{"id":589,"date":"2018-11-28T16:27:45","date_gmt":"2018-11-28T16:27:45","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?page_id=589"},"modified":"2018-11-28T16:27:45","modified_gmt":"2018-11-28T16:27:45","slug":"plano-de-implementacao","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?page_id=589","title":{"rendered":"Plano de Implementa\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"
Plano de Implementa\u00e7\u00e3o de Inicia\u00e7\u00e3o Cient\u00edfica<\/strong><\/p>\n (Apresenta\u00e7\u00e3o realizada em 10\/09\/2018)<\/p>\n Coordena\u00e7\u00e3o: Prof. Dr. William Ruotti<\/strong><\/p>\n 2018<\/p>\n \u00a0<\/strong>A Atividade Programada \u201cProdu\u00e7\u00e3o de textos orais e escritos acad\u00eamicos\u201d<\/strong>, tem o objetivo de subsidiar os alunos na produ\u00e7\u00e3o de textos acad\u00eamicos. Todas as Linhas de Pesquisa realizar\u00e3o essa a\u00e7\u00e3o no decorrer de seus trabalhos.<\/p>\n In\u00edcio: Setembro\/2018<\/p>\n Conte\u00fado – G\u00eaneros Textuais a serem trabalhados:<\/p>\n <\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n Linha de Pesquisa:<\/strong> Discurso Pedag\u00f3gico e a atua\u00e7\u00e3o do professor<\/p>\n Coordena\u00e7\u00e3o: <\/strong>Prof. Dr. William Ruotti<\/p>\n Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Constru\u00e7\u00e3o do Discurso Pedag\u00f3gico – CoDip<\/strong><\/p>\n Endere\u00e7o Eletr\u00f4nico: <\/strong>https:\/\/sites.google.com\/view\/codip<\/a><\/p>\n Tem\u00e1ticas:<\/strong><\/p>\n Encontros: <\/strong>Mensais, na pr\u00e9-aula.<\/p>\n <\/p>\n Linha de Pesquisa:<\/strong> Filosofia e \u00c9tica na Educa\u00e7\u00e3o<\/p>\n Coordena\u00e7\u00e3o:<\/strong> Prof. Dr. Francisco Donizete Pereira<\/p>\n Grupo de Estudos e Pesquisas <\/strong>(nome ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n Endere\u00e7o Eletr\u00f4nico: <\/strong>(ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n Tem\u00e1ticas:<\/strong><\/p>\n Encontros: <\/strong>Mensais, aos s\u00e1bados<\/p>\n <\/p>\n Linha de Pesquisa:<\/strong> O fen\u00f4meno da Varia\u00e7\u00e3o Lingu\u00edstica no Processo de Ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais<\/p>\n Coordena\u00e7\u00e3o: <\/strong>Prof. Me. Renato Jos\u00e9 de Souza<\/p>\n Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o fen\u00f4meno da Varia\u00e7\u00e3o Lingu\u00edstica no processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais<\/strong><\/p>\n Endere\u00e7o Eletr\u00f4nico: <\/strong>(ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n Tem\u00e1ticas:<\/strong><\/p>\n Encontros: <\/strong>Mensais, aos s\u00e1bados<\/p>\n <\/p>\n Linha de Pesquisa:<\/strong>\u00a0Educa\u00e7\u00e3o Matem\u00e1tica<\/p>\n Coordena\u00e7\u00e3o:<\/strong>\u00a0Prof. Me Alexandre de Paula Silva<\/p>\n Grupo de Pesquisa em Educa\u00e7\u00e3o Matem\u00e1tica (GPEM)<\/strong><\/p>\n Endere\u00e7o Eletr\u00f4nico: <\/strong>(ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n Tem\u00e1ticas:<\/strong><\/p>\n Encontros: <\/strong>(ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n <\/p>\n Linha de Pesquisa:<\/strong> Educa\u00e7\u00e3o e Literatura<\/p>\n Coordena\u00e7\u00e3o:<\/strong> Prof\u00aa Me. Rog\u00e9ria A. Freire e Prof.\u00aa Me. Angela M. Gasparetti<\/p>\n Grupo de Estudos e Pesquisas <\/strong>(nome ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n Endere\u00e7o Eletr\u00f4nico: <\/strong>(ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n Tem\u00e1ticas:<\/strong><\/p>\n Encontros: <\/strong>Mensais, na pr\u00e9-aula e\/ou aos s\u00e1bados<\/p>\n <\/p>\n Linha de Pesquisa:<\/strong>\u00a0 Tecnologia da Informa\u00e7\u00e3o e Comunica\u00e7\u00e3o na Educa\u00e7\u00e3o<\/p>\n Coordena\u00e7\u00e3o:<\/strong>\u00a0 Prof\u00aa. Me. M\u00e1rcia Moreira de Carvalho<\/p>\n Grupo de Estudos e Pesquisas <\/strong>(nome ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n Endere\u00e7o Eletr\u00f4nico: <\/strong>(ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n Tem\u00e1ticas:<\/strong><\/p>\n Encontros: <\/strong>Mensais, na pr\u00e9-aula.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Linha de Pesquisa:<\/strong>\u00a0Alfabetiza\u00e7\u00e3o e Letramento<\/p>\n Coordena\u00e7\u00e3o:<\/strong>\u00a0Prof\u00aa. Esp. Andreia dos Santos<\/p>\n Grupo de Estudos e Pesquisas <\/strong>(nome ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n Endere\u00e7o Eletr\u00f4nico: <\/strong>(ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n Tem\u00e1ticas:<\/strong><\/p>\n Encontros: <\/strong>(ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n <\/p>\n Linha de Pesquisa:<\/strong>\u00a0<\/strong>Educa\u00e7\u00e3o\u00a0 e Inclus\u00e3o do Aluno com Surdez<\/p>\n Coordena\u00e7\u00e3o:<\/strong>\u00a0<\/strong>Prof. Esp. Ednilson dos Santos Rego<\/p>\n Grupo de Estudos e Pesquisa <\/strong>(nome ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n Endere\u00e7o Eletr\u00f4nico: <\/strong>(ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n Tem\u00e1ticas:<\/strong><\/p>\n Encontros: <\/strong>(ainda n\u00e3o definido)<\/p>\n <\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n Neste semestre, o aluno-pesquisador que cumprir com as atividades requeridas ter\u00e1 atribu\u00eddo o total de 15h de Atividades Complementares. Ser\u00e3o considerados como pr\u00e9-requisitos para o aluno Pesquisador:<\/p>\n <\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n Trazemos tr\u00eas cita\u00e7\u00f5es que abordam o conceito e a finalidade de um Grupo de Pesquisa:<\/p>\n <\/p>\n \u201cGrupo de Pesquisa \u00e9 a denomina\u00e7\u00e3o atribu\u00edda ao grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma \u00e1rea do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa cient\u00edfica. H\u00e1 o envolvimento profissional e permanente com atividades de pesquisa\u00a0no qual o trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa\u00a0e que, em algum grau, compartilha instala\u00e7\u00f5es e equipamentos\u201d<\/em> (UFES).<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u201cGrupo de Pesquisa \u00e9 um conjunto de pesquisadores graduados ou n\u00e3o, titulados ou n\u00e3o, organizados em torno de uma (ou mais) linha de pesquisa de uma \u00e1rea do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa cient\u00edfica\u201d<\/em> (USC).<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u201cO grupo de pesquisa \u00e9 definido como um conjunto de indiv\u00edduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideran\u00e7as:<\/em><\/p>\n O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes\u201d <\/em>(CNPq)<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n CNPQ\u00a0\u00e9 a sigla de\u00a0Conselho Nacional de Pesquisa, que atualmente \u00e9 chamado de Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient\u00edfico e Tecnol\u00f3gico. \u00c9 um \u00f3rg\u00e3o p\u00fablico que tem o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil.<\/p>\n <\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n A Pesquisa cient\u00edfica \u00e9 a aplica\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica de um\u00a0conjunto de processos met\u00f3dicos de investiga\u00e7\u00e3o\u00a0utilizados por um pesquisador para o desenvolvimento de um estudo.<\/p>\n <\/p>\n Dependendo do tipo de procedimento utilizado para a coleta de dados, as pesquisas classificam-se em:<\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n Mas, na pr\u00e1tica, o que \u00e9 pesquisar?<\/p>\n Pesquisar \u00e9 produzir\u00a0conhecimento novo, relevante te\u00f3rica e\/ou socialmente. Dado o car\u00e1ter\u00a0social da atividade cient\u00edfica, o crivo \u00faltimo dessa produ\u00e7\u00e3o \u00e9 a comunidade de pares\u00a0do pesquisador que, em \u00faltima inst\u00e2ncia, referendar\u00e1 ou n\u00e3o a relev\u00e2ncia e a qualidade das\u00a0respostas\u00a0oferecidas\u00a0pela pesquisa.<\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u201c[…] o compromisso social do pesquisador \u00e9 com a gera\u00e7\u00e3o de conhecimentos que atendam \u00e0s demandas sociais e valorizem a dignidade humana; que sejam produzidos respeitando-se os aspectos \u00e9ticos; que garantam a ampla participa\u00e7\u00e3o das pessoas na gera\u00e7\u00e3o de conhecimentos\u201d. (CABRAL, 2012, p.84)<\/p>\n CABRAL, Ivone E. \u201cO compromisso social da pesquisa: implica\u00e7\u00f5es do pesquisador\u201d. In: LACERDA, Nilma; SIQUEIRA, Vera H. F de.; MIRANDA, Regina L. F de. Pr\u00e1ticas pedag\u00f3gicas na p\u00f3s-modernidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012. p. 71-86.<\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n A Plataforma Lattes representa a experi\u00eancia do CNPq na integra\u00e7\u00e3o de bases de dados de Curr\u00edculos, de Grupos de pesquisa e de Institui\u00e7\u00f5es em um \u00fanico Sistema de Informa\u00e7\u00f5es.<\/p>\n <\/p>\n O Curr\u00edculo Lattes se tornou um padr\u00e3o nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do pa\u00eds, e \u00e9 hoje adotado pela maioria das institui\u00e7\u00f5es de fomento, universidades e institutos de pesquisa do Pa\u00eds. Por sua riqueza de informa\u00e7\u00f5es e sua crescente confiabilidade e abrang\u00eancia, se tornou elemento indispens\u00e1vel e compuls\u00f3rio \u00e0 an\u00e1lise de m\u00e9rito e compet\u00eancia dos pleitos de financiamentos na \u00e1rea de ci\u00eancia e tecnologia. O endere\u00e7o eletr\u00f4nico \u00e9:<\/p>\n <\/p>\n http:\/\/lattes.cnpq.br\/<\/a><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n https:\/\/docs.google.com\/forms\/d\/e\/1FAIpQLScWcwTNLL4eQiqBM-rqMkfAZ6BP3sF8VyuJeqReToSgRGaqBg\/viewform?usp=sf_link<\/strong><\/a>\u00a0<\/strong><\/p>\n <\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n REFER\u00caNCIAS<\/strong><\/p>\n CABRAL, Ivone E. \u201cO compromisso social da pesquisa: implica\u00e7\u00f5es do pesquisador\u201d. In: LACERDA, Nilma; SIQUEIRA, Vera H. F de.; MIRANDA, Regina L. F de. Pr\u00e1ticas pedag\u00f3gicas na p\u00f3smodernidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012. p. 71-86.<\/p>\n FAIRCLOUGH, Norman. “Teoria Social do Discurso”. In: Discurso e mudan\u00e7a social<\/em>. Bras\u00edlia: Universidade de Bras\u00edlia, 2001.<\/p>\n PLATAFORMA LATTES. Dispon\u00edvel em http:\/\/lattes.cnpq.br\/<\/a><\/p>\n DIRET\u00d3RIO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO BRASIL \u2013 LATTES: Dispon\u00edvel em:<\/p>\n http:\/\/lattes.cnpq.br\/web\/dgp\/faq?p_p_id=54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=1&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_struts_action=%2Fwiki_display%2Fview&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_nodeName=Main&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_title=G01.+O+que+%C3%A9%20um+grupo+de+pesquisa%3F+Como+saber+se+as+atividades+desenvolvidas+por+um+conjunto+de+pesquisadores+constituem+um+grupo+de+pesquisa%3F<\/a><\/p>\n\n
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Pesquisa – Grupos de Pesquisa – USC – Universidade do Sagrado Cora\u00e7\u00e3o<\/a>: Dispon\u00edvel em:\u00a0 https:\/\/www.usc.br\/grupos-de-pesquisa<\/a><\/h3>\n
Grupos de Pesquisa – CNPq\/UFES | Pr\u00f3-Reitoria de Pesquisa e P\u00f3s-Gradua\u00e7\u00e3o \u2013 Universidade Federal do esp\u00edrito Santo <\/a>\u00a0– Dispon\u00edvel em:<\/h3>\n