{"id":895,"date":"2020-09-09T16:20:27","date_gmt":"2020-09-09T16:20:27","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?p=895"},"modified":"2020-09-09T16:20:31","modified_gmt":"2020-09-09T16:20:31","slug":"planejamento-para-2020","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?p=895","title":{"rendered":"Planejamento para 2020"},"content":{"rendered":"\n
O planejamento\ncontempla todos os aspectos ligados \u00e0 gest\u00e3o escolar, envolvendo as\noportunidades, riscos, necessidades da comunidade escolar, desenvolvimento\ntecnol\u00f3gico, necessidades dos discentes atuais e potenciais, forma\u00e7\u00e3o e\naperfei\u00e7oamento e os referenciais de excel\u00eancia que envolvem a educa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
Um planejamento\nrepresenta \u201co que\u201d a escola deseja fazer, o que pretende realizar, qual o\ndestino a seguir. \u00c9 uma prepara\u00e7\u00e3o para atingir o que foi vislumbrado em sua\nvis\u00e3o de futuro, sistematizando seus objetivos por meio de uma an\u00e1lise profunda\ne real\u00edstica do contexto na qual a escola est\u00e1 inserida.<\/p>\n\n\n\n
Concentra esfor\u00e7os,\nsendo uma fonte de coer\u00eancia interna, que procura a ordem e n\u00e3o a ambiguidade.<\/p>\n\n\n\n
O planejamento\nescolar n\u00e3o deve ficar restrito ao conhecimento da gest\u00e3o, tudo o que for\nelaborado juntos aos educadores, pais, profissionais da educa\u00e7\u00e3o e comunidade\nescolar deve ser compartilhado com todos os envolvidos no processo educacional.\nTudo o que \u00e9 discutido e analisado neste grande grupo de agentes\ntransformadores dever\u00e1 ser desdobrado em planos de ensino, projetos globais,\naula-projeto, estudos de caso, dentre outros.<\/p>\n\n\n\n
Este per\u00edodo entre o\nprocesso de planejamento e sua efetiva implementa\u00e7\u00e3o se d\u00e1 no universo escolar\nsob a coordena\u00e7\u00e3o de gestores, coordenadores, orientadores de \u00e1rea, mediadores\nque criam um conjunto de atividades sistematizadas de curto, m\u00e9dio e longo\nprazo para atingirem os objetivos propostos ao longo do ano.<\/p>\n\n\n\n
Desse modo, ser\u00e1\ntarefa dos docentes, a partir desse desdobramento, detalhar nas sequ\u00eancias\ndid\u00e1ticas, nos planos de aula e planos de ensino as rotinas e projetos que\nser\u00e3o desenvolvidos ao longo dos bimestres, trimestres ou semestres que se\nseguir\u00e3o, assegurando a execu\u00e7\u00e3o das atividades a serem realizadas e garantindo\na efic\u00e1cia e efici\u00eancia no processo de constru\u00e7\u00e3o de conhecimento junto aos\nalunos.<\/p>\n\n\n\n
O monitoramento e\nacompanhamento regular dos docentes \u00e9 realizado pela gest\u00e3o escolar que\nverifica constantemente os progressos alcan\u00e7ados, as dificuldades encontradas e\nos novos caminhos que necessitam ser percorridos pelos professores.<\/p>\n\n\n\n
As escolas devem\nativar as intelig\u00eancias, saber usar as compet\u00eancias existentes em cada\nprofessor, orientador, coordenador e demais profissionais da educa\u00e7\u00e3o, saber\nreun\u00ed-las e compartilh\u00e1-las, alavancando novos conhecimentos entre todos os\nmembros da escola.<\/p>\n\n\n\n
Sendo o conhecimento\no foco central das unidades escolares, este pode gerar economia de recursos,\nquando toda a gama de informa\u00e7\u00f5es contidas em sua estrutura \u00e9 bem utilizada.\nEntretanto, \u00e9 enorme o n\u00famero de institui\u00e7\u00f5es que n\u00e3o sabem usar, na sua\ntotalidade, as potencialidades e as habilidades dos profissionais,\nsub-utilizando as compet\u00eancias que ali atuam. Ao agir desta maneira, estar\u00e1\naceitando baixos padr\u00f5es de desempenho, num clima de pouca motiva\u00e7\u00e3o para\nsupera\u00e7\u00e3o de obst\u00e1culos.<\/p>\n\n\n\n
Uma escola, para se\ndiferenciar das demais, al\u00e9m de atentar para os processos organizacionais,\nprecisa cuidar com muito zelo da qualidade de seus recursos humanos, ou seja, utilizar\no princ\u00edpio do cuidado tamb\u00e9m com os docentes e comunidade escolar.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 Escuta Ativa<\/p>\n\n\n\n
A gest\u00e3o viabilizar\u00e1\nnas reuni\u00f5es de planejamento diversos momentos para os docentes partilharem\nexperi\u00eancias significativas que fizeram a diferen\u00e7a no ano anterior, saberes e\ninquieta\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n
O apoio a\nimplementa\u00e7\u00e3o do curr\u00edculo em processos de reflex\u00e3o sobre a Base Nacional Comum\nCurricular \u00e9 um assunto fundamental no planejamento.<\/p>\n\n\n\n
Material\nnecess\u00e1rio:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Preparar um envelope\npara cada grupo com a seguinte pergunta:<\/p>\n\n\n\n Qual a diferen\u00e7a\nentre as compet\u00eancias cognitivas e as compet\u00eancias socioemocionais? <\/p>\n\n\n\n Atividade:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Organize os\nprofessores em pequenos grupos, entregando um envelope a cada um. Solicite que\nrespondam a pergunta com base na BNCC, reflitam em grupos as diferen\u00e7as entre\nas compet\u00eancias cognitivas e as compet\u00eancias socioemocionais e posteriormente,\napresentem aos colegas como se d\u00e1 essa diferencia\u00e7\u00e3o na BNCC e como a mesma\nser\u00e1 implementada no decorrer do ano na unidade escolar.<\/p>\n\n\n\n Informe que ap\u00f3s a\ndiscuss\u00e3o eles dever\u00e3o produzir um cartaz contendo as considera\u00e7\u00f5es propostas\npelo grupo.<\/p>\n\n\n\n Discutir junto aos\ndocentes como deve ser o acolhimento no universo escolar, n\u00e3o somente no\nprimeiro dia de aula, mas como a acolhida e afetividade interferem no processo\nde constru\u00e7\u00e3o de conhecimento.<\/p>\n\n\n\n Se a escola deve educar para a forma\u00e7\u00e3o\nintegral do ser humano, a afetividade pode ser considerada extremamente\nimportante na rela\u00e7\u00e3o professor-aluno, pois a intera\u00e7\u00e3o que acontece na sala de\naula, quando permeada de sentimentos e emo\u00e7\u00f5es que afetam os sujeitos, \u00e9\nrespons\u00e1vel pela consolida\u00e7\u00e3o de todo o processo de ensinar e aprender.<\/p>\n\n\n\n Material\nnecess\u00e1rio:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Preparar um envelope\npara cada grupo, contendo a seguinte pergunta:<\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea considera que a\nporta para a aprendizagem \u00e9 emocional?<\/p>\n\n\n\n Leia a cita\u00e7\u00e3o abaixo\ne dialogue com seu grupo, relatando alguma situa\u00e7\u00e3o em sala de aula onde as\nrela\u00e7\u00f5es afetivas contribu\u00edram para a constru\u00e7\u00e3o do conhecimento junto aos\nalunos.<\/p>\n\n\n\n Para Vygotsky (1995), a aprendizagem, na verdade, se amplia \u00e0\nmedida em que as redes de intera\u00e7\u00f5es e v\u00ednculos tamb\u00e9m se ampliam, englobando\naspectos n\u00e3o somente cognitivos, mas, tamb\u00e9m, afetivos.<\/p>\n\n\n\n Atividade:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Solicite aos docentes\nque se dividam em pequenos grupos, entregue um envelope a cada um e solicite\nque respondam \u00e0 quest\u00e3o, discutindo se algu\u00e9m consegue compartilhar alguma\nexperi\u00eancia que dialogue com a cita\u00e7\u00e3o do Vygotsky. <\/p>\n\n\n\n Informe que ap\u00f3s a\ndiscuss\u00e3o, eles dever\u00e3o produzir um cartaz contendo as considera\u00e7\u00f5es propostas\npelo grupo.<\/p>\n\n\n\n Vale destacar que as\nduas sugest\u00f5es de relatos de pr\u00e1tica t\u00eam por intuito a troca de experi\u00eancias e\naprendizados obtidos nos projetos desenvolvidos ao longo do ano.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, os processos\npedag\u00f3gicos que precisam ser realizados no planejamento escolar e desenvolvidos\nao longo do ano s\u00e3o: revis\u00e3o do PPP (Projeto Pol\u00edtico Pedag\u00f3gico); defini\u00e7\u00e3o\ndos objetivos e metas propostas; constru\u00e7\u00e3o dos planos de aula e sequ\u00eancias\ndid\u00e1ticas; defini\u00e7\u00e3o do calend\u00e1rio escolar; projetos e eventos que ser\u00e3o\ndesenvolvidos interdisciplinarmente; defini\u00e7\u00e3o da grade de hor\u00e1rios; distribui\u00e7\u00e3o\ndas turmas, acolhimento de alunos, professores e colaboradores novos, dentre\noutros.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 recomend\u00e1vel\nrealizar sistematicamente uma an\u00e1lise cr\u00edtica do desempenho da institui\u00e7\u00e3o,\ncorrelacionando os resultados dos indicadores que a institui\u00e7\u00e3o utiliza,\navaliando o progresso em rela\u00e7\u00e3o ao planejado, identificando oportunidades para\no desenvolvimento e tomando decis\u00f5es coletivas com rela\u00e7\u00e3o a novas metas.<\/p>\n\n\n\n Autora: Rog\u00e9ria Alves Freire<\/strong><\/p>\n\n\n\n Mestre pela Universidade de S\u00e3o Paulo. Professora e Gestora Educacional.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Refer\u00eancias Bibliogr\u00e1ficas<\/strong><\/p>\n\n\n\n FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necess\u00e1rios \u00e0 pr\u00e1tica educativa. 48. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. <\/strong><\/p>\n\n\n\n MORIN, Edgar. Os sete saberes necess\u00e1rios \u00e0 educa\u00e7\u00e3o do \nfuturo. Tradu\u00e7\u00e3o Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revis\u00e3o \nt\u00e9cnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. S\u00e3o Paulo: Cortez, 2011. <\/strong><\/p>\n\n\n\n PERRENOUD, Philippe. Desenvolver compet\u00eancias ou ensinar \nsaberes? A escola que prepara para a vida. Tradu\u00e7\u00e3o: Laura Solange \nPereira; <\/strong><\/p>\n\n\n\n SACRIST\u00c0N, Jos\u00e9 Gimeno. O que significa o curr\u00edculo? In: \nSACRIST\u00c0N, Jos\u00e9 Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o curr\u00edculo. \nPorto Alegre: Penso, 2013. p. 16, 17, 19.<\/strong><\/p>\n\n\n\n ________. O curr\u00edculo: uma reflex\u00e3o sobre e a pr\u00e1tica. Porto Alegre: Artmed, 2000.<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O planejamento contempla todos os aspectos ligados \u00e0 gest\u00e3o escolar, envolvendo as oportunidades, riscos, necessidades da comunidade escolar, desenvolvimento tecnol\u00f3gico, necessidades dos discentes atuais e potenciais, forma\u00e7\u00e3o e aperfei\u00e7oamento e os referenciais de excel\u00eancia que envolvem a educa\u00e7\u00e3o. Um planejamento representa \u201co que\u201d a escola deseja fazer, o que pretende realizar, qual o destino a […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":896,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"class_list":["post-895","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-artigos"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/895","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=895"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/895\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":897,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/895\/revisions\/897"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/media\/896"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=895"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=895"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=895"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}2 \u2013\nUm debate que n\u00e3o cessa \u2013 a afetividade em sala de aula<\/strong><\/h3>\n\n\n\n