{"id":171,"date":"2017-05-28T17:44:05","date_gmt":"2017-05-28T17:44:05","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?p=171"},"modified":"2018-01-07T01:57:12","modified_gmt":"2018-01-07T01:57:12","slug":"projeto-comunidade-autonoma-e-saudavel","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?p=171","title":{"rendered":"PROJETO COMUNIDADE AUT\u00d4NOMA E SAUD\u00c1VEL"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/p>\n

INTRODU\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n

Todas as drogas il\u00edcitas abordadas nesse projeto t\u00eam efeitos f\u00edsicos imediatos, por\u00e9m as drogas podem tamb\u00e9m afetar gravemente o desenvolvimento psicol\u00f3gico e emocional de uma pessoa, especialmente dos jovens.<\/p>\n

De fato, podem afetar potencialidades que jamais ser\u00e3o recuperadas, pois as drogas passam a substituir o desenvolvimento de mecanismos naturais de defesa.<\/p>\n

Embora apresentaremos as drogas separadamente, com frequ\u00eancia elas s\u00e3o usadas em conjunto. Essa mistura pode gerar efeitos f\u00edsicos ou mentais graves e imprevis\u00edveis.<\/p>\n

As drogas afetam a capacidade de discernimento do usu\u00e1rio. Isso significa que os usu\u00e1rios de drogas podem estar mais vulner\u00e1veis a, por exemplo, manter rela\u00e7\u00f5es sexuais sem prote\u00e7\u00e3o, o que pode levar a infec\u00e7\u00f5es pelas hepatites ou pelo HIV, entre outras doen\u00e7as sexualmente transmiss\u00edveis.<\/p>\n

Existem diversos motivos pelos quais as pessoas usam drogas il\u00edcitas. Algumas o fazem para esquecer os problemas, outros porque se sentem entediados, por curiosidade\u00a0 ou simplesmente porque querem se sentir bem e julgam erroneamente essa pr\u00e1tica como forma de atingir seu intento. Tamb\u00e9m podem se sentir pressionados a usar drogas para \u201cencaixar\u201d em determinado grupo ou podem consumi-las como uma forma de se rebelar\u00a0 ou chamar a aten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

O uso de drogas pode ocorrer em\u00a0 todos os tipos de ambientes e contextos. Entre homens ou mulheres, jovens ou idosos, ricos ou pobres, com ou sem emprego, da cidade ou do campo \u2013 n\u00e3o existem distin\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Embora alguns efeitos f\u00edsicos provocados pelas drogas possam parecer agrad\u00e1veis, estes n\u00e3o duram muito tempo. Depois do consumo, muitas pessoas ficam deprimidas e solit\u00e1rias e come\u00e7am a se sentir mal. N\u00e3o h\u00e1 como saber se haver\u00e1 o risco da depend\u00eancia.<\/p>\n

O uso problem\u00e1tico de subst\u00e2ncias \u00e9, essencialmente, um mecanismo para enfrentar ou escapar de sensa\u00e7\u00f5es de inseguran\u00e7a. \u00c9 preciso fazer com que os jovens percebam que n\u00e3o est\u00e3o sozinhos diante destes desafios e que h\u00e1 uma gama de maneiras saud\u00e1veis para enfrenta-los. Demonstrar toler\u00e2ncia para que os jovens consigam comunicar seus pensamentos. Estimular a confian\u00e7a, principalmente preparando os jovens para os diversos riscos a que podem estar expostos no contato com as drogas il\u00edcitas.<\/p>\n

Entre os fatores de riscos est\u00e3o o fracasso acad\u00eamico, dist\u00farbios no ambiente familiar e a disponibilidade de drogas.<\/p>\n

Entre os fatores de prote\u00e7\u00e3o est\u00e3o o apoio da fam\u00edlia e da comunidade, melhorias no ensino e na educa\u00e7\u00e3o sobre drogas.<\/p>\n

Atividades sobre ensinamento de vida incluem o aprendizado sobre como utilizar a capacidade de discernimento, como lidar com press\u00f5es de grupos, como dizer \u201cn\u00e3o\u201d \u00e0s drogas, como desenvolver mecanismos para assegurar que uma pessoa n\u00e3o caia na armadilha das drogas e medidas para se comprometer em \u00a0colocar um fim ao consumo de drogas.<\/p>\n

O Projeto Comunidade Aut\u00f4noma e Saud\u00e1vel da FFE, visa a promover encontros de reflex\u00e3o e conhecimento das \u00a0estrat\u00e9gias de conscientiza\u00e7\u00e3o, de car\u00e1ter multidisciplinar, junto \u00e0 comunidade interna e externa da IES, sobre a problem\u00e1tica das drogas na contemporaneidade bem como de estrat\u00e9gias de enfrentamento desses problemas atrav\u00e9s do fortalecimento dos v\u00ednculos de coopera\u00e7\u00e3o m\u00fatua, do desenvolvimento da autonomia e da mobiliza\u00e7\u00e3o comunit\u00e1ria.<\/p>\n

Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual e moral s\u00f3 ocorre atrav\u00e9s da coopera\u00e7\u00e3o, pois dela derivam o respeito m\u00fatuo e a autonomia, enquanto a coa\u00e7\u00e3o, como um processo que sup\u00f5e\u00a0 rela\u00e7\u00e3o de subordina\u00e7\u00e3o, impede que exista uma reciprocidade de a\u00e7\u00f5es e sentimentos, impossibilitando a constru\u00e7\u00e3o das estruturas mentais operat\u00f3rias necess\u00e1rias \u00e0 conquista da autonomia, imprescind\u00edvel \u00e0 forma\u00e7\u00e3o e \u00e0 consolida\u00e7\u00e3o da democracia. Ele elabora uma teoria que contempla\u00a0 a a\u00e7\u00e3o moral para que se possa levar o futuro cidad\u00e3o a cumprir o ideal libert\u00e1rio e democr\u00e1tico, e n\u00e3o a ser apenas um bom orador ou juiz, porque acredita que \u00e9 na a\u00e7\u00e3o moral que se confrontam afetividade e raz\u00e3o.<\/p>\n

Em sua obra Estudos Sociol\u00f3gicos (1965\/73), Piaget afirma que \u201cessa natureza reflexiva, cr\u00edtica e reguladora da coopera\u00e7\u00e3o \u00e9 que permite a socializa\u00e7\u00e3o intelectual do homem, abrindo espa\u00e7o para a constru\u00e7\u00e3o de um equil\u00edbrio racional consciente\u201d. Dessa forma, a partir da reflex\u00e3o cr\u00edtica de seus atos e dos outros, abre-se caminhos para transforma\u00e7\u00f5es, mudan\u00e7as de posturas que envolvem valores\u00a0 \u00e9ticos e morais como o respeito m\u00fatuo ao outro e a \u00a0\u00a0responsabilidade subjetiva.<\/p>\n

Piaget observa que na sociedade existem dois tipos de intera\u00e7\u00f5es entre os sujeitos e que cada uma delas resultar\u00e1 na constru\u00e7\u00e3o de um tipo de moral: moral da autonomia ou heteronomia.<\/p>\n

Autonomia consiste em seguirmos leis, normas ou regras por vontade pr\u00f3pria. \u00c9 uma escolha racional e emocional em que o ser humano faz a sua op\u00e7\u00e3o. A vontade d\u00e1 dignidade ao humano: ele apenas obedece \u00e0quilo que lhe faz um profundo sentido interno. Na autonomia, a obedi\u00eancia a uma regra se d\u00e1 pela compreens\u00e3o e concord\u00e2ncia com sua vontade universal. Obedecemos porque concordamos com os motivos para a a\u00e7\u00e3o. Enquanto que a Heteronomia significa ser governado por outros, fora de n\u00f3s, e quando n\u00e3o houver outros a nos mandar, punir ou amea\u00e7ar, podemos ficar sem governo e assim fazermos tudo o que nos der na telha. Na heteronomia a obedi\u00eancia se d\u00e1 pelo medo da puni\u00e7\u00e3o ou pelo interesse nas vantagens a serem obtidas pessoalmente, n\u00e3o havendo portanto, espa\u00e7o para reflex\u00e3o, mas apenas a imposi\u00e7\u00e3o de um ponto de vista, t\u00e3o comum em procedimentos que visam apenas \u00e0 obedi\u00eancia \u00e0s regras pois educa para a heteronomia.<\/p>\n

Sendo a Institui\u00e7\u00e3o Educacional um dos ambientes formadores das atitudes morais, \u00e9 importante pensarmos sobre os modos de intera\u00e7\u00e3o na contemporaneidade, ao levantarmos quest\u00f5es pertinentes ao Projeto Comunidade Aut\u00f4noma e Saud\u00e1vel: – Como podemos interagir em nossas a\u00e7\u00f5es com os jovens de modo a possibilitar reflex\u00f5es que os ajudem a compreender uma a\u00e7\u00e3o com decorr\u00eancias muitas vezes destrutivas e irrepar\u00e1veis?<\/p>\n

As mais exitosas abordagens de preven\u00e7\u00e3o do uso de drogas incluem o papel da fam\u00edlia, da escola e da comunidade em geral no fortalecimento de fatores de prote\u00e7\u00e3o que garantam uma inf\u00e2ncia e uma adolesc\u00eancia saud\u00e1veis, livres de riscos e que ofere\u00e7am meios vi\u00e1veis de subsist\u00eancia aos adultos. De forma similar, os m\u00e9todos mais sustent\u00e1veis e bem sucedidos nas \u00e1reas de tratamento e aten\u00e7\u00e3o aos usu\u00e1rios s\u00e3o aqueles adaptados para as necessidades locais e integrados nos sistemas e servi\u00e7os locais de sa\u00fade. Nas \u00e1reas de preven\u00e7\u00e3o do uso problem\u00e1tico de drogas e ao enfrentamento do tr\u00e1fico il\u00edcito de drogas, as abordagens mais eficazes s\u00e3o as que t\u00eam a comunidade no seu centro.<\/p>\n

Igualmente importante na abordagem do problema de drogas a partir de uma perspectiva inclusiva e participativa \u00e9 que as interven\u00e7\u00f5es baseadas na comunidade garantam que cada setor da sociedade se sinta respons\u00e1vel por enfrentar o desafio das drogas e se comprometa em fazer sua parte. Somente trabalhando em conjunto seremos capazes de construir um mundo mais saud\u00e1vel e seguro, um mundo no qual as pessoas mais vulner\u00e1veis sintam que podem ter esperan\u00e7as no futuro.<\/p>\n

Segundo o Depto. Estadual de Narc\u00f3ticos do Estado do Paran\u00e1 existem tr\u00eas esp\u00e9cies de preven\u00e7\u00e3o: a prim\u00e1ria, a secund\u00e1ria e a terci\u00e1ria.<\/p>\n

A Preven\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria refere-se \u00e0quela realizada em um primeiro momento em escolas e na pr\u00f3pria fam\u00edlia, \u00e9 aquela realizada pelos pais atrav\u00e9s do di\u00e1logo franco e principalmente pelos exemplos e pelos professores atrav\u00e9s da inclus\u00e3o do tema em sala de aula, como forma de impedir os jovens de experimentar os il\u00edcitos. O objetivo da preven\u00e7\u00e3o prim\u00e1ria \u00e9 evitar a ocorr\u00eancia da experimenta\u00e7\u00e3o, do uso, do consumo de drogas e do problema que isso envolve, isto \u00e9, diminuir a incid\u00eancia. \u00c9 prevenir o uso da droga antes que ele comece (antes do primeiro contato com o produto).<\/p>\n

De acordo com a mesma fonte, a Preven\u00e7\u00e3o Secund\u00e1ria refere-se a \u201ccertificado que indiv\u00edduo ou grupos t\u00eam feito uso habitual de drogas, faz-se ent\u00e3o uma abordagem distinta\u00a0 a fim de buscar a interrup\u00e7\u00e3o ou suspens\u00e3o desse uso. Este conceito \u00e9 aplicado para medidas que visem interromper o consumo quando este surge. A fam\u00edlia ou institui\u00e7\u00e3o deve se abrir para o di\u00e1logo e esperar o momento certo para intervir\u201d.<\/p>\n

E finalmente a Preven\u00e7\u00e3o Terci\u00e1ria que \u201ccaracteriza-se por a\u00e7\u00f5es que busquem contrapor-se ao consumo de drogas que caracteriza depend\u00eancia. Busca motivar os dependentes a buscar medidas necess\u00e1rias para o engajamento em um processo motivador de recupera\u00e7\u00e3o, a buscar tratamentos. Busca-se nesta forma de preven\u00e7\u00e3o o incentivo ao indiv\u00edduo e \u00e0 fam\u00edlia a acreditarem no processo de recupera\u00e7\u00e3o e a colaborarem no processo de reintegra\u00e7\u00e3o social.<\/p>\n

O fato de o consumo de drogas ilegais estar limitado a 5% da popula\u00e7\u00e3o mundial acima de 15 anos de idade funciona como motivador para novas abordagens, que poder\u00e3o colaborar para que os 95% restantes n\u00e3o se tornem usu\u00e1rios dessas subst\u00e2ncias.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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