{"id":885,"date":"2020-09-09T16:08:35","date_gmt":"2020-09-09T16:08:35","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?p=885"},"modified":"2020-09-09T16:08:37","modified_gmt":"2020-09-09T16:08:37","slug":"escola-waldorf-metodologia-e-sua-importancia-na-formacao-holistica-infantil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?p=885","title":{"rendered":"Escola Waldorf: metodologia e sua import\u00e2ncia na forma\u00e7\u00e3o hol\u00edstica infantil"},"content":{"rendered":"\n
Rudolf Steiner, educador e fil\u00f3sofo, \u00e9 o fundador da antroposofia, da\n medicina antropos\u00f3fica e da pedagogia Waldorf. As primeiras escolas de \nSteiner nasceram na Alemanha ap\u00f3s a Primeira Guerra Mundial e a escola \nde Stuttgart serviu de modelo para as escolas Waldorf subsequentes.<\/p>\n\n\n\n
Sr. Molt \u2013 dono de uma f\u00e1brica de\ncigarros, a Waldorf \u2013 abriu as portas da sua ind\u00fastria para que Steiner\npalestrasse sobre temas sociais e educativos para os trabalhadores da f\u00e1brica.\nAp\u00f3s este contato, os trabalhadores expressaram o desejo que seus filhos\ntivessem uma educa\u00e7\u00e3o mais adequada, por este motivo ocorreu o convite do Sr.\nMolt a Steiner para ensinar os filhos dos oper\u00e1rios. Steiner aceitou e imp\u00f4s\numa condi\u00e7\u00e3o, que a escola fosse aberta a crian\u00e7as de qualquer proced\u00eancia. Em\nsetembro de 1919, come\u00e7ou a funcionar a primeira escola Waldorf.<\/p>\n\n\n\n
Escolas Steinerianas, est\u00e3o presentes em mais de 60 \npa\u00edses e s\u00e3o consideradas um dos maiores movimentos educacionais \nindependentes do mundo.<\/p>\n\n\n\n
Sabemos que as compet\u00eancias do\ns\u00e9culo XXI exigem que as propostas pedag\u00f3gicas atendam os indiv\u00edduos de forma a\nconcretizar a educa\u00e7\u00e3o integral do ser humano. Desse modo, sob essa \u00f3tica\ndefendemos a Pedagogia Waldorf como uma alternativa, pois em sua proposta a\ncrian\u00e7a \u00e9 o centro do processo de ensino e de aprendizagem, pois s\u00e3o\nrespeitadas as etapas do seu desenvolvimento, percebendo e compreendendo os\nproblemas espec\u00edficos de cada indiv\u00edduo, possibilitando a constru\u00e7\u00e3o de bases\ns\u00f3lidas para toda a vida, entendendo que se faz necess\u00e1rio olhar este indiv\u00edduo\nde formal integral.<\/p>\n\n\n\n
A Pedagogia Waldorf busca a\nforma\u00e7\u00e3o educacional hol\u00edstica, ou seja, o desenvolvimento da pessoa \u00e9\nrealizado em todas as esferas: intelectual, emocional, f\u00edsica, social,\nart\u00edstica, criativa e espiritual, estimulando o cultivo pessoal dos valores,\ntais como, amor, compaix\u00e3o, verdade, harmonia entre outros.<\/p>\n\n\n\n
Do ponto de vista hol\u00edstico, al\u00e9m\ndas compet\u00eancias cognitivas a crian\u00e7a e o jovem ser\u00e3o conscientizados e imersos\nnas rela\u00e7\u00f5es que travamos com a natureza e com o universo. Ou seja, todas as\ndimens\u00f5es do indiv\u00edduo est\u00e3o envolvidas em um s\u00f3 prop\u00f3sito: o de harmonizar a\nexist\u00eancia dos seres, conscientizando o indiv\u00edduo desde o primeiro ano de vida\na respeitar os outros como parte de um todo.<\/p>\n\n\n\n
Na metodologia, os docentes e\ngestores enfatizam atividades cotidianas que possibilitem \u00e0s crian\u00e7as e jovens\nconstruir conhecimentos. Neste processo, o ambiente \u00e9 de suma import\u00e2ncia para\na efic\u00e1cia do projeto. Desse modo, s\u00e3o destacados alguns itens que a equipe\neducativa precisa se atentar, como um ambiente livre de ru\u00eddos concentrados no desenvolvimento\nda criatividade e de viv\u00eancias que a fortale\u00e7am em seu interior, bem como\nestimular os discentes a perceber tudo que est\u00e1 ao seu redor, desenvolvendo a\nsensibilidade e a aprecia\u00e7\u00e3o est\u00e9tica ao seu entorno.<\/p>\n\n\n\n
Lanz (1998) ressalta que \ninflu\u00eancias exteriores ambientais (adornos, m\u00f3veis, quarto) ou clima \nsentimental e moral das pessoas que lidam com a crian\u00e7a, interferem \npositivamente e negativamente na aprendizagem. O professor \u00e9 refer\u00eancia \ndi\u00e1ria e influencia os discentes no aspecto emocional, cognitivo e \nf\u00edsico.<\/p><\/blockquote>\n\n\n\n
A educa\u00e7\u00e3o Waldorf ensina \u00e0s crian\u00e7as o amor \u00e0 natureza e ao meio \nambiente. Assim, o local ideal para a educa\u00e7\u00e3o das crian\u00e7as seriam \nescolas localizadas em espa\u00e7o amplo, arborizado, com possibilidade de \nfazer hortas, dentre outras a\u00e7\u00f5es pr\u00e1ticas e projetos de imers\u00e3o \neducacional, visto que a pedagogia Waldorf d\u00e1 grande import\u00e2ncia \u00e0 \nagricultura e \u00e0 origem dos alimentos.<\/p>\n\n\n\n
Nesse contexto, os educadores precisam trabalhar\nqualquer falha ou excessos que podem ter efeitos negativos sobre as crian\u00e7as,\nvisto que professores s\u00e3o modelos que, inconscientemente, a crian\u00e7a imita. <\/p>\n\n\n\n
Partimos da vis\u00e3o de forma\u00e7\u00e3o\nintegral, que equilibra nos processos educacionais corpo, alma e esp\u00edrito. O\nprinc\u00edpio do cuidado \u00e9 exercitado a todo momento, desde a escolha da decora\u00e7\u00e3o\nda sala (inclusive as cores), das cantigas entoadas, dos contos, da postura\ncarinhosa para com as crian\u00e7as, da aten\u00e7\u00e3o e do cuidado com especificidade e\npeculiaridade de cada ser.<\/p>\n\n\n\n
Assim, cultiva-se tamb\u00e9m os\nquatro pilares da educa\u00e7\u00e3o por meio das atividades que envolvem a corporeidade\ndos alunos em praticamente quase todas as aulas. O apreciar e sentir s\u00e3o incentivados\npor meio de abordagem com artes em todas\nas mat\u00e9rias e esferas, como dan\u00e7a, teatro, m\u00fasica e artes visuais. Al\u00e9m de\natividades art\u00edsticas e artesanais, espec\u00edficas para cada idade. <\/p>\n\n\n\n
Sendo assim, a pedagogia Waldorf d\u00e1 bastante espa\u00e7o para as artes em \nvez de se basear apenas no cl\u00e1ssico estudo sobre os diferentes temas. \nElementos art\u00edsticos e expressivos devem estar presente em cada aula. \nAl\u00e9m disso, o trabalho manual tem um valor educativo elevado, pois \nmant\u00e9m o c\u00e9rebro em grande atividade. <\/p>\n\n\n\n
Diante disso, constatamos que a forma\u00e7\u00e3o\nintegral do ser humano proposta nas Escolas Waldorf insiste em atuar na\ncontram\u00e3o de uma sociedade que, no geral, se preocupa simplesmente com o\nmercado financeiro e suas demandas, com a qualifica\u00e7\u00e3o profissional, a\nprodutividade econ\u00f4mica do pa\u00eds, dando visibilidade \u00e0s demandas capitalistas. <\/p>\n\n\n\n
No m\u00e9todo de Steiner, a educa\u00e7\u00e3o\ndeve ser totalmente dedicada \u00e0s necessidades do desenvolvimento da crian\u00e7a, que\nvai aprender a compreender ao longo da vida qual ser\u00e1 o seu papel no mundo sem\nqualquer imposi\u00e7\u00e3o dos pais, das escolas e da sociedade em geral.<\/p>\n\n\n\n
A Pedagogia Waldorf, por outro\nlado, estimula a coletividade, o trabalho manual e est\u00e9tico, com \u00eanfase no equil\u00edbrio\nentre as tr\u00eas esferas de a\u00e7\u00e3o do ser humano: corpo, alma e esp\u00edrito.<\/p>\n\n\n\n
Mediante esta liberdade, cada\nprofessor adota sua forma de estabelecer a\u00e7\u00f5es essenciais dentro das escolas Waldorf.\nPercebemos que \u00e9 de extrema import\u00e2ncia o estabelecimento de um ritmo nas\natividades pedag\u00f3gicas voltadas \u00e0s crian\u00e7as, principalmente quando se pondera\nmomentos de inspira\u00e7\u00e3o no que diz respeito \u00e0 concentra\u00e7\u00e3o, como conta\u00e7\u00e3o de\nhist\u00f3rias. H\u00e1, por outro lado, os momentos de expira\u00e7\u00e3o, ou seja, expans\u00e3o que\npode ser caracterizado pelo brincar livre.<\/p>\n\n\n\n
Nesse processo, a utiliza\u00e7\u00e3o da\nm\u00fasica, a gesticula\u00e7\u00e3o, o teatro com bonecos, o teatro com as pr\u00f3prias crian\u00e7as,\ncriam uma atmosfera marcadamente l\u00fadica e estimuladora. <\/p>\n\n\n\n
Outro fator relevante diz respeito ao papel da ludicidade nesta \nmetodologia, Steiner argumentava que as crian\u00e7as precisam dos contos de \nfadas. O estudioso destaca que \u00e9 fundamental contar \u00e0s crian\u00e7as os \ncontos populares, locais e do resto do mundo, porque os contos n\u00e3o \napenas representam um patrim\u00f4nio cultural inestim\u00e1vel, mas tamb\u00e9m porque\n representam um instrumento essencial para o crescimento das crian\u00e7as, \ncom suas hist\u00f3rias de obst\u00e1culos e prova\u00e7\u00f5es que desenham as etapas da \nviagem que a crian\u00e7a ter\u00e1 de enfrentar na vida. Os contos de fadas d\u00e3o \nconforto \u00e0s crian\u00e7as e contribuem para o desenvolvimento da imagina\u00e7\u00e3o e\n da compreens\u00e3o das suas emo\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n
Import\u00e2ncia\nna forma\u00e7\u00e3o hol\u00edstica infantil<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Os benef\u00edcios do uso do\nm\u00e9todo de Steiner s\u00e3o in\u00fameros, conforme segue:<\/p>\n\n\n\n
\u2013 Efetiva participa\u00e7\u00e3o\nda fam\u00edlia no dia a dia da escola.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 Aos docentes \u00e9\noferecido forma\u00e7\u00e3o continuada, e o v\u00ednculo entre professores e alunos \u00e9 maior,\npois existem tutores para cada etapa educativa.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 Contato direto com a\nnatureza, projetos sustent\u00e1veis e ecologia consciente.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 Atividades\npersonalizadas.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 Educa\u00e7\u00e3o\nsocioemocional na pr\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 Compet\u00eancias\ndesenvolvidas: respeito, solidariedade, autocontrole, coopera\u00e7\u00e3o, empatia,\ndentre outros.<\/p>\n\n\n\n
Autora:<\/strong> Rog\u00e9ria Alves Freire<\/strong><\/p>\n\n\n\n
Professora e Gestora na Faculdade Freire, Mestra em Educa\u00e7\u00e3o pela Universidade de S\u00e3o Paulo e Consultora Educacional na Pearson.<\/strong><\/p>\n\n\n\n
Refer\u00eancias\nbibliogr\u00e1ficas<\/strong><\/p>\n\n\n\n
LANS, Rudolf. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. S\u00e3o Paulo: Antropos\u00f3fico: 1998.<\/strong><\/p>\n\n\n\n
_____. No\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas de antroposofia. Antropos\u00f3fico: 1997.<\/strong><\/p>\n\n\n\n
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social. Teoria, m\u00e9todo e criatividade. Petropolis: Vozes, 2007.<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Rudolf Steiner e o surgimento das escolas Waldorf Rudolf Steiner, educador e fil\u00f3sofo, \u00e9 o fundador da antroposofia, da medicina antropos\u00f3fica e da pedagogia Waldorf. As primeiras escolas de Steiner nasceram na Alemanha ap\u00f3s a Primeira Guerra Mundial e a escola de Stuttgart serviu de modelo para as escolas Waldorf subsequentes. Sr. Molt \u2013 dono de […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":886,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"class_list":["post-885","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-artigos"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/885","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=885"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/885\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":887,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/885\/revisions\/887"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/media\/886"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=885"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=885"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=885"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}