{"id":888,"date":"2020-09-09T16:15:03","date_gmt":"2020-09-09T16:15:03","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?p=888"},"modified":"2020-09-09T16:15:05","modified_gmt":"2020-09-09T16:15:05","slug":"as-escolas-montessorianas-e-sua-importancia-no-desenvolvimento-das-competencias-socioemocionais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?p=888","title":{"rendered":"As Escolas Montessorianas e sua import\u00e2ncia no desenvolvimento das compet\u00eancias socioemocionais"},"content":{"rendered":"\n
Maria Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, na\nIt\u00e1lia. Graduou-se em Engenharia antes de decidir se dedicar \u00e0 Medicina, que\ncursou entre 1893 e 1896. Foi uma das primeiras mulheres a se formar nesse\ncampo em seu pa\u00eds e em 1897 j\u00e1 atuava na \u00e1rea.<\/p>\n\n\n\n
Nesse in\u00edcio de carreira, Montessori dedicou-se \u00e0 psiquiatria e \ncome\u00e7ou a trabalhar com crian\u00e7as que possu\u00edam alguma defici\u00eancia f\u00edsica \nou cognitiva. A partir dos estudos dos franceses Jean Marc Gaspard Itard\n e \u00c9douard S\u00e9guin, de suas observa\u00e7\u00f5es na Cl\u00ednica Psiqui\u00e1trica da \nUniversidade de Roma e de suas pesquisas independentes sobre Pedagogia e\n Antropologia, Montessori interessou-se pela aprendizagem infantil.<\/p>\n\n\n\n
Maria Montessori foi\na primeira m\u00e9dica a se formar na It\u00e1lia, pela Universidade de Roma, e por isso\nficou conhecida como doutora.<\/p>\n\n\n\n
Seu foco de aten\u00e7\u00e3o\nesteve voltado \u00e0 educa\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as com defici\u00eancia, e foi sobre essa\nexperi\u00eancia que a autora criou um m\u00e9todo de educa\u00e7\u00e3o adequado \u00e0 educa\u00e7\u00e3o\ninfantil, que tem como prop\u00f3sito as ideias de liberdade, atividade e\nindepend\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n
A estudiosa\ndesenvolveu uma nova organiza\u00e7\u00e3o did\u00e1tica e novos instrumentos de trabalho,\nbuscando formas de contemplar demandas espec\u00edficas dos alunos. Desse modo,\ndefiniu qual seria o ambiente mais prop\u00edcio para a aprendizagem, criando a\nverdadeira \u201creforma da escola\u201d, ou seja, aquela que resolveria com a maior\nsimplicidade os mais \u00e1rduos problemas educacionais.<\/p>\n\n\n\n
A proposta\neducacional desenvolvida por Montessori para a educa\u00e7\u00e3o infantil estava\ncentrada na educa\u00e7\u00e3o dos sentidos. Nesse momento, foi levado em considera\u00e7\u00e3o\nque a educa\u00e7\u00e3o dos sentidos tinha enorme import\u00e2ncia pedag\u00f3gica, e que seria a\nbase para o desenvolvimento biol\u00f3gico da crian\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n
Para a estudiosa, o\nmaior objetivo da educa\u00e7\u00e3o deveria ser auxiliar o desenvolvimento da inf\u00e2ncia e\nn\u00e3o dar as crian\u00e7as cultura, ou seja, ao estimular a crian\u00e7a com um material\ndid\u00e1tico adequado, o educador estava provocando a educa\u00e7\u00e3o dos sentidos e\nconsequentemente desenvolvendo uma atividade de observa\u00e7\u00e3o concentrada no\n\u00e2mbito educacional e n\u00e3o cultural.<\/p>\n\n\n\n
Al\u00e9m disso, constata-se\nque a pedagogia montessoriana tem por intuito o desenvolvimento das habilidades\ne capacidades das crian\u00e7as e n\u00e3o a transmiss\u00e3o de conhecimento e\/ou conte\u00fados.<\/p>\n\n\n\n
Para concretizar esse\nobjetivo, a autora afirma que devemos adaptar o ambiente educacional \u00e0s\nnecessidades e individualidades dos alunos. Nesta proposta educacional, \u00e9\nnecess\u00e1rio que o professor tenha uma postura diferenciada, visto que o mesmo\nn\u00e3o ser\u00e1 o centro do processo de aprendizagem. Diante deste contexto, os\nobjetos s\u00e3o agentes estimuladores de sua pr\u00f3pria atividade e possuem um grau de\nimport\u00e2ncia maior do que a media\u00e7\u00e3o docente. Pois s\u00e3o as crian\u00e7as que os\nutilizam e constroem seu conhecimento com base na rela\u00e7\u00e3o com os materiais. O\npapel do docente ser\u00e1 o de explicar seu uso apenas. <\/p>\n\n\n\n
Cabe aos educadores\nnesse contexto dar apoio para que as crian\u00e7as explorem plenamente e de forma\nlivre todas as possibilidades inscritas nos objetos, na medida da necessidade\ndos discentes. <\/p>\n\n\n\n
Conforme Montessori (1937), quando\n uma crian\u00e7a se auto educa e realiza a sua auto forma\u00e7\u00e3o, o pr\u00f3prio \nmaterial lhe indicar\u00e1 seus erros. Restar\u00e1 ao professor observar e \nrealizar a media\u00e7\u00e3o da atividade ps\u00edquica das crian\u00e7as e o seu \ndesenvolvimento fisiol\u00f3gico.<\/em><\/p><\/blockquote>\n\n\n\n
Existem muitos relatos de pesquisa cient\u00edfica\nque abordam as dificuldades encontradas pelos professores que atuavam no m\u00e9todo\ntradicional e adotaram o m\u00e9todo montessoriano, pois foi necess\u00e1rio adotar uma\nnova postura educacional e descontruir o modo como enxergavam o processo de\nensino e aprendizagem.<\/p>\n\n\n\n
Um aspecto importante\nno m\u00e9todo montessoriano est\u00e1 diretamente ligado \u00e0 ordena\u00e7\u00e3o do ambiente. Os\nobjetos presentes nas classes s\u00e3o adequados \u00e0 atividade infantil, apropriados\nao desenvolvimento de cada fase. S\u00e3o atrativos, coloridos, simples, leves e, ao\nmesmo tempo resistentes. De cada objeto particular, existe um \u00fanico exemplar. <\/p>\n\n\n\n