{"id":898,"date":"2020-09-09T16:22:29","date_gmt":"2020-09-09T16:22:29","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?p=898"},"modified":"2020-09-09T16:22:32","modified_gmt":"2020-09-09T16:22:32","slug":"paulo-freire-e-a-educacao-freireana","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?p=898","title":{"rendered":"Paulo Freire e a educa\u00e7\u00e3o freireana"},"content":{"rendered":"\n
Paulo Reglus Neves Freire<\/strong> foi um dois maiores \neducadores e pedagogo do mundo. Ele recebeu o t\u00edtulo de patrono da \neduca\u00e7\u00e3o brasileira em 2012 e foi o brasileiro mais homenageado da \nhist\u00f3ria por t\u00edtulos de Doutor Honoris Causa. Reconhecido \ninternacionalmente, o educador c\u00e9lebre recebeu 48 desses t\u00edtulos de \nuniversidades brasileiras e estrangeiras, al\u00e9m de ser indicado ao Pr\u00eamio\n Nobel da Paz em 1995 e ganhar o pr\u00eamio de Educa\u00e7\u00e3o para a Paz da \nOrganiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas para a Educa\u00e7\u00e3o, Ci\u00eancias e Cultura \n(UNESCO) em 1986.<\/p>\n\n\n\n Professor de L\u00edngua Portuguesa\ne formado em Direito, Freire aplicou, em 1963, criou um m\u00e9todo pr\u00f3prio de alfabetiza\u00e7\u00e3o em Angicos, cidade do\ninterior do Rio Grande do Norte. O projeto foi um sucesso, conseguindo\nalfabetizar 300 trabalhadores agr\u00edcolas em um tempo muito curto (45 dias),\npartindo do conhecimento pr\u00e9vio que essas pessoas j\u00e1 possu\u00edam. <\/p>\n\n\n\n O m\u00e9todo surgiu da sua\npreocupa\u00e7\u00e3o com os exclu\u00eddos. Devido aos resultados eficazes de seu projeto, o\ngoverno brasileiro na \u00e9poca aprovou a multiplica\u00e7\u00e3o dessa experi\u00eancia em um\nPlano Nacional de Alfabetiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Em 1964, meses ap\u00f3s a implementa\u00e7\u00e3o do Plano Nacional de \nAlfabetiza\u00e7\u00e3o, a ditadura militar extinguiu o projeto, pois enxergou na \nfilosofia freireana um risco de revolta. Foi acusado de subvers\u00e3o e \npassou 72 dias na pris\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Freire acreditava na educa\u00e7\u00e3o\ncomo ferramenta de transforma\u00e7\u00e3o social e como forma de reconhecer e\nreivindicar direitos. <\/p>\n\n\n\n No Chile, trabalhou por cinco\nanos no Instituto Chileno para Reforma Agr\u00e1ria (ICIRA).<\/p>\n\n\n\n Em 1969, foi professor\nvisitante na Universidade de Harvard e na d\u00e9cada de 70 atuou\nno Departamento de Educa\u00e7\u00e3o do Conselho Mundial de Igrejas, em\nGenebra, onde trabalhou por 10 anos com projetos de a\u00e7\u00e3o educativa em mais de\n30 pa\u00edses \u2014 dos europeus aos africanos \u2014, podendo colocar em pr\u00e1tica sua\nfilosofia e voltando-se \u00e0s classes mais pobres. Deu consultoria educacional a\ngovernos de pa\u00edses pobres, a maioria do continente africano, que passavam por\num processo de independ\u00eancia na \u00e9poca.<\/p>\n\n\n\n No final de 1971, fez sua\nprimeira visita a Z\u00e2mbia e Tanz\u00e2nia. Em seguida passou a ter uma participa\u00e7\u00e3o\nmais significativa na educa\u00e7\u00e3o de Guin\u00e9-Bissau, Cabo Verde, S\u00e3o Tom\u00e9 e Pr\u00edncipe.\nE tamb\u00e9m influenciou as experi\u00eancias de Angola e Mo\u00e7ambique.<\/p>\n\n\n\n Em 1980, depois de 16 anos de\nex\u00edlio, retornou ao Brasil e mais tarde, foi professor universit\u00e1rio na Unicamp\ne na PUC-SP.<\/p>\n\n\n\n Em 1989, foi secret\u00e1rio da\nEduca\u00e7\u00e3o no Munic\u00edpio de S\u00e3o Paulo, sob a prefeitura de Lu\u00edza Erundina.<\/p>\n\n\n\n Em 1991, foi fundado em S\u00e3o Paulo o Instituto Paulo Freire<\/a> com o objetivo de estender e\nelaborar as ideias do pensador. O instituto preserva os arquivos de Freire,\nrealiza atividades relacionadas ao seu legado e atua em temas da educa\u00e7\u00e3o\nbrasileira e mundial.<\/p>\n\n\n\n Gadotti (1991), ressalta que com rela\u00e7\u00e3o \u00e0 metodologia de ensino\nde Freire, existe um certo rigor em sua an\u00e1lise que n\u00e3o poder\u00edamos utilizar o\ntermo \u201cm\u00e9todo Paulo Freire\u201d, visto que o te\u00f3rico revela que se trata mais de\numa teoria do conhecimento e de uma filosofia da educa\u00e7\u00e3o do que de um m\u00e9todo\nde ensino. No entanto, Paulo Freire ficou conhecido pelo m\u00e9todo de\nalfabetiza\u00e7\u00e3o que leva seu nome.<\/p>\n\n\n\n A metodologia de Paulo Freire consiste em uma maneira de educar \nconectada ao cotidiano dos estudantes e \u00e0s experi\u00eancias que eles t\u00eam \u2014 e\n por isso, tamb\u00e9m ligado \u00e0 pol\u00edtica, especialmente porque Freire \ntrabalhou com a alfabetiza\u00e7\u00e3o de adultos.<\/p>\n\n\n\n Sua filosofia baseia-se no di\u00e1logo entre professor e aluno<\/strong>,\nprocurando transformar o estudante em um aprendiz ativo<\/strong>.\nNesse sentido, ele criticava os m\u00e9todos de ensino em que o professor era tido\ncomo o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um \u201cdeposit\u00f3rio\u201d \u2014 o\nque ele chamava de \u201ceduca\u00e7\u00e3o banc\u00e1ria\u201d.<\/p>\n\n\n\n \u201cTransformar os alunos em \nobjetos receptores \u00e9 uma tentativa de controlar o pensamento e a a\u00e7\u00e3o, \nleva homens e mulheres a ajustarem-se ao mundo e inibe o seu poder \ncriativo.\u201d (Paulo Freire)<\/strong><\/p><\/blockquote>\n\n\n\n Em seu\nlivro Pedagogia do Oprimido<\/em>, Freire cobre tudo o que ele\ndisse, at\u00e9 ent\u00e3o, a respeito de educa\u00e7\u00e3o. A obra \u00e9 resultado de seus cinco\nprimeiros anos de ex\u00edlio, fruto de um trabalho exercido em situa\u00e7\u00f5es concretas.<\/p>\n\n\n\n Vale destacar que na obra \u00e9 poss\u00edvel verificar a fun\u00e7\u00e3o da educa\u00e7\u00e3o como um ato pol\u00edtico<\/strong>,\n que liberta os indiv\u00edduos por meio da \u201cconsci\u00eancia cr\u00edtica, \ntransformadora e diferencial, que emerge da educa\u00e7\u00e3o como uma pr\u00e1tica de\n liberdade\u201d. Ele defende uma educa\u00e7\u00e3o que incentive a criticidade do aluno<\/strong>,\n indo al\u00e9m do portugu\u00eas e da matem\u00e1tica. Suas ideias tamb\u00e9m possuem \nliga\u00e7\u00f5es com o pensamento marxista e cr\u00edticas ao capitalismo.<\/p>\n\n\n\n Com rela\u00e7\u00e3o a aplicabilidade do m\u00e9todo, percebemos que antes \nda Ditadura Militar e durante a redemocratiza\u00e7\u00e3o, a filosofia de Paulo \nFreire exercia certa influ\u00eancia nas escolas p\u00fablicas. Atualmente, suas \nobras continuam presentes nos debates pedag\u00f3gicos.<\/p>\n\n\n\n De acordo com Paulo Salda\u00f1a, rep\u00f3rter que cobre Educa\u00e7\u00e3o pelo jornal \nFolha de S. Paulo, muitas pessoas fazem uma an\u00e1lise err\u00f4nea de que toda a\n educa\u00e7\u00e3o brasileira \u00e9 ligada ao m\u00e9todo de Paulo Freire e de que o \nfracasso educacional brasileiro \u00e9 culpa do uso de sua teoria, quando na \nverdade, as escolas \u2014 tanto as p\u00fablicas quanto as privadas \u2014 utilizam \numa combina\u00e7\u00e3o de diferentes linhas de ensino, e Freire n\u00e3o \u00e9 a \u00fanica \nrefer\u00eancia. Ser\u00e1 que o descaso e baixo investimento governamental n\u00e3o \nteria mais impacto sobre o fracasso na educa\u00e7\u00e3o? <\/p>\n\n\n\n Com rela\u00e7\u00e3o a inser\u00e7\u00e3o mundial do estudioso, vale salientar que Paulo\n Freire \u00e9 um dos intelectuais brasileiros mais referenciados do mundo \u2014 \nest\u00e1 entre os 100 mais citados em estudos e o seu livro mais famoso, \nPedagogia do Oprimido, \u00e9 aterceira obra mais citada em trabalhos acad\u00eamicos da \u00e1rea de humanas.<\/p>\n\n\n\n Ao redor do globo, o educador \u00e9 tido como refer\u00eancia mundial em \nqualidade de ensino e j\u00e1 foi homenageado em diversos pa\u00edses. O Centro \nPaulo Freire Finl\u00e2ndia \u00e9 um espa\u00e7o dedicado \u00e0 discuss\u00e3o da obra do \nescritor brasileiro. H\u00e1 tamb\u00e9m centros de estudos semelhantes em outros \npa\u00edses como \u00c1frica do Sul, \u00c1ustria, Alemanha, Holanda, Portugal, \nInglaterra, Estados Unidos e Canad\u00e1.<\/p>\n\n\n\n Pelo mundo, h\u00e1 diversas institui\u00e7\u00f5es de ensino que adotam o m\u00e9todo do educador brasileiro. Uma delas \u00e9 a Revere High <\/em>School,\n escola em Massachusetts, nos Estados Unidos, que foi reconhecida como a\n melhor institui\u00e7\u00e3o p\u00fablica de Ensino M\u00e9dio do pa\u00eds em 2014 pelo National Center for Urban School Transformation<\/em> <\/a>(Centro Nacional pela Transforma\u00e7\u00e3o do Ensino Urbano) e, em 2016, recebeu o pr\u00eamio Schools of Opportunity<\/em> (Escolas de Oportunidade), doNational Education Policy Center<\/a>(Centro Nacional de Educa\u00e7\u00e3o Pol\u00edtica).<\/p>\n\n\n\n Autora:<\/strong> Rog\u00e9ria Alves Freire<\/strong><\/p>\n\n\n\n Professora e Consultora\nEducacional, Mestre em Letras e Diretora da Faculdade Freire no munic\u00edpio de\nFrancisco Morato \u2013 SP.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Refer\u00eancias Bibliogr\u00e1ficas<\/strong>:<\/p>\n\n\n\n BRANDAO, C.R. O que \u00e9 m\u00e9todo Paulo Freire. S\u00e3o Paulo. ed.\nBrasiliense, 2006. <\/p>\n\n\n\n BRAND\u00c3O, Z. O saber escolar e as contradi\u00e7\u00f5es de vida das\ncamadas populares in: confer\u00eancia brasileira da educa\u00e7\u00e3o: anais, S\u00e3o Paulo,\n1982, pp. 275-291. <\/p>\n\n\n\n FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro. ed. Paz\ne Terra, 1978. <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Paulo Reglus Neves Freire foi um dois maiores educadores e pedagogo do mundo. Ele recebeu o t\u00edtulo de patrono da educa\u00e7\u00e3o brasileira em 2012 e foi o brasileiro mais homenageado da hist\u00f3ria por t\u00edtulos de Doutor Honoris Causa. Reconhecido internacionalmente, o educador c\u00e9lebre recebeu 48 desses t\u00edtulos de universidades brasileiras e estrangeiras, al\u00e9m de ser indicado ao […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":899,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"class_list":["post-898","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-artigos"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/898","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=898"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/898\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":900,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/898\/revisions\/900"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/media\/899"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=898"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=898"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=898"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}