[1]<\/a> e os 4 Pilares da Educa\u00e7\u00e3o: fazendo uma aproxima\u00e7\u00e3o ao que discute referente a Educa\u00e7\u00e3o para o s\u00e9culo XXI, podemos dizer que a pesquisa se refere a constru\u00e7\u00e3o, por parte do aluno, de compet\u00eancias e habilidades do \u201caprender a conhecer\u201d. Segundo Delors (p.92), \u201co processo de aprendizagem do conhecimento nunca est\u00e1 acabado, e pode enriquecer-se com qualquer experi\u00eancia\u201d.<\/p>\nNesse ponto, temos em nosso Plano de Desenvolvimento, preocupando-se com o percurso a ser realizado que, dentre as a\u00e7\u00f5es que contribuem para a inicia\u00e7\u00e3o \u00e0 pr\u00e1tica da pesquisa, incluem-se disciplinas e\/ou conte\u00fados curriculares com foco na investiga\u00e7\u00e3o cient\u00edfica, bem como a cria\u00e7\u00e3o que est\u00e1 prevista para os Grupos e N\u00facleos de Pesquisa tamb\u00e9m estimular\u00e3o o esp\u00edrito investigativo e contribuir\u00e3o para a cria\u00e7\u00e3o de uma cultura de pesquisa, fortalecendo o desenvolvimento de habilidades propiciadas pelas pesquisas.<\/p>\n
Do cen\u00e1rio que temos, definimos dois pontos a serem pensados:<\/p>\n
1) a mobiliza\u00e7\u00e3o dos professores e alunos;<\/p>\n
2) a constru\u00e7\u00e3o dos documentos e a organiza\u00e7\u00e3o das atividades de pesquisa.<\/p>\n
\u00c9 necess\u00e1rio fomentar trabalhos que discutam, cada vez mais, a aula e a atua\u00e7\u00e3o do professor. Considerando a aula como o evento comunicativo, onde v\u00e1rias pr\u00e1ticas realizam-se concomitantemente, assume grande import\u00e2ncia a an\u00e1lise das circunst\u00e2ncias institucionais e organizacionais desse evento bem como compreender que as identifica\u00e7\u00f5es ao longo de um evento podem mudar, ou seja, um interlocutor representa, a si mesmo e a seus interlocutores, a partir de v\u00e1rias categorias sociais ao mesmo tempo. Essa situa\u00e7\u00e3o comunicativa \u00e9 representada subjetivamente de uma forma complexa, na qual cada variedade das propriedades sociais pode ser mais relevante que a outra.<\/p>\n
\u00a0<\/strong>Objetivo Geral<\/strong><\/p>\nImplementar as atividades de pesquisa na Faculdade Freire \u2013 FF, definindo a\u00e7\u00f5es que contemplem a rela\u00e7\u00e3o entre a pesquisa, o ensino e atividades de extens\u00e3o.<\/p>\n
\u00a0<\/strong>Objetivos Espec\u00edficos<\/strong><\/p>\n\n- Alinhar as propostas apresentadas coordenando a participa\u00e7\u00e3o de professores e alunos em grupos de estudo e pesquisas;<\/li>\n
- Fomentar pesquisas que aproximem Faculdade e comunidade;<\/li>\n
- Desenvolver projetos que aproximem a Academia ao trabalho realizado pelos professores da Educa\u00e7\u00e3o Infantil e Ensino Fundamental das escolas de Francisco Morato e regi\u00e3o;<\/li>\n
- Divulgar os estudos realizados pelos Grupos de Pesquisa por meio de eventos cient\u00edficos, artigos etc.<\/li>\n
- Incentivar a participa\u00e7\u00e3o de professores e alunos de eventos cient\u00edficos, nacionais e internacionais.<\/li>\n<\/ul>\n
Metas<\/strong><\/p>\nEstabelecemos, neste momento, as seguintes metas:<\/p>\n
\n- Ter a proposi\u00e7\u00e3o de Grupos de Estudo e Pesquisa propostos pelos professores da FF;<\/li>\n
- Mobilizar, a princ\u00edpio, 40% dos alunos a participarem dos grupos de pesquisa;<\/li>\n
- Ter 80% dos professores como coordenador ou participante de um Grupo de Estudo e Pesquisa da FF;<\/li>\n
- Incentivar a produ\u00e7\u00e3o de artigos a partir dos problemas apresentados, discutidos e analisados pelos Grupos;<\/li>\n
- Organizar evento cient\u00edfico para divulga\u00e7\u00e3o das pesquisas;<\/li>\n
- Publicar em revista pr\u00f3pria os resultados.<\/li>\n<\/ul>\n
A\u00e7\u00f5es de Implementa\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\nCom o objetivo de estabelecer a metodologia de Implementa\u00e7\u00e3o da Pesquisa na FF, estabelecemos as a\u00e7\u00f5es, as etapas, os respons\u00e1veis, as datas de in\u00edcio e t\u00e9rmino, os respons\u00e1veis e a situa\u00e7\u00e3o (conclu\u00edda<\/em>, em andamento<\/em> ou atrasada<\/em>). Ver tabela anexada.<\/p>\n[1]<\/a> DELORS, J. Educa\u00e7\u00e3o: um tesouro a descobrir. 2ed. S\u00e3o Paulo: Cortez, 2003.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Projeto de Implementa\u00e7\u00e3o de Atividades de Pesquisa na FF \u00a0Francisco Morato 2018 Introdu\u00e7\u00e3o \u00a0Conforme previsto no PDI (2017-2021), este projeto pretende dar in\u00edcio as a\u00e7\u00f5es de implementa\u00e7\u00e3o da pesquisa na Faculdade Freire. Sabemos a import\u00e2ncia dessas atividades para uma IES, compreendendo que o desafio hoje \u00e9 formar indiv\u00edduos capazes de buscar conhecimentos e de saber […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"parent":0,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":{"footnotes":""},"class_list":["post-577","page","type-page","status-publish","hentry"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/pages\/577","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=577"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/pages\/577\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":578,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/pages\/577\/revisions\/578"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=577"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}