{"id":164,"date":"2017-05-28T17:28:50","date_gmt":"2017-05-28T17:28:50","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?page_id=164"},"modified":"2018-01-08T13:14:01","modified_gmt":"2018-01-08T13:14:01","slug":"pedagogia","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?page_id=164","title":{"rendered":"Pedagogia"},"content":{"rendered":"
SOBRE O CURSO<\/strong><\/p>\n Grau:<\/strong>\u00a0Licenciatura Pedagogia<\/strong><\/p>\n Mais do que nunca, pelas caracter\u00edsticas do mundo contempor\u00e2neo, a educa\u00e7\u00e3o \u00e9 um dos pilares para a constru\u00e7\u00e3o de uma sociedade mais justa e democr\u00e1tica. Para tanto, o Pedagogo pode atuar como Professor, tanto na educa\u00e7\u00e3o infantil como nas s\u00e9ries iniciais do ensino fundamental, na gest\u00e3o de escolas p\u00fablicas ou privadas, na avalia\u00e7\u00e3o de projetos educacionais, na assessoria e acompanhamento de projetos interdisciplinares. Os Pedagogos formados pela Faculdade Freire s\u00e3o capazes de articular concep\u00e7\u00f5es te\u00f3ricas com pr\u00e1ticas reflexivas e podem, inclusive, desenvolver programas de treinamento para empresas, colaborando com o desenvolvimento e melhoria da qualidade das atividades profissionais.<\/p>\n O pensamento pr\u00e1tico do professor n\u00e3o pode ser ensinado, mas pode ser aprendido. Aprende-se fazendo e refletindo na e sobre a a\u00e7\u00e3o;<\/p>\n O que se tenta formar por meio do curr\u00edculo profissional \u00e9 a capacidade de intervir de forma competente em situa\u00e7\u00f5es diversas. Esta capacidade \u00e9 um conjunto coerente, de car\u00e1ter cognitivo e afetivo, explicativo e normativo, de conhecimentos, capacidades, teorias, cren\u00e7as e atitudes;<\/p>\n A pr\u00e1tica articulada com a teoria deve ser entendida como eixo central do curr\u00edculo de forma\u00e7\u00e3o de professores, ou seja, o processo de forma\u00e7\u00e3o deve come\u00e7ar pelo estudo e an\u00e1lise do ato de ensinar. Neste sentido, \u00e9 preciso privilegiar a articula\u00e7\u00e3o teoria e pr\u00e1tica, pois s\u00f3 a partir de problemas concretos \u00e9 que o conhecimento te\u00f3rico pode tornar-se \u00fatil e significativo para o futuro professor;<\/p>\n Nesta perspectiva, o curso de Pedagogia estar\u00e1 construindo conhecimento por meio da media\u00e7\u00e3o continuada da teoria e da pr\u00e1tica, desenvolvendo processos de reflex\u00e3o sobre a pr\u00e1tica social concreta. Para isso, investir\u00e1 em uma s\u00f3lida forma\u00e7\u00e3o te\u00f3rico-pr\u00e1tica, incluindo uma organiza\u00e7\u00e3o curricular flex\u00edvel, que pressup\u00f5e, para al\u00e9m de uma estrutura disciplinar, um N\u00facleo de Forma\u00e7\u00e3o Profissional respons\u00e1vel pela organiza\u00e7\u00e3o e acompanhamento de estudos independentes, atividades complementares, semin\u00e1rios de integra\u00e7\u00e3o, projetos interdisciplinares, n\u00facleos de pesquisa, aprofundamento e oficinas pedag\u00f3gicas, bem como a supervis\u00e3o cont\u00ednua das atividades de est\u00e1gio, desenvolvendo pr\u00e1ticas de forma\u00e7\u00e3o diferenciadas e mais abrangentes. Ser\u00e3o, tamb\u00e9m, valorizados processos de avalia\u00e7\u00e3o m\u00fatua e de autoavalia\u00e7\u00e3o, que desenvolvam uma constru\u00e7\u00e3o cr\u00edtica de posturas, habilidades e compromissos, acentuando uma educa\u00e7\u00e3o de qualidade, que seja mais \u00e9tica e inclusiva.<\/p>\n Mercado de Trabalho<\/strong><\/p>\n De acordo com as atuais Diretrizes Curriculares, o licenciado em Pedagogia estar\u00e1 apto a atuar no magist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e na Organiza\u00e7\u00e3o e Gest\u00e3o de Sistemas e Institui\u00e7\u00f5es de Ensino.<\/p>\n –<\/strong> Na Educa\u00e7\u00e3o Infantil, o professor exercer\u00e1 suas fun\u00e7\u00f5es em creches e pr\u00e9-escolas particulares, p\u00fablicas e conveniadas, que atendam crian\u00e7as de 0 a 5 anos;<\/p>\n –<\/strong> Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ministrando aulas de 1\u00ba ao 5\u00ba ano (1\u00ba ciclo), no ensino p\u00fablico e particular;<\/p>\n –<\/strong> Na Gest\u00e3o Educacional, o pedagogo receber\u00e1 capacita\u00e7\u00e3o b\u00e1sica para as fun\u00e7\u00f5es gestoras do processo educacional, estando apto a atuar em Administra\u00e7\u00e3o e Coordena\u00e7\u00e3o do trabalho pedag\u00f3gico.<\/p>\n O Curso de Pedagogia possibilita aos j\u00e1 licenciados, complementa\u00e7\u00e3o de estudos em um ano, de forma a capacitar os docentes cuja forma\u00e7\u00e3o anterior destinava-se apenas a uma das \u00e1reas atualmente em vig\u00eancia, dentro da nova legisla\u00e7\u00e3o. Os pedagogos licenciados e habilitados em Educa\u00e7\u00e3o Infantil poder\u00e3o complementar seus estudos para exercer o magist\u00e9rio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e vice-versa.<\/p>\n Matriz Curricular<\/strong><\/p>\n Clique aqui para mais informa\u00e7\u00f5es<\/p>\n Corpo Docente<\/strong><\/p>\n Angela Maria Gasparetti Antonio Marcos Emilia Ednilson dos Santos Rego Irin\u00e9ia Aparecida dos Santos Silva Michel Marcelo de Fran\u00e7a Osmar Antonio de Lima Renato Jos\u00e9 de Souza Tanija Mara Ribeiro de Souza Maria Valdevino Rodrigues dos Santos
\nModalidade:<\/strong>\u00a0Presencial
\nRegime:<\/strong>\u00a0Semestral
\nSitua\u00e7\u00e3o:<\/strong>\u00a0Reconhecido pelo MEC
\nHor\u00e1rios:<\/strong>
\nNoturno \u2013 das 19h \u00e0s 22h30
\nDura\u00e7\u00e3o do curso:<\/strong>
\n8 semestres
\nCoordenadora:<\/strong>
\nProfa. Angela Maria Gasparetti
\nCorpo Docente:
\n<\/strong>Mestres e Doutores.
\n<\/strong><\/p>\n
\nhttp:\/\/lattes.cnpq.br\/1938954005113702<\/a><\/p>\n
\nhttp:\/\/lattes.cnpq.br\/1487945272672543<\/a><\/p>\n
\nhttp:\/\/lattes.cnpq.br\/4581638543934575<\/a><\/p>\n
\nhttp:\/\/lattes.cnpq.br\/0251190371507979<\/a><\/p>\n
\nhttp:\/\/lattes.cnpq.br\/3454904514952818<\/a><\/p>\n
\nhttp:\/\/lattes.cnpq.br\/1938868331668044<\/a><\/p>\n
\nhttp:\/\/lattes.cnpq.br\/4633872586873565<\/a><\/p>\n
\nhttp:\/\/lattes.cnpq.br\/0671052051046409<\/a><\/p>\n
\nhttp:\/\/lattes.cnpq.br\/9050903807422373<\/a><\/p>\n