio durante todo o processo; Indicar as fontes de pesquisa e de consulta necessárias à solução das dificuldades encontradas; Manter contatos periódicos com a administração e com o regente de classe, na busca do bom desenvolvimento do estágio, intervindo sempre que necessário; Apresentar alternativas didático-pedagógicas adequadas às necessidades evidenciadas pelo aluno durante as atividades dos Estágios Supervisionados; Manter a coordenação do curso permanentemente informada a respeito do andamento das atividades realizadas; Orientar as atividades a serem realizadas no Estágio, no que se referem: Aos procedimentos de observação, participação, formas de registro, investigação, planejamento e desenvolvimento de aulas e/ou projetos de trabalho a serem realizados na escola; O acompanhamento das atividades desenvolvidas e sua integração com os eixos temáticos: escola, aluno e professor; A análise periódica dos registros para a elaboração do Relatório de Estágio; Orientar formas de análise das informações coletadas, estabelecendo um diálogo entre as fontes teóricas do conhecimento e a realidade observada, favorecendo a articulação e a reflexão entre as dimensões teóricas e as práticas; Promover momentos de discussão coletiva e análise de práticas vivenciadas na realização do estágio.

19º Das atribuições do aluno-estagiário

Desenvolver as atividades programadas com o Professor Coordenador, respeitando os prazos estabelecidos; Registrar sistematicamente as atividades desenvolvidas no campo de estágio, conforme as orientações constantes deste Regulamento ou propostas pelo Professor Coordenador;  Apresentar periodicamente os registros ao Professor Coordenador, mantendo-o informado do andamento das atividades; Apresentar os documentos necessários à apresentação formal do Relatório de Estágio dentro dos prazos estabelecidos, para apreciação pelo professor supervisor e posterior entrega à Central de Estágios; Permanecer no local do estágio até o final do tempo regulamentado, obedecendo sempre os horários previstos; Participar das atividades determinadas pelo Professor Supervisor; Entregar ao Professor Coordenador, em data previamente fixada, o relatório abrangendo todos os aspectos relativos ao estágio; Manter, em todas as atividades desenvolvidas durante o estágio, uma atitude de ética conveniente ao desempenho profissional.

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