{"id":577,"date":"2018-11-28T16:09:23","date_gmt":"2018-11-28T16:09:23","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?page_id=577"},"modified":"2018-11-28T16:09:23","modified_gmt":"2018-11-28T16:09:23","slug":"projeto-de-implementacao","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?page_id=577","title":{"rendered":"Projeto de Implementa\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"

Projeto de Implementa\u00e7\u00e3o de Atividades de Pesquisa na FF<\/strong><\/p>\n

\u00a0<\/strong>Francisco Morato<\/p>\n

2018<\/p>\n

Introdu\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n

\u00a0<\/strong>Conforme previsto no PDI (2017-2021), este projeto pretende dar in\u00edcio as a\u00e7\u00f5es de implementa\u00e7\u00e3o da pesquisa na Faculdade Freire. Sabemos a import\u00e2ncia dessas atividades para uma IES, compreendendo que o desafio hoje \u00e9 formar indiv\u00edduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utiliz\u00e1-los. Os alunos s\u00e3o muito mais que deposit\u00e1rios de informa\u00e7\u00f5es: para a sua constru\u00e7\u00e3o como cidad\u00e3o, como professionais, as atividades desenvolvidas a partir do que \u00e9 proposto pela IES devem estar voltadas para a solu\u00e7\u00e3o de problemas e para o conhecimento da nossa realidade. A inser\u00e7\u00e3o do aluno de gradua\u00e7\u00e3o em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de n\u00edvel superior, al\u00e9m de estimular e iniciar a forma\u00e7\u00e3o daqueles mais vocacionados para a pesquisa.<\/p>\n

Segundo o PDI (p.18), temos:<\/p>\n\n\n\n\n\n\n
DIMENS\u00c3O DO PDI<\/td>\nINDICADOR<\/td>\n<\/tr>\n
Pol\u00edtica de pesquisas<\/td>\nN\u00famero de grupos de estudo<\/td>\n<\/tr>\n
Implanta\u00e7\u00e3o de linhas de pesquisa<\/td>\n<\/tr>\n
Bolsa de Inicia\u00e7\u00e3o Cient\u00edfica<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

Esses indicadores norteiam, a princ\u00edpio, o ponto de partida das a\u00e7\u00f5es de mobiliza\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da pesquisa na FF. Cabe lembrar que grande parte dos alunos nunca tiveram contato com atividades de pesquisa. Esse conceito ainda est\u00e1 muito relacionado \u00e0s atividades desenvolvidas no Ensino M\u00e9dio, a pesquisa como \u201catividade escolar\u201d, muitas vezes at\u00e9 sem a organiza\u00e7\u00e3o metodol\u00f3gica que uma pesquisa escolar demanda. A dist\u00e2ncia entre esse aluno e a constru\u00e7\u00e3o do conhecimento cient\u00edfico \u00e9 muito grande.<\/p>\n

Um dos grandes desafios, n\u00e3o s\u00f3 nosso, mas de toda a institui\u00e7\u00e3o de ensino superior, \u00e9 propiciar que o aluno assuma uma postura frente ao conhecimento. Podemos nos apoiar no que nos traz Delors[1]<\/a> e os 4 Pilares da Educa\u00e7\u00e3o: fazendo uma aproxima\u00e7\u00e3o ao que discute referente a Educa\u00e7\u00e3o para o s\u00e9culo XXI, podemos dizer que a pesquisa se refere a constru\u00e7\u00e3o, por parte do aluno, de compet\u00eancias e habilidades do \u201caprender a conhecer\u201d. Segundo Delors (p.92), \u201co processo de aprendizagem do conhecimento nunca est\u00e1 acabado, e pode enriquecer-se com qualquer experi\u00eancia\u201d.<\/p>\n

Nesse ponto, temos em nosso Plano de Desenvolvimento, preocupando-se com o percurso a ser realizado que, dentre as a\u00e7\u00f5es que contribuem para a inicia\u00e7\u00e3o \u00e0 pr\u00e1tica da pesquisa, incluem-se disciplinas e\/ou conte\u00fados curriculares com foco na investiga\u00e7\u00e3o cient\u00edfica, bem como a cria\u00e7\u00e3o que est\u00e1 prevista para os Grupos e N\u00facleos de Pesquisa tamb\u00e9m estimular\u00e3o o esp\u00edrito investigativo e contribuir\u00e3o para a cria\u00e7\u00e3o de uma cultura de pesquisa, fortalecendo o desenvolvimento de habilidades propiciadas pelas pesquisas.<\/p>\n

Do cen\u00e1rio que temos, definimos dois pontos a serem pensados:<\/p>\n

1) a mobiliza\u00e7\u00e3o dos professores e alunos;<\/p>\n

2) a constru\u00e7\u00e3o dos documentos e a organiza\u00e7\u00e3o das atividades de pesquisa.<\/p>\n

\u00c9 necess\u00e1rio fomentar trabalhos que discutam, cada vez mais, a aula e a atua\u00e7\u00e3o do professor. Considerando a aula como o evento comunicativo, onde v\u00e1rias pr\u00e1ticas realizam-se concomitantemente, assume grande import\u00e2ncia a an\u00e1lise das circunst\u00e2ncias institucionais e organizacionais desse evento bem como compreender que as identifica\u00e7\u00f5es ao longo de um evento podem mudar, ou seja, um interlocutor representa, a si mesmo e a seus interlocutores, a partir de v\u00e1rias categorias sociais ao mesmo tempo. Essa situa\u00e7\u00e3o comunicativa \u00e9 representada subjetivamente de uma forma complexa, na qual cada variedade das propriedades sociais pode ser mais relevante que a outra.<\/p>\n

\u00a0<\/strong>Objetivo Geral<\/strong><\/p>\n

Implementar as atividades de pesquisa na Faculdade Freire \u2013 FF, definindo a\u00e7\u00f5es que contemplem a rela\u00e7\u00e3o entre a pesquisa, o ensino e atividades de extens\u00e3o.<\/p>\n

\u00a0<\/strong>Objetivos Espec\u00edficos<\/strong><\/p>\n