{"id":73,"date":"2016-11-15T11:30:19","date_gmt":"2016-11-15T11:30:19","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?page_id=73"},"modified":"2018-01-07T01:24:28","modified_gmt":"2018-01-07T01:24:28","slug":"a-ffe","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?page_id=73","title":{"rendered":"A Faculdade Freire"},"content":{"rendered":"
Em sua fun\u00e7\u00e3o de mediadora do saber da sociedade, a Faculdade Freire (FF) surge, ent\u00e3o, com o intuito de equalizar e satisfazer as exig\u00eancias de articula\u00e7\u00e3o das estruturas educacionais no campo da Educa\u00e7\u00e3o com as da sociedade, de forma que exista uma multidiversidade de conhecimentos e concretiza\u00e7\u00e3o de valores dentro de uma perspectiva social abrangente.<\/p>\n
A Faculdade Freire (FF), comprometida com o desenvolvimento social, pol\u00edtico e tecnol\u00f3gico regional, pretende, dentro de uma proposta pedag\u00f3gica criativa, promover a integra\u00e7\u00e3o entre o conhecimento cientificamente institu\u00eddo e o universo para o qual este saber ser\u00e1 revertido.<\/p>\n
Dentre os preceitos de sua miss\u00e3o destaca-se semear um ensino de excel\u00eancia visando a beneficiar-se com o produto gerado ap\u00f3s a forma\u00e7\u00e3o dos profissionais na regi\u00e3o onde atua.<\/p>\n
A proposta de Cursos na \u00e1rea de Educa\u00e7\u00e3o (Pedagogia, Letras, Artes, Matem\u00e1tica), da Faculdade Freire (FF) tem o objetivo de promover a forma\u00e7\u00e3o de docentes para ministrar um ensino de qualidade por profissionais altamente qualificados conscientes do seu papel de formadores de cidad\u00e3os cr\u00edticos.<\/p>\n
Outro aspecto relevante na forma\u00e7\u00e3o do docente diz respeito \u00e0 articula\u00e7\u00e3o entre teoria e pr\u00e1tica, sendo esta \u00faltima o elemento fomentador do processo de forma\u00e7\u00e3o. Entende-se que a pr\u00e1tica de ensino desenvolvida em v\u00e1rios espa\u00e7os educativos pode desvelar ao aluno, futuro docente, solu\u00e7\u00f5es para problemas pedag\u00f3gicos concretos, vinculados ao cotidiano do processo de ensino e de aprendizagem na educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica. O objetivo da pr\u00e1tica de ensino, sob a supervis\u00e3o da institui\u00e7\u00e3o formadora, \u00e9 o de estimular o futuro professor a desenvolver um processo de reflex\u00e3o cr\u00edtica sobre os componentes curriculares que ministra e sobre os fundamentos te\u00f3ricos, ao mesmo tempo, que suscita redirecionamentos ou reorganiza\u00e7\u00e3o da atividade pedag\u00f3gica.<\/p>\n
Neste processo de aprender fazendo, os futuros docentes aprimoram como reelaboram seus conhecimentos sobre os componentes curriculares pelos quais s\u00e3o respons\u00e1veis, como aprofundam o entendimento das especificidades dos diferentes momentos de aprendizagem e das caracter\u00edsticas pr\u00f3prias dos alunos da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. Deste modo, ampliam a compreens\u00e3o da complexidade do processo educativo formal e da pr\u00f3pria din\u00e2mica da escola, configurada no seu projeto pedag\u00f3gico, nas rela\u00e7\u00f5es estabelecidas entre os diferentes segmentos escolares com a comunidade, a partir das diretrizes e das pol\u00edticas educacionais definidas e executadas em n\u00edvel local e nacional.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Em sua fun\u00e7\u00e3o de mediadora do saber da sociedade, a Faculdade Freire (FF) surge, ent\u00e3o, com o intuito de equalizar e satisfazer as exig\u00eancias de articula\u00e7\u00e3o das estruturas educacionais no campo da Educa\u00e7\u00e3o com as da sociedade, de forma que exista uma multidiversidade de conhecimentos e concretiza\u00e7\u00e3o de valores dentro de uma perspectiva social abrangente. […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"parent":0,"menu_order":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","template":"","meta":{"footnotes":""},"class_list":["post-73","page","type-page","status-publish","hentry"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/pages\/73","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=73"}],"version-history":[{"count":7,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/pages\/73\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":351,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/pages\/73\/revisions\/351"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=73"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}