{"id":145,"date":"2016-11-28T09:42:02","date_gmt":"2016-11-28T09:42:02","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?page_id=145"},"modified":"2018-01-09T14:01:24","modified_gmt":"2018-01-09T14:01:24","slug":"estagio","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?page_id=145","title":{"rendered":"Est\u00e1gio"},"content":{"rendered":"
O est\u00e1gio supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia \u00e9 um momento de forma\u00e7\u00e3o profissional do futuro licenciado, seja pelo exerc\u00edcio in loco em institui\u00e7\u00f5es educacionais ou outros ambientes pr\u00f3prios de atividades educativas, sob a responsabilidade de um profissional j\u00e1 habilitado. Consiste em um processo planejado, visando \u00e0 integra\u00e7\u00e3o entre conhecimentos pr\u00e1ticos e te\u00f3ricos que complementam a forma\u00e7\u00e3o acad\u00eamica do aluno. Tais atividades poder\u00e3o ser realizadas em institui\u00e7\u00f5es p\u00fablicas ou privadas de ensino.<\/p>\n
Assim, o est\u00e1gio curricular, mais do que uma experi\u00eancia pr\u00e1tica vivida pelo aluno, \u00e9 uma oportunidade para o educando refletir sobre os saberes trabalhados durante o curso de gradua\u00e7\u00e3o em Pedagogia. No est\u00e1gio, diversas atividades relacionadas com a profiss\u00e3o docente s\u00e3o praticadas pelos alunos. Nesse sentido, o est\u00e1gio tem por objetivo maior integra\u00e7\u00e3o entre a aprendizagem acad\u00eamica e a compreens\u00e3o da din\u00e2mica das institui\u00e7\u00f5es escolares de ensino. Ao participar de uma organiza\u00e7\u00e3o escolar em situa\u00e7\u00f5es cotidianas, o aluno ter\u00e1 possibilidade de avaliar os planos ou programas, testar ou aplicar modelos e instrumentos, construindo e\/ou ampliando seus conhecimentos te\u00f3rico-pr\u00e1ticos. Assim entendido, o est\u00e1gio aponta a situa\u00e7\u00e3o ideal para a forma\u00e7\u00e3o do professor, possibilitando-lhe conhecer e interagir com a diversidade do campo de trabalho. As atividades pr\u00e1ticas desenvolvidas no est\u00e1gio devem ser entendidas como a\u00e7\u00f5es que demandam supervis\u00e3o do aluno, na situa\u00e7\u00e3o de ensino-aprendizagem.<\/p>\n
O est\u00e1gio compreende atividades de observa\u00e7\u00e3o, participa\u00e7\u00e3o e reg\u00eancia, nas quais contextualiza e transversaliza as \u00e1reas e os eixos de forma\u00e7\u00e3o curricular, associando teoria e pr\u00e1tica.<\/p>\n
Dessa maneira, incorpora tr\u00eas diferentes modalidades:<\/p>\n
1 \u2013 conhecimento e integra\u00e7\u00e3o do aluno \u00e0s realidades sociais, econ\u00f4micas e do trabalho de sua \u00e1rea de atua\u00e7\u00e3o profissional;<\/p>\n
2 \u2013 inicia\u00e7\u00e3o \u00e0 pesquisa e ao ensino na qual a realidade escolar \u00e9, tamb\u00e9m, seu objeto de a\u00e7\u00e3o-reflex\u00e3o-a\u00e7\u00e3o;<\/p>\n
3 \u2013 inicia\u00e7\u00e3o profissional no campo espec\u00edfico de sua forma\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
DISPOSI\u00c7\u00d5ES PRELIMINARES<\/strong><\/p>\n 1\u00ba O presente regulamento tem por finalidade normatizar os Est\u00e1gios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Freire, de acordo com a LDB N\u00ba 9.394\/96, o Parecer do CNE\/CP 28\/2001, e a Resolu\u00e7\u00e3o n.\u00ba 01, de 15 de maio de 2006, aplicados em diferentes \u00e2mbitos e especialidades.<\/p>\n 2\u00ba De acordo com a Resolu\u00e7\u00e3o CNE\/CP n.\u00ba1 de 15\/05\/2006, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Gradua\u00e7\u00e3o em Pedagogia, a organiza\u00e7\u00e3o curricular do curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade Freire contempla uma carga hor\u00e1ria de Est\u00e1gio Curricular Supervisionado de 400 horas, assim distribu\u00eddas conforme a matriz curricular do Curso, que ser\u00e3o\u00a0 realizados a partir do quarto semestre do Curso, conforme a Matriz Curricular.<\/p>\n \u00a04\u00ba O Est\u00e1gio Curricular \u00e9 caracterizado como um conjunto de atividades de pr\u00e1ticas pr\u00e9-profissionais, exercidas em situa\u00e7\u00f5es reais de trabalho, sem v\u00ednculo empregat\u00edcio.<\/p>\n 5\u00ba Os Est\u00e1gios Supervisionados ser\u00e3o desenvolvidos tendo como refer\u00eancia o Projeto Pedag\u00f3gico do Curso (PPC) e as ementas das disciplinas, enfatizando sempre a rela\u00e7\u00e3o entre a teoria e a pr\u00e1tica.<\/p>\n 6\u00ba Os alunos assinar\u00e3o o Termo de Compromisso para assegurar sua participa\u00e7\u00e3o nas atividades de Est\u00e1gios Supervisionados.<\/p>\n 7\u00ba Na realiza\u00e7\u00e3o do Est\u00e1gio, devem ser cumpridas, no m\u00ednimo, duas (02) horas e, no m\u00e1ximo, quatro (04) horas di\u00e1rias.<\/p>\n 8\u00ba Sendo o Est\u00e1gio uma atividade curricular obrigat\u00f3ria por lei, a n\u00e3o-totaliza\u00e7\u00e3o da carga hor\u00e1ria a ser cumprida no curso implica em regime de depend\u00eancia, implicando diretamente na forma\u00e7\u00e3o do aluno e impossibilitando que este conclua o curso de Licenciatura em Pedagogia.<\/p>\n CARACTERIZA\u00c7\u00c3O E OBJETIVOS<\/strong><\/p>\n 9\u00ba Os Est\u00e1gios Supervisionados do curso de Licenciatura em Pedagogia constituem-se no eixo integrador do curr\u00edculo e tem a finalidade de articular teoria e pr\u00e1tica, configurando-se num mecanismo de dinamiza\u00e7\u00e3o, atualiza\u00e7\u00e3o e aperfei\u00e7oamento do curso, e t\u00eam por finalidade:<\/p>\n I \u2013 Garantir a compreens\u00e3o te\u00f3rica das condi\u00e7\u00f5es concretas e hist\u00f3ricas em que se realiza a a\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica.<\/p>\n II \u2013 Instrumentalizar o acad\u00eamico para que se qualifique para a inser\u00e7\u00e3o no mundo do trabalho.<\/p>\n III \u2013 Ampliar e aprofundar a compreens\u00e3o do que os profissionais que atuam na \u00e1rea educacional devem perseguir para a consecu\u00e7\u00e3o de sua finalidade hist\u00f3rica e de sua especificidade.<\/p>\n IV \u2013 Possibilitar ao acad\u00eamico a reflex\u00e3o sobre o cotidiano escolar, analisando os pressupostos te\u00f3ricos estudados e sua pr\u00e1tica, assumindo uma postura cr\u00edtica aliada \u00e0 compet\u00eancia t\u00e9cnica e compromisso pol\u00edtico do seu papel na sociedade.<\/p>\n V \u2013 Propiciar viv\u00eancias para a aquisi\u00e7\u00e3o de habilidades na operacionaliza\u00e7\u00e3o de saberes te\u00f3rico-metodol\u00f3gicos, na elabora\u00e7\u00e3o, organiza\u00e7\u00e3o e avalia\u00e7\u00e3o de projetos pedag\u00f3gicos alternativos.<\/p>\n COMPET\u00caNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS<\/strong><\/p>\n 10\u00ba Tendo a clareza de que o pedagogo, no est\u00e1gio supervisionado, deve desenvolver atividades docentes, algumas quest\u00f5es s\u00e3o essenciais como, por exemplo, o constante exerc\u00edcio de teoriza\u00e7\u00e3o da pr\u00e1tica educativa.<\/p>\n Dessa forma, para atingir o perfil do licenciado em Pedagogia expresso no Projeto Pedag\u00f3gico do Curso, durante a realiza\u00e7\u00e3o do est\u00e1gio supervisionado, o aluno ter\u00e1 a oportunidade de desenvolver compet\u00eancias e habilidades para:<\/p>\n 7.Compreender e intervir no processo de alfabetiza\u00e7\u00e3o e letramento;<\/p>\n 10.Realizar interven\u00e7\u00f5es pedag\u00f3gicas com educandos que possuem dificuldades de aprendizagem e\/ou necessidades especiais;<\/p>\n 11.Realizar avalia\u00e7\u00e3o processual e diagn\u00f3stica.<\/p>\n DA ORGANIZA\u00c7\u00c3O DAS ATIVIDADES<\/strong><\/p>\n 11\u00ba As atividades pertinentes aos Est\u00e1gios Supervisionados ser\u00e3o planejadas pela coordena\u00e7\u00e3o do Curso juntamente com o Professor Coordenador, que integra o N\u00facleo Docente Estruturante (NDE).<\/p>\n DAS ATIVIDADES DE EST\u00c1GIO<\/strong><\/p>\n 12\u00ba As atividades dos Est\u00e1gios Supervisionados ser\u00e3o as de conhecimento do cotidiano educativo, coparticipa\u00e7\u00e3o, constru\u00e7\u00e3o e desenvolvimento de projetos em parceria com os campos concedentes, interven\u00e7\u00e3o pedag\u00f3gica (reg\u00eancia), doc\u00eancia, e avalia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n 13\u00ba O est\u00e1gio supervisionado deve assumir aspectos acad\u00eamicos e profissionalizantes.<\/p>\n 14\u00ba O est\u00e1gio supervisionado deve ser cumprido dentro dos per\u00edodos letivos regulares.<\/p>\n \u00a0CARACTERIZA\u00c7\u00c3O DOS EST\u00c1GIOS<\/strong><\/p>\n 16\u00ba Das atividades de Est\u00e1gio Curricular Supervisionado<\/p>\n I – Observa\u00e7\u00e3o em campo \u2013 da escola e nas salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1\u00ba ao 5\u00ba ano), ou de outros ambientes educacionais, como espa\u00e7o da coordena\u00e7\u00e3o e fun\u00e7\u00f5es do gestor, administrador da escola, supervisor de ensino, dentre outros.<\/p>\n \u00a0A observa\u00e7\u00e3o tem como objetivo norteador a observa\u00e7\u00e3o dos alunos diante do contexto educacional, examinando o processo de ensino e aprendizagem em compara\u00e7\u00e3o com os conte\u00fados das disciplinas que est\u00e3o sendo ministradas. A observa\u00e7\u00e3o s\u00f3 tem validade, quando \u00e9 planejada de comum acordo com a escola.<\/p>\n Nos trabalhos com observa\u00e7\u00e3o, prioriza a pol\u00edtica educacional, a postura do educador\/gestor\/diretor\/supervisor diante das diferentes tend\u00eancias a qual a pr\u00e1tica est\u00e1 ocorrendo. A observa\u00e7\u00e3o constitui um dos procedimentos mais importantes na experi\u00eancia de est\u00e1gio na escola e\/ou secretaria de educa\u00e7\u00e3o\/diretoria de ensino.<\/p>\n \u00a0Trata-se de uma das mais antigas formas de conhecer. A observa\u00e7\u00e3o consiste no uso atento dos sentidos em um objeto ou uma situa\u00e7\u00e3o, na sua manifesta\u00e7\u00e3o espont\u00e2nea, para adquirir um conhecimento determinado sobre um ou mais aspectos da realidade. \u00a0Ao observar um fen\u00f4meno, o observador perturba a situa\u00e7\u00e3o, interferindo no fen\u00f4meno que est\u00e1 sendo observado. A presen\u00e7a do observador muda a realidade e a forma ou modo escolhido para observar, vai determinar, em parte, o que se vai ver. Ao descrever uma situa\u00e7\u00e3o, evento, experi\u00eancia, o observador fala de como ele percebe. Assim, as observa\u00e7\u00f5es que fazemos da realidade, s\u00e3o muito influenciadas por nossa hist\u00f3ria pessoal, levando-nos a privilegiar certos aspectos e negligenciar outros.<\/p>\n II – Registro \u2013 de observa\u00e7\u00f5es, participa\u00e7\u00f5es e demais atividades desenvolvidas. Considerado como um instrumento para a constru\u00e7\u00e3o de conhecimentos pedag\u00f3gicos e cient\u00edficos, bem como uma importante a\u00e7\u00e3o da atividade docente e gestora, o registro sistem\u00e1tico de observa\u00e7\u00f5es, participa\u00e7\u00f5es e experi\u00eancias vivenciadas no campo de est\u00e1gio, constitui o recurso b\u00e1sico para a sistematiza\u00e7\u00e3o da experi\u00eancia pr\u00e1tica, ou seja, a elabora\u00e7\u00e3o do Relat\u00f3rio do Est\u00e1gio Curricular Supervisionado pelo estagi\u00e1rio. As atividades de Est\u00e1gio requerem o uso do Registro em dois momentos: No primeiro momento, no ato de realiza\u00e7\u00e3o do est\u00e1gio, a observa\u00e7\u00e3o subsidia o registro apontando para os aspectos mais relevantes e significativos da realidade; No segundo momento, distanciado no tempo e no espa\u00e7o em que as a\u00e7\u00f5es transcorreram, \u00e9 poss\u00edvel um Registro que envolve uma reflex\u00e3o sobre a a\u00e7\u00e3o. Os informes obtidos podem ser discutidos, analisados e interpretados \u00e0 luz de referenciais te\u00f3ricos. O aluno-estagi\u00e1rio deve organizar e sistematizar seus registros no RELAT\u00d3RIO DE EST\u00c1GIO.<\/p>\n III – Participa\u00e7\u00e3o: No est\u00e1gio, os alunos participam da din\u00e2mica da sala de aula e dos procedimentos de gest\u00e3o, juntamente com os coordenadores e diretores. Isto significa acompanhar o professor\/gestor: nas reuni\u00f5es pedag\u00f3gicas, participar no planejamento, palestras, conselho de classe e atividades docentes e de gest\u00e3o, envolvendo a colabora\u00e7\u00e3o ativa do aluno no planejamento, realiza\u00e7\u00e3o ou avalia\u00e7\u00e3o dessas atividades, tais como: Auxiliar o professor na elabora\u00e7\u00e3o, prepara\u00e7\u00e3o e realiza\u00e7\u00e3o de atividades de ensino, exerc\u00edcios ou tarefas, das diversas \u00e1reas do curr\u00edculo; Auxiliar nas rotinas de classe: chamada, corre\u00e7\u00e3o de atividades, entradas e sa\u00eddas de alunos, forma\u00e7\u00e3o de filas, etc. Dar assist\u00eancia individual ou a pequenos grupos de alunos, durante a realiza\u00e7\u00e3o de exerc\u00edcios ou quando apresentam dificuldades em rela\u00e7\u00e3o ao entendimento de conte\u00fados do ensino ou nas atividades; Colaborar com o professor em qualquer outra atividade dentro ou fora da sala, quando solicitado; Colaborar com a dire\u00e7\u00e3o e\/ou professores, na organiza\u00e7\u00e3o ou promo\u00e7\u00e3o de eventos escolares, tais como: festas, gincanas, excurs\u00f5es, visitas, recreio dirigido, entradas e sa\u00eddas de alunos etc.<\/p>\n IV – Investiga\u00e7\u00e3o na Realidade: pesquisas e estudos cient\u00edfico-tecnol\u00f3gicos: Envolvem atividades de produ\u00e7\u00e3o e difus\u00e3o de conhecimentos do campo educacional em articula\u00e7\u00e3o com as pr\u00e1ticas pedag\u00f3gicas e de pesquisa. A pesquisa, neste caso, objetiva investiga\u00e7\u00f5es que apoiem pr\u00e1ticas educativas em contextos escolares e n\u00e3o escolares. Processos de forma\u00e7\u00e3o e das lutas hist\u00f3ricas nas quais se incluem a dos professores; Como as crian\u00e7as\/jovens aprendem nas diversas etapas do desenvolvimento, em espa\u00e7os diversos dos da fam\u00edlia.<\/p>\n V \u2013 Reg\u00eancia<\/p>\n As atividades de reg\u00eancia oferecem a possibilidade de praticar o manejo de classe ou execu\u00e7\u00e3o de projetos, vivenciar o como ensinar, ou seja, ter a vis\u00e3o e o controle do processo todo: planejamento, execu\u00e7\u00e3o, avalia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n SUPERVIS\u00c3O DO EST\u00c1GIO<\/strong><\/p>\n 17\u00ba A supervis\u00e3o de est\u00e1gio \u00e9 desenvolvida diretamente pelo Professor Coordenador, por meio de orienta\u00e7\u00e3o e acompanhamento do estagi\u00e1rio mediante observa\u00e7\u00e3o cont\u00ednua das atividades desenvolvidas nos campos de est\u00e1gio, ao longo de todo o processo.<\/p>\n 18\u00ba Atribui\u00e7\u00f5es do Professor Coordenador de Est\u00e1gios Fazer cumprir a programa\u00e7\u00e3o das atividades pertinentes ao est\u00e1gio; Orientar o estagi\u00e1rio na elabora\u00e7\u00e3o do Relat\u00f3rio de Est\u00e1gio; Orientar, acompanhar e avaliar o estagi\u00e1rio no desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao est\u00e1gio; \u00a0Estabelecer um sistema de acompanhamento permanente com os profissionais respons\u00e1veis pelos campos de est\u00e1gio; Supervisionar o est\u00e1gio por meio de acompanhamento do Relat\u00f3rio de Est\u00e1gio, por observa\u00e7\u00e3o cont\u00ednua, direta e indireta, das atividades programadas nos campos de est\u00e1gio durante todo o processo; Indicar as fontes de pesquisa e de consulta necess\u00e1rias \u00e0 solu\u00e7\u00e3o das dificuldades encontradas; Manter contatos peri\u00f3dicos com a administra\u00e7\u00e3o e com o regente de classe, na busca do bom desenvolvimento do est\u00e1gio, intervindo sempre que necess\u00e1rio; Apresentar alternativas did\u00e1tico-pedag\u00f3gicas adequadas \u00e0s necessidades evidenciadas pelo aluno durante as atividades dos Est\u00e1gios Supervisionados; Manter a coordena\u00e7\u00e3o do curso permanentemente informada a respeito do andamento das atividades realizadas; Orientar as atividades a serem realizadas no Est\u00e1gio, no que se referem: Aos procedimentos de observa\u00e7\u00e3o, participa\u00e7\u00e3o, formas de registro, investiga\u00e7\u00e3o, planejamento e desenvolvimento de aulas e\/ou projetos de trabalho a serem realizados na escola; O acompanhamento das atividades desenvolvidas e sua integra\u00e7\u00e3o com os eixos tem\u00e1ticos: escola, aluno e professor; A an\u00e1lise peri\u00f3dica dos registros para a elabora\u00e7\u00e3o do Relat\u00f3rio de Est\u00e1gio; Orientar formas de an\u00e1lise das informa\u00e7\u00f5es coletadas, estabelecendo um di\u00e1logo entre as fontes te\u00f3ricas do conhecimento e a realidade observada, favorecendo a articula\u00e7\u00e3o e a reflex\u00e3o entre as dimens\u00f5es te\u00f3ricas e as pr\u00e1ticas; Promover momentos de discuss\u00e3o coletiva e an\u00e1lise de pr\u00e1ticas vivenciadas na realiza\u00e7\u00e3o do est\u00e1gio.<\/p>\n 19\u00ba Das atribui\u00e7\u00f5es do aluno-estagi\u00e1rio<\/p>\n Desenvolver as atividades programadas com o Professor Coordenador, respeitando os prazos estabelecidos; Registrar sistematicamente as atividades desenvolvidas no campo de est\u00e1gio, conforme as orienta\u00e7\u00f5es constantes deste Regulamento ou propostas pelo Professor Coordenador;\u00a0 Apresentar periodicamente os registros ao Professor Coordenador, mantendo-o informado do andamento das atividades; Apresentar os documentos necess\u00e1rios \u00e0 apresenta\u00e7\u00e3o formal do Relat\u00f3rio de Est\u00e1gio dentro dos prazos estabelecidos, para aprecia\u00e7\u00e3o pelo professor supervisor e posterior entrega \u00e0 Central de Est\u00e1gios; Permanecer no local do est\u00e1gio at\u00e9 o final do tempo regulamentado, obedecendo sempre os hor\u00e1rios previstos; Participar das atividades determinadas pelo Professor Supervisor; Entregar ao Professor Coordenador, em data previamente fixada, o relat\u00f3rio abrangendo todos os aspectos relativos ao est\u00e1gio; Manter, em todas as atividades desenvolvidas durante o est\u00e1gio, uma atitude de \u00e9tica conveniente ao desempenho profissional.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O est\u00e1gio supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia \u00e9 um momento de forma\u00e7\u00e3o profissional do futuro licenciado, seja pelo exerc\u00edcio in loco em institui\u00e7\u00f5es educacionais ou outros ambientes pr\u00f3prios de atividades educativas, sob a responsabilidade de um profissional j\u00e1 habilitado. 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