{"id":901,"date":"2020-09-09T16:35:23","date_gmt":"2020-09-09T16:35:23","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?p=901"},"modified":"2020-09-09T16:35:26","modified_gmt":"2020-09-09T16:35:26","slug":"as-etapas-de-paulo-freire-e-o-dialogo-na-promocao-da-saude-mental","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?p=901","title":{"rendered":"As Etapas de Paulo Freire e o di\u00e1logo na promo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade mental"},"content":{"rendered":"\n
Algumas etapas do m\u00e9todo Paulo Freire s\u00e3o fundamentais para\ndesenvolver a consci\u00eancia cr\u00edtica nos educandos. S\u00e3o elas:<\/p>\n\n\n\n
Esta \u00e9 a etapa da descoberta do universo vocabular, em que s\u00e3o\nlevantadas palavras e temas geradores relacionados com a vida cotidiana dos\nalfabetizandos e do grupo social a que eles pertencem. A descoberta desse\nuniverso vocabular pode ser efetuada por meio de encontros informais com os\nmoradores do lugar em que se vai trabalhar, convivendo com eles, sentindo suas\npreocupa\u00e7\u00f5es e captando elementos de sua cultura.<\/p>\n\n\n\n
Nesta etapa s\u00e3o codificados e decodificados os temas levantados na\nfase de tomada de consci\u00eancia, contextualizando-os e substituindo a primeira\nvis\u00e3o m\u00e1gica por uma vis\u00e3o cr\u00edtica. Descobrem-se assim novos temas geradores,\nrelacionados com os que foram inicialmente levantados. \u00c9 nesta fase que s\u00e3o\nelaboradas as fichas para a decomposi\u00e7\u00e3o das fam\u00edlias fon\u00e9ticas, dando\nsubs\u00eddios para a leitura e escrita.<\/p>\n\n\n\n
Nesta etapa evidencia-se a necessidade de uma a\u00e7\u00e3o concreta,\ncultural, pol\u00edtica, social, visando a supera\u00e7\u00e3o de situa\u00e7\u00f5es limites, isto \u00e9,\nde obst\u00e1culos. Saber ler e escrever torna-se instrumento de luta, atividade\nsocial e pol\u00edtica, sendo que o objetivo final do m\u00e9todo \u00e9 a conscientiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
Exemplos de como trabalhar com palavras geradoras com turmas em\nprocesso de alfabetiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
1 \u2013 Listar as palavras mais utilizadas pelos alunos na s\u00e9rie que o\ndocente estiver lecionando. A ideia \u00e9 explorar palavras, frases, prov\u00e9rbios,\nmodos de falar, dentre outros. Esse trabalho preliminar de listar as palavras\ntem por intuito conhecer o universo dos discentes, ou seja, como se apresenta o\npensamento e a realidade social do grupo com o qual se vai trabalhar.<\/p>\n\n\n\n
2 \u2013 Dessa lista de palavras, nascer\u00e1 as palavras e o temas\ngeradores, ou seja, o miolo do m\u00e9todo. As palavras geradoras dever\u00e3o ser\nescolhidas considerando n\u00e3o apenas o seu significado e relev\u00e2ncia social para o\ngrupo do c\u00edrculo de cultura. Cada palavra dever\u00e1 estar associada a quest\u00f5es\nligadas \u00e0 vida. Assim, por exemplo, para a palavra geradora \u201cGoverno\u201d,\npoder\u00edamos discutir os seguintes temas geradores: plano pol\u00edtico, poder\npol\u00edtico, o papel do povo na organiza\u00e7\u00e3o social, participa\u00e7\u00e3o popular,\ncorrup\u00e7\u00e3o, dentre outros.<\/p>\n\n\n\n
Desse modo, a palavra geradora funcionar\u00e1 como chave.<\/p>\n\n\n\n
3 \u2013 Segue abaixo um exemplo de como podemos trabalhar com palavras\ngeradoras.<\/p>\n\n\n\n
Palavra geradora: \u201csal\u00e1rio\u201d<\/p>\n\n\n\n
Ideias para discuss\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n
\u2013 A valoriza\u00e7\u00e3o do trabalho<\/p>\n\n\n\n
\u2013 Finalidade do sal\u00e1rio: sobreviv\u00eancia <\/p>\n\n\n\n
\u2013 O hor\u00e1rio do trabalho: segundo as normas trabalhistas.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 O sal\u00e1rio m\u00ednimo x o sal\u00e1rio justo<\/p>\n\n\n\n
Finalidade da conversa:<\/p>\n\n\n\n
\u2013 Levar o\ngrupo a discutir sobre a situa\u00e7\u00e3o dos trabalhadores de determinada empresa.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 Discutir o\nporqu\u00ea dessa situa\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n
Encaminhamento\nda conversa:<\/p>\n\n\n\n
O que \u00e9\nsal\u00e1rio? O que s\u00e3o benef\u00edcios?<\/p>\n\n\n\n
O que sabemos\nsobre a reforma trabalhista?<\/p>\n\n\n\n
O que podemos\nfazer para conseguir um sal\u00e1rio justo?<\/p>\n\n\n\n
Desse modo, para Freire, aprender faz parte do ato de libertar, de se humanizar e tornar-se um cidad\u00e3o cr\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n
Para finalizar, vale destacar as contribui\u00e7\u00f5es de Paulo Freire na promo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade mental nas escolas.<\/p>\n\n\n\n
Uma das contribui\u00e7\u00f5es de Freire na promo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade mental est\u00e1\ndiretamente ligada ao di\u00e1logo, visto que o mesmo n\u00e3o \u00e9 apenas uma t\u00e9cnica para\nconseguir melhores resultados, n\u00e3o \u00e9 uma t\u00e1tica para fazer amigos ou conquistar\nos alunos. Isso n\u00e3o seria di\u00e1logo e sim manipula\u00e7\u00e3o. Para Paulo Freire, o\ndi\u00e1logo faz parte da pr\u00f3pria natureza humana. Os seres humanos se constroem em\ndi\u00e1logo, pois s\u00e3o essencialmente comunicativos. N\u00e3o h\u00e1 progresso humano sem\ndi\u00e1logo. Para ele, o momento do di\u00e1logo \u00e9 o momento em que os homens se\nencontram para transformar a realidade e progredir.<\/p>\n\n\n\n
Embora no processo de conhecimento haja uma dimens\u00e3o individual,\nessa dimens\u00e3o n\u00e3o \u00e9 suficiente para explicar todo o processo de conhecimento.\nPrecisamos do outro para conhecer. Conhecer \u00e9 um processo social, e o di\u00e1logo \u00e9\njustamente o cimento desse processo. <\/p>\n\n\n\n
Paulo Freire insiste muito na necessidade do di\u00e1logo como\nestrat\u00e9gia de ensino, que pode dialogar justamente com contribui\u00e7\u00f5es para as\ndiscuss\u00f5es de sa\u00fade educacional e sa\u00fade mental nas escolas.<\/p>\n\n\n\n
As escolas deveriam ouvir sempre seus alunos a respeito do que\nlhes \u00e9 ensinado e fazer avalia\u00e7\u00f5es permanentes. O que acontece \u00e9 o contr\u00e1rio;\nem geral, nunca se pergunta aos alunos o que querem aprender.<\/p>\n\n\n\n
O di\u00e1logo faz parte dessa nossa pedagogia dial\u00f3gica e dial\u00e9tica,\nque j\u00e1 desabrochou na educa\u00e7\u00e3o em todo o mundo, renovando a pr\u00e1tica pedag\u00f3gica\ne dando-lhe um sentido moderno e progressista.<\/p>\n\n\n\n
Rog\u00e9ria Alves Freire<\/strong><\/p>\n\n\n\n Professora e Consultora\nEducacional, Mestre em Letras e Diretora da Faculdade Freire no munic\u00edpio de\nFrancisco Morato \u2013 SP.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Refer\u00eancias Bibliogr\u00e1ficas<\/strong><\/p>\n\n\n\n BRANDAO, C.R. O que \u00e9 m\u00e9todo Paulo Freire. S\u00e3o Paulo. ed.\nBrasiliense, 2006. <\/p>\n\n\n\n BRAND\u00c3O, Z. O saber escolar e as contradi\u00e7\u00f5es de vida das\ncamadas populares in: confer\u00eancia brasileira da educa\u00e7\u00e3o: anais, S\u00e3o Paulo,\n1982, pp. 275-291. <\/p>\n\n\n\n FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro. ed. Paz\ne Terra, 1978. <\/p>\n\n\n\n SIM\u00d5ES, Jorge. A Ideologia de Paulo Freire. S\u00e3o Paulo:\nEdi\u00e7\u00f5es Loyola, 1979.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Algumas etapas do m\u00e9todo Paulo Freire s\u00e3o fundamentais para desenvolver a consci\u00eancia cr\u00edtica nos educandos. S\u00e3o elas: Etapa de investiga\u00e7\u00e3o Esta \u00e9 a etapa da descoberta do universo vocabular, em que s\u00e3o levantadas palavras e temas geradores relacionados com a vida cotidiana dos alfabetizandos e do grupo social a que eles pertencem. A descoberta desse […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":902,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"class_list":["post-901","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-artigos"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/901","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=901"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/901\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":903,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/901\/revisions\/903"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/media\/902"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=901"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=901"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=901"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}