{"id":85,"date":"2016-11-15T12:24:34","date_gmt":"2016-11-15T12:24:34","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?p=85"},"modified":"2018-01-08T01:03:57","modified_gmt":"2018-01-08T01:03:57","slug":"avaliacao-institucional","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?p=85","title":{"rendered":"Avalia\u00e7\u00e3o Institucional"},"content":{"rendered":"
\u00a0Avalia\u00e7\u00e3o Institucional<\/strong><\/p>\n Introdu\u00e7\u00e3o<\/p>\n \u00a0O Plano de Avalia\u00e7\u00e3o Institucional da Faculdade Freire foi concebido com o intuito de contribuir para a melhoria da Institui\u00e7\u00e3o nos n\u00edveis acad\u00eamico e administrativo. Ele tem como finalidade b\u00e1sica o autoconhecimento e a tomada de decis\u00f5es na perspectiva de desenvolver um ensino superior de qualidade.<\/p>\n A Avalia\u00e7\u00e3o Institucional \u00e9 entendida prioritariamente como um ponto de partida para os ajustes necess\u00e1rios na Institui\u00e7\u00e3o. Ela \u00e9 um \u201corganizador\u201d das ideias sobre os problemas do ensino superior. Por outro lado, ela sedimenta uma cultura de avalia\u00e7\u00e3o diagn\u00f3stica, onde s\u00e3o identificados os erros e os acertos com o objetivo de corre\u00e7\u00e3o e melhoria.<\/p>\n O Plano de Avalia\u00e7\u00e3o prev\u00ea princ\u00edpios, procedimentos e crit\u00e9rios de avalia\u00e7\u00e3o para as dimens\u00f5es relevantes do processo de ensino-aprendizagem, do processo de gest\u00e3o, da avalia\u00e7\u00e3o de desempenho de funcion\u00e1rios e docentes, a partir de duas l\u00f3gicas:<\/p>\n O processo de Avalia\u00e7\u00e3o Institucional tem seis etapas. As referidas etapas s\u00e3o explicadas detalhadamente mais adiante.<\/p>\n Para a implanta\u00e7\u00e3o desse processo, a Faculdade Freire promove amplo debate sobre a pr\u00e1tica da autoavalia\u00e7\u00e3o cont\u00ednua, com a finalidade de disseminar entre a comunidade acad\u00eamica a metodologia adotada, e os instrumentos a serem utilizados, seus objetivos e os rumos do desenvolvimento de suas m\u00faltiplas atividades e consequ\u00eancias.<\/p>\n A Avalia\u00e7\u00e3o Institucional foi incorporada no dia-a-dia da Institui\u00e7\u00e3o, de maneira a criar uma cultura de avalia\u00e7\u00e3o. Tanto a Dire\u00e7\u00e3o da Faculdade, como professores e alunos dever\u00e3o colaborar ativamente com as atividades de avalia\u00e7\u00e3o, de maneira a tornar o processo participativo, coletivo, aut\u00f4nomo, livre de amea\u00e7as, cr\u00edtico e transformador dos sujeitos envolvidos e da Institui\u00e7\u00e3o. Professores, alunos, funcion\u00e1rios administrativos, dever\u00e3o constituir a tr\u00edade de um processo, respondendo question\u00e1rios, registrando os aspectos positivos e negativos da Institui\u00e7\u00e3o, assim como de seus cursos, discutindo em grupo os problemas de ensino e tamb\u00e9m dando sugest\u00f5es sobre as mudan\u00e7as que devem ser introduzidas no ensino e na Institui\u00e7\u00e3o como um todo.<\/p>\n Em busca de resultados eficientes, participaram da gest\u00e3o 2008, como convidados, empregadores e profissionais da \u00e1rea da educa\u00e7\u00e3o com experi\u00eancia em avalia\u00e7\u00e3o institucional, para colaborarem nesse processo, dando a sua opini\u00e3o sobre o papel social da Institui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Buscando expor de forma objetiva sua concep\u00e7\u00e3o acerca da avalia\u00e7\u00e3o, a Institui\u00e7\u00e3o organiza sua proposta de avalia\u00e7\u00e3o em forma de t\u00f3picos, a seguir enumerados.<\/p>\n Geral<\/strong><\/p>\n Acompanhar e aperfei\u00e7oar o projeto pedag\u00f3gico institucional, promovendo a permanente melhoria e pertin\u00eancia das atividades relacionadas a ensino, pesquisa, extens\u00e3o e gest\u00e3o.<\/p>\n Espec\u00edficos<\/strong><\/p>\n – Refletir sobre a Institui\u00e7\u00e3o na sua globalidade, identificando caminhos para a melhoria do processo educativo;<\/p>\n – Promover a auto-avalia\u00e7\u00e3o de cada curso com a participa\u00e7\u00e3o de todos os atores envolvidos;<\/p>\n – Revisar a matriz curricular dos cursos superiores, os programas, as ementas das disciplinas e sua bibliografia, com o prop\u00f3sito de aperfei\u00e7o\u00e1-los e adequ\u00e1-los \u00e0s diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Educa\u00e7\u00e3o;<\/p>\n – Avaliar o desempenho docente como forma de aperfei\u00e7oar as a\u00e7\u00f5es pedag\u00f3gicas;<\/p>\n – Rever periodicamente a defini\u00e7\u00e3o do perfil dos egressos dos cursos, para adapt\u00e1-lo \u00e0s exig\u00eancias do mercado de trabalho, \u00e0 evolu\u00e7\u00e3o do processo educacional e \u00e0s determina\u00e7\u00f5es do MEC;<\/p>\n – Aprimorar o sistema de avalia\u00e7\u00e3o do rendimento escolar;<\/p>\n – Avaliar a inser\u00e7\u00e3o dos egressos de seus cursos no mercado de trabalho;<\/p>\n – Rever periodicamente os cursos de educa\u00e7\u00e3o continuada que promove para atender as necessidades regionais;<\/p>\n – Avaliar o desempenho da gest\u00e3o acad\u00eamica e da gest\u00e3o administrativa institucional.<\/p>\n O processo de avalia\u00e7\u00e3o da Faculdade Freire est\u00e1 estruturado em quatro dimens\u00f5es que contemplam o ensino, a pesquisa, a extens\u00e3o e a gest\u00e3o institucional, preservando assim os eixos em que se desenvolvem as suas principais atividades.<\/p>\n De outra parte, assim procedendo, tamb\u00e9m permite an\u00e1lises comparativas entre os resultados da auto-avalia\u00e7\u00e3o e aqueles que venham a obter em avalia\u00e7\u00f5es promovidas pelo MEC, a exemplo da Avalia\u00e7\u00e3o das Condi\u00e7\u00f5es de Ensino.<\/p>\n Cada uma das dimens\u00f5es a serem avaliadas reune um conjunto de elementos de julgamento associados a indicadores que preservam similitude com as defini\u00e7\u00f5es estabelecidas no sistema de avalia\u00e7\u00e3o do MEC.<\/p>\n \u00a0<\/em>Metodologia da Avalia\u00e7\u00e3o Institucional<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong>Considerando a complexidade e o impacto decorrente da avalia\u00e7\u00e3o no contexto institucional, optou-se pela abordagem participativa para assegurar o compromisso de todos os segmentos da Institui\u00e7\u00e3o com as mudan\u00e7as impostas pelos resultados obtidos.<\/p>\n Etapas do Processo de Avalia\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n 1\u00aa Etapa \u2013 Sensibiliza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n Diversos semin\u00e1rios, reuni\u00f5es de grupo, estudos de caso, palestras de especialistas externos, sess\u00f5es de brainstorming<\/em> ser\u00e3o realizados com o objetivo de sensibilizar os coordenadores, professores, alunos e funcion\u00e1rios t\u00e9cnico-administrativos da Institui\u00e7\u00e3o sobre a import\u00e2ncia e a necessidade da avalia\u00e7\u00e3o como instrumento de melhoria.<\/p>\n Essas atividades ser\u00e3o conduzidas por l\u00edderes de grupo, que foram selecionados a partir de suas habilidades para conduzir reuni\u00f5es. Eles planejaram cada atividade e foram respons\u00e1veis pela sua condu\u00e7\u00e3o. Al\u00e9m de estimular a participa\u00e7\u00e3o atrav\u00e9s do questionamento dos membros do grupo, encorajar\u00e1 todos a ouvirem com aten\u00e7\u00e3o, a resumirem o que est\u00e1 sendo discutido e a focar a discuss\u00e3o no sentido de encontrar solu\u00e7\u00f5es criativas para os problemas.<\/p>\n Esta etapa ser\u00e1 da maior import\u00e2ncia por ser ela a que descreve a situa\u00e7\u00e3o atual da Institui\u00e7\u00e3o a partir do cadastro e das opini\u00f5es da comunidade. Ser\u00e1 realizado mediante a coleta de informa\u00e7\u00f5es e de sua organiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Trata-se esta etapa de um processo especialmente desenhado para identificar as necessidades da Institui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n \u00c9 um processo no qual os participantes adquirir\u00e3o e continuar\u00e3o adquirindo o conhecimento do prop\u00f3sito da mudan\u00e7a que deve ser introduzida como resultado da an\u00e1lise feita dos pontos positivos e negativos do curso\/institui\u00e7\u00e3o. Este processo ser\u00e1 realizado num clima de confian\u00e7a, \u00e9tica, incentivo e lideran\u00e7a. Esta etapa se concretizar\u00e1 por meio de mecanismos, tais como: coleta de dados, an\u00e1lise das tend\u00eancias, question\u00e1rios, entrevistas, trabalho de grupo, visita de especialistas. Todos os dados foram inter-relacionados com a finalidade de produzir explica\u00e7\u00f5es que tenham for\u00e7a para provocar mudan\u00e7as no curso e na Institui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Com base nas vari\u00e1veis levantadas por meio das dimens\u00f5es, ser\u00e1 feita uma an\u00e1lise dos aspectos positivos e negativos da Institui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n O processo de avalia\u00e7\u00e3o ser\u00e1 conduzido por uma Comiss\u00e3o Pr\u00f3pria de Avalia\u00e7\u00e3o \u2013 CPA \u2013 constitu\u00edda de cinco membros. Os membros, eleitos por seus pares, ser\u00e3o representantes da comunidade acad\u00eamica e da sociedade local.<\/p>\n No curso ser\u00e1 designada uma Comiss\u00e3o Setorial de Avalia\u00e7\u00e3o – CSA, composta do coordenador geral, de dois professores e de dois alunos. Os cinco dar\u00e3o in\u00edcio ao processo de avalia\u00e7\u00e3o de cada curso, assessorados pelos membros da CPA. Uma miss\u00e3o espec\u00edfica da CSA \u00e9 a de conduzir um processo de avalia\u00e7\u00e3o do desempenho did\u00e1tico e acad\u00eamico dos docentes do respectivo curso.<\/p>\n Tanto os membros da CPA como os da CSA ser\u00e3o orientados pelos assessores externos nos conceitos de avalia\u00e7\u00e3o, nos m\u00e9todos de avalia\u00e7\u00e3o, na obten\u00e7\u00e3o e coleta de informa\u00e7\u00f5es, na sua an\u00e1lise e na elabora\u00e7\u00e3o de relat\u00f3rios.<\/p>\n Ser\u00e3o alocados fundos espec\u00edficos para a CPA com a finalidade de garantir a continuidade do processo de maneira permanente e c\u00edclica.<\/p>\n Os resultados da avalia\u00e7\u00e3o ser\u00e3o fornecidos \u00e0 Dire\u00e7\u00e3o Geral, aos \u00f3rg\u00e3os colegiados e aos interessados (coordenador do curso, professores e alunos, etc), com o objetivo de comparar a situa\u00e7\u00e3o existente com a situa\u00e7\u00e3o ideal desejada. Os resultados dever\u00e3o contribuir para a tomada de decis\u00f5es sobre mudan\u00e7as que dever\u00e3o ser introduzidas com o fim de se obter a melhoria desejada.<\/p>\n Quando todos os cursos tiverem sido avaliados e a avalia\u00e7\u00e3o global da Institui\u00e7\u00e3o estiver conclu\u00edda, um Relat\u00f3rio da Institui\u00e7\u00e3o dever\u00e1 ser elaborado e publicado.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" \u00a0Avalia\u00e7\u00e3o Institucional Introdu\u00e7\u00e3o \u00a0O Plano de Avalia\u00e7\u00e3o Institucional da Faculdade Freire foi concebido com o intuito de contribuir para a melhoria da Institui\u00e7\u00e3o nos n\u00edveis acad\u00eamico e administrativo. Ele tem como finalidade b\u00e1sica o autoconhecimento e a tomada de decis\u00f5es na perspectiva de desenvolver um ensino superior de qualidade. A Avalia\u00e7\u00e3o Institucional \u00e9 entendida prioritariamente […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-85","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/85","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=85"}],"version-history":[{"count":6,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/85\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":450,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/85\/revisions\/450"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=85"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=85"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=85"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}\n
Objetivos<\/h4>\n
Dimens\u00f5es da Avalia\u00e7\u00e3o<\/h4>\n
2\u00aa Etapa \u2013 Diagn\u00f3stico<\/h5>\n
3\u00aa Etapa \u2013 Auto-Avalia\u00e7\u00e3o<\/h5>\n
Comiss\u00e3o Pr\u00f3pria de Avalia\u00e7\u00e3o – CPA<\/h4>\n
Resultados da Avalia\u00e7\u00e3o<\/h4>\n