{"id":904,"date":"2020-09-09T16:37:27","date_gmt":"2020-09-09T16:37:27","guid":{"rendered":"http:\/\/faculdadefreire.com.br\/?p=904"},"modified":"2020-09-09T16:37:29","modified_gmt":"2020-09-09T16:37:29","slug":"disgrafia-e-disortografia-sao-a-mesma-coisa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdadefreire.edu.br\/?p=904","title":{"rendered":"Disgrafia e disortografia s\u00e3o a mesma coisa?"},"content":{"rendered":"\n
A disortografia e a disgrafia\ns\u00e3o dois dist\u00farbios que afetam a escrita. Uma compreens\u00e3o err\u00f4nea que alguns educadores ou\nestudiosos cometem \u00e9 fazer uma associa\u00e7\u00e3o entre os dois dist\u00farbios,\nacreditando que todos que tem disortografia, possuem tamb\u00e9m a disgrafia, quando,\nna verdade, \u201cuma crian\u00e7a disortogr\u00e1fica n\u00e3o \u00e9, for\u00e7osamente,\ndisgr\u00e1fica.\u201d (COELHO, 2015, p. 10).<\/p>\n\n\n\n
Etimologicamente, disortografia\nderiva dos conceitos \u201cdis<\/em>\u201d (desvio) + \u201corto<\/em>\u201d (correto) + \u201cgrafia<\/em>\u201d\n(escrita). Ou seja, \u00e9 uma dificuldade manifestada por \u201cum conjunto de\nerros da escrita que afetam a palavra, mas n\u00e3o o seu tra\u00e7ado ou grafia\u201d <\/em>(Vidal,\n1989, cit. por Torres & Fern\u00e1ndez, 2001, p. 76). Ou seja, a disortografia est\u00e1 relacionada a uma dificuldade\ncentrada na estrutura\u00e7\u00e3o, organiza\u00e7\u00e3o e produ\u00e7\u00e3o de textos escritos, enquanto que\na disgrafia indica uma quest\u00e3o motora. <\/p>\n\n\n\n Sabemos que \u00e9 poss\u00edvel\ndistinguir as irregularidades da linguagem escrita, estabelecendo uma diferen\u00e7a\nentre disgrafia e disortografia, segundo a qual:<\/p>\n\n\n\n Disgrafia<\/strong>: \u00e9 uma irregularidade da\nlinguagem escrita conhecida comumente como \u201cletra feia\u201d. A crian\u00e7a com\ndisgrafia apresenta uma escrita inferior ao esperado para sua etapa de\ndesenvolvimento\/faixa et\u00e1ria e\/ou s\u00e9rie escolar. \u00c9 comum tamb\u00e9m evidenciar a\ninvers\u00e3o de s\u00edlabas, a omiss\u00e3o de letras, a escrita em espelho e a escrita\ncont\u00ednua.<\/p>\n\n\n\n Disortografia:<\/strong> caracteriza-se pela presen\u00e7a de \naglutina\u00e7\u00f5es, omiss\u00f5es, contamina\u00e7\u00f5es, altera\u00e7\u00f5es nas palavras, gerando \ndesorganiza\u00e7\u00e3o na estrutura das frases e senten\u00e7as. N\u00e3o \u00e9 fruto da falta\n de coordena\u00e7\u00e3o motora e reflete distor\u00e7\u00f5es nos processos cognitivos \nrespons\u00e1veis pela linguagem escrita. A crian\u00e7a com disortografia \napresenta muitos erros de ortografia que n\u00e3o s\u00e3o oriundos do \ndesconhecimento do c\u00f3digo gramatical e ortogr\u00e1fico. Processos de \nletramento de pouca qualidade geram disortografia com frequ\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n A disortografia hoje \u00e9 classificada como Transtorno da Express\u00e3o \nEscrita, dentro dos Transtornos Espec\u00edficos de Aprendizagem. De acordo \ncom o Manual Diagn\u00f3stico e Estat\u00edstico de Transtornos Mentais \u2013 DSM<\/em>\u20135<\/em>,\n ela tem origem neurobiol\u00f3gica, causa modifica\u00e7\u00f5es na express\u00e3o escrita,\n em especial na precis\u00e3o ortogr\u00e1fica, precis\u00e3o gramatical e da pontua\u00e7\u00e3o\n e clareza ou organiza\u00e7\u00e3o dos textos escritos.<\/p>\n\n\n\n A disgrafia, por sua vez, pode ser considerada como uma altera\u00e7\u00e3o que\n afeta a funcionalidade da escrita desenvolvida pela crian\u00e7a. Os \nproblemas ficam evidentes principalmente no que se refere \u00e0 grafia e ao \ntra\u00e7ado das letras. Outro aspecto importante a ser observado, \u00e9 que a \npessoa com disgrafia apresenta uma escrita mal elaborada, evidenciando \numa defici\u00eancia nessa habilidade. <\/p>\n\n\n\n J\u00e1 sabemos que disortografia e disgrafia n\u00e3o s\u00e3o a mesma coisa. Mas, \ncomo posso ajudar meus alunos com suspeita desses dist\u00farbios?<\/p>\n\n\n\n