SOBRE O CURSO
Grau: Licenciatura
Modalidade: Presencial
Regime: Semestral
Situação: Reconhecido pelo MEC
Horários:
Noturno – das 19h às 22h30
Duração do curso:
8 semestres
Coordenadora:
Profa. Angela Maria Gasparetti
Corpo Docente:
Mestres e Doutores.
Pedagogia
Mais do que nunca, pelas características do mundo contemporâneo, a educação é um dos pilares para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Para tanto, o Pedagogo pode atuar como Professor, tanto na educação infantil como nas séries iniciais do ensino fundamental, na gestão de escolas públicas ou privadas, na avaliação de projetos educacionais, na assessoria e acompanhamento de projetos interdisciplinares. Os Pedagogos formados pela Faculdade Freire são capazes de articular concepções teóricas com práticas reflexivas e podem, inclusive, desenvolver programas de treinamento para empresas, colaborando com o desenvolvimento e melhoria da qualidade das atividades profissionais.
O pensamento prático do professor não pode ser ensinado, mas pode ser aprendido. Aprende-se fazendo e refletindo na e sobre a ação;
O que se tenta formar por meio do currículo profissional é a capacidade de intervir de forma competente em situações diversas. Esta capacidade é um conjunto coerente, de caráter cognitivo e afetivo, explicativo e normativo, de conhecimentos, capacidades, teorias, crenças e atitudes;
A prática articulada com a teoria deve ser entendida como eixo central do currículo de formação de professores, ou seja, o processo de formação deve começar pelo estudo e análise do ato de ensinar. Neste sentido, é preciso privilegiar a articulação teoria e prática, pois só a partir de problemas concretos é que o conhecimento teórico pode tornar-se útil e significativo para o futuro professor;
Nesta perspectiva, o curso de Pedagogia estará construindo conhecimento por meio da mediação continuada da teoria e da prática, desenvolvendo processos de reflexão sobre a prática social concreta. Para isso, investirá em uma sólida formação teórico-prática, incluindo uma organização curricular flexível, que pressupõe, para além de uma estrutura disciplinar, um Núcleo de Formação Profissional responsável pela organização e acompanhamento de estudos independentes, atividades complementares, seminários de integração, projetos interdisciplinares, núcleos de pesquisa, aprofundamento e oficinas pedagógicas, bem como a supervisão contínua das atividades de estágio, desenvolvendo práticas de formação diferenciadas e mais abrangentes. Serão, também, valorizados processos de avaliação mútua e de autoavaliação, que desenvolvam uma construção crítica de posturas, habilidades e compromissos, acentuando uma educação de qualidade, que seja mais ética e inclusiva.
Mercado de Trabalho
De acordo com as atuais Diretrizes Curriculares, o licenciado em Pedagogia estará apto a atuar no magistério da Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e na Organização e Gestão de Sistemas e Instituições de Ensino.
– Na Educação Infantil, o professor exercerá suas funções em creches e pré-escolas particulares, públicas e conveniadas, que atendam crianças de 0 a 5 anos;
– Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ministrando aulas de 1º ao 5º ano (1º ciclo), no ensino público e particular;
– Na Gestão Educacional, o pedagogo receberá capacitação básica para as funções gestoras do processo educacional, estando apto a atuar em Administração e Coordenação do trabalho pedagógico.
O Curso de Pedagogia possibilita aos já licenciados, complementação de estudos em um ano, de forma a capacitar os docentes cuja formação anterior destinava-se apenas a uma das áreas atualmente em vigência, dentro da nova legislação. Os pedagogos licenciados e habilitados em Educação Infantil poderão complementar seus estudos para exercer o magistério nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e vice-versa.
Matriz Curricular
Clique aqui para mais informações
Corpo Docente
Angela Maria Gasparetti
http://lattes.cnpq.br/1938954005113702
Antonio Marcos Emilia
http://lattes.cnpq.br/1487945272672543
Ednilson dos Santos Rego
http://lattes.cnpq.br/4581638543934575
Irinéia Aparecida dos Santos Silva
http://lattes.cnpq.br/0251190371507979
Michel Marcelo de França
http://lattes.cnpq.br/3454904514952818
Osmar Antonio de Lima
http://lattes.cnpq.br/1938868331668044
Renato José de Souza
http://lattes.cnpq.br/4633872586873565
Tanija Mara Ribeiro de Souza Maria
http://lattes.cnpq.br/0671052051046409
Valdevino Rodrigues dos Santos
http://lattes.cnpq.br/9050903807422373
William Ruotti
http://lattes.cnpq.br/2890092546099982