Plano de Implementação

Plano de Implementação de Iniciação Científica

(Apresentação realizada em 10/09/2018)

Coordenação: Prof. Dr. William Ruotti

2018

  1. Atividade Programada

 A Atividade Programada “Produção de textos orais e escritos acadêmicos”, tem o objetivo de subsidiar os alunos na produção de textos acadêmicos. Todas as Linhas de Pesquisa realizarão essa ação no decorrer de seus trabalhos.

Início: Setembro/2018

Conteúdo – Gêneros Textuais a serem trabalhados:

  • Fichamento
  • Resumo
  • Resenha
  • Seminário
  • Relatório
  • Comunicação Oral
  • Pôster
  • Artigo de Divulgação Científica

 

  1. Linhas de Pesquisa / Coordenador / Grupo de Pesquisa / Endereço Eletrônico / Temáticas

 

Linha de Pesquisa: Discurso Pedagógico e a atuação do professor

Coordenação: Prof. Dr. William Ruotti

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Construção do Discurso Pedagógico – CoDip

Endereço Eletrônico: https://sites.google.com/view/codip

Temáticas:

  • Recepção do texto institucional
  • Atuação do professor em sala de aula
  • As formas de organização da prática pedagógica
  • A relação entre documentos oficiais e a atuação do professor
  • A problemática envolvendo entre teoria e prática pedagógica
  • As relações de dominação e poder
  • A naturalização e desnaturalização do discurso pedagógico

Encontros: Mensais, na pré-aula.

 

Linha de Pesquisa: Filosofia e Ética na Educação

Coordenação: Prof. Dr. Francisco Donizete Pereira

Grupo de Estudos e Pesquisas (nome ainda não definido)

Endereço Eletrônico: (ainda não definido)

Temáticas:

  • Ensino de Filosofia e Ética para Crianças
  • Formação Ética de Professores
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Ética e Currículo Pós-Moderno
  • Ética e Inclusão Social

Encontros: Mensais, aos sábados

 

Linha de Pesquisa: O fenômeno da Variação Linguística no Processo de Ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais

Coordenação: Prof. Me. Renato José de Souza

Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o fenômeno da Variação Linguística no processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais

Endereço Eletrônico: (ainda não definido)

Temáticas:

  • O que é variação linguística>
  • O que dizem os Documentos Oficiais a respeito das Variações Linguísticas
  • Tipos de Variações Linguísticas
  • Relações entre Língua e Contexto
  • Preconceito Linguístico

Encontros: Mensais, aos sábados

 

Linha de Pesquisa: Educação Matemática

Coordenação: Prof. Me Alexandre de Paula Silva

Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM)

Endereço Eletrônico: (ainda não definido)

Temáticas:

  • Ensino de Matemática nas séries iniciais do EF
  • A formação matemática dos professores polivalentes
  • Aproposta do ensino de Matemática para séries iniciais do EF nos documentos oficiais do MEC e da SEE – SP
  • Recursos didáticos do ensino de Matemática nas séries iniciais do EF

Encontros: (ainda não definido)

 

Linha de Pesquisa: Educação e Literatura

Coordenação: Profª Me. Rogéria A. Freire e Prof.ª Me. Angela M. Gasparetti

Grupo de Estudos e Pesquisas (nome ainda não definido)

Endereço Eletrônico: (ainda não definido)

Temáticas:

  • O papel da Literatura (brasileira, portuguesa, indígena e africana) na pré-escola, no Ensino Fundamental e Médio, na EJA e na Educação Não-Formal
  • A formação do leitor desde os primeiros anos escolares
  • Leitura e contação de histórias
  • Poesia para crianças
  • Estudos de Gênero: Escritoras e personagens femininas na literatura; Gênero(s) e cultura

Encontros: Mensais, na pré-aula e/ou aos sábados

 

Linha de Pesquisa:  Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação

Coordenação:  Profª. Me. Márcia Moreira de Carvalho

Grupo de Estudos e Pesquisas (nome ainda não definido)

Endereço Eletrônico: (ainda não definido)

Temáticas:

  • Tecnologias da Informação e comunicação na Educação
  • Formação de Professores
  • Educação e Interdisciplinaridade
  • Tecnologia e Educação à Distância
  • Avaliação Educacional
  • Didática e Prática de Ensino

Encontros: Mensais, na pré-aula.

 

 

Linha de Pesquisa: Alfabetização e Letramento

Coordenação: Profª. Esp. Andreia dos Santos

Grupo de Estudos e Pesquisas (nome ainda não definido)

Endereço Eletrônico: (ainda não definido)

Temáticas:

  • Jogos como recurso no ensino de Matemática nas séries iniciais
  • Ludicidade e o processo de Alfabetização
  • A importância dos jogos no processo de Alfabetização
  • A leitura como foco do Letramento

Encontros: (ainda não definido)

 

Linha de Pesquisa: Educação  e Inclusão do Aluno com Surdez

Coordenação: Prof. Esp. Ednilson dos Santos Rego

Grupo de Estudos e Pesquisa (nome ainda não definido)

Endereço Eletrônico: (ainda não definido)

Temáticas:

  • Inclusão do surdo em sala de aula
  • Alfabetização da criança surda

Encontros: (ainda não definido)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Atividades complementares

 

Neste semestre, o aluno-pesquisador que cumprir com as atividades requeridas terá atribuído o total de 15h de Atividades Complementares. Serão considerados como pré-requisitos para o aluno Pesquisador:

 

  • Comparecer aos encontros marcados pelo professor coordenador;
  • Realizar as atividades e as produções solicitadas para cada encontro;
  • Entregar uma produção de divulgação científica no final do semestre.

 

  1. Considerações

 

  1. a) Grupo de Pesquisa – Finalidade

Trazemos três citações que abordam o conceito e a finalidade de um Grupo de Pesquisa:

 

“Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica. Há o envolvimento profissional e permanente com atividades de pesquisa no qual o trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos” (UFES).

 

“Grupo de Pesquisa é um conjunto de pesquisadores graduados ou não, titulados ou não, organizados em torno de uma (ou mais) linha de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica” (USC).

 

“O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:

  • cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
  • no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
  • cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário);
  • e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes” (CNPq)

 

 

 

CNPQ é a sigla de Conselho Nacional de Pesquisa, que atualmente é chamado de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É um órgão público que tem o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil.

 

  1. b) Pesquisa Científica

 

A Pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de processos metódicos de investigação utilizados por um pesquisador para o desenvolvimento de um estudo.

  • Ela caracteriza-se por ser uma investigação extremamente disciplinada, que segue as regras formais dos procedimentos para adquirir as informações necessárias e levantar as hipóteses que dão suporte para a análise feita pelo pesquisador (cientista).
  • Através deste conjunto de procedimentos, a pesquisa científica tem como objetivo encontrar respostas para determinadas questões propostas para o desenvolvimento de um experimento ou estudo, de maneira a produzir novos conhecimentos que visem o benefício da ciência e da própria sociedade.

 

Dependendo do tipo de procedimento utilizado para a coleta de dados, as pesquisas classificam-se em:

  • Pesquisa bibliográfica
  • Pesquisa documental
  • Pesquisa experimental
  • Estudo de caso controle
  • Levantamento
  • Estudo de caso
  • Estudo de campo

 

Mas, na prática, o que é pesquisar?

Pesquisar é produzir conhecimento novo, relevante teórica e/ou socialmente. Dado o caráter social da atividade científica, o crivo último dessa produção é a comunidade de pares do pesquisador que, em última instância, referendará ou não a relevância e a qualidade das respostas oferecidas pela pesquisa.

 

  1. c) O pesquisador

 

  • Sobre o Compromisso social do pesquisador

“[…] o compromisso social do pesquisador é com a geração de conhecimentos que atendam às demandas sociais e valorizem a dignidade humana; que sejam produzidos respeitando-se os aspectos éticos; que garantam a ampla participação das pessoas na geração de conhecimentos”. (CABRAL, 2012, p.84)

CABRAL, Ivone E. “O compromisso social da pesquisa: implicações do pesquisador”. In: LACERDA, Nilma; SIQUEIRA, Vera H. F de.; MIRANDA, Regina L. F de. Práticas pedagógicas na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012. p. 71-86.

 

  1. d) Plataforma Lattes

A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações.

 

O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia. O endereço eletrônico é:

 

http://lattes.cnpq.br/

 

  1. e) Link do Formulário de Inscrição para o Grupo de Pesquisa desejado:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWcwTNLL4eQiqBM-rqMkfAZ6BP3sF8VyuJeqReToSgRGaqBg/viewform?usp=sf_link 

 

  1. f) Encaminhamentos
  • Definição do objeto de estudo (Percepção de um problema social com aspectos semióticos) – Questões norteadoras
    • O que você sabe sobre o problema?
    • Por que esse problema pode ser visto parcialmente discursivo?
    • Como essa situação costuma ser representada em vários tipos de texto?
    • Como, em geral, as pessoas são identificadas nesses textos?
    • Que relação podemos estabelecer entre o problema e a sua representação em textos?

 

REFERÊNCIAS

CABRAL, Ivone E. “O compromisso social da pesquisa: implicações do pesquisador”. In: LACERDA, Nilma; SIQUEIRA, Vera H. F de.; MIRANDA, Regina L. F de. Práticas pedagógicas na pósmodernidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012. p. 71-86.

FAIRCLOUGH, Norman. “Teoria Social do Discurso”. In: Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

PLATAFORMA LATTES. Disponível em http://lattes.cnpq.br/

DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO BRASIL – LATTES: Disponível em:

http://lattes.cnpq.br/web/dgp/faq?p_p_id=54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=1&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_struts_action=%2Fwiki_display%2Fview&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_nodeName=Main&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_title=G01.+O+que+%C3%A9%20um+grupo+de+pesquisa%3F+Como+saber+se+as+atividades+desenvolvidas+por+um+conjunto+de+pesquisadores+constituem+um+grupo+de+pesquisa%3F

Pesquisa – Grupos de Pesquisa – USC – Universidade do Sagrado Coração: Disponível em:  https://www.usc.br/grupos-de-pesquisa

Grupos de Pesquisa – CNPq/UFES | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Universidade Federal do espírito Santo  – Disponível em:

www.prppg.ufes.br/grupos-de-pesquisa-cnpqufes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Francisco Morato

2018

Introdução

 

Conforme previsto no PDI (2017-2021), este projeto pretende dar início as ações de implementação da pesquisa na Faculdade Freire. Sabemos a importância dessas atividades para uma IES, compreendendo que o desafio hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Os alunos são muito mais que depositários de informações: para a sua construção como cidadão, como professionais, as atividades desenvolvidas a partir do que é proposto pela IES devem estar voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade. A inserção do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, além de estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.

Segundo o PDI (p.18), temos:

 

DIMENSÃO DO PDI INDICADOR
Política de pesquisas Número de grupos de estudo
Implantação de linhas de pesquisa
Bolsa de Iniciação Científica

 

Esses indicadores norteiam, a princípio, o ponto de partida das ações de mobilização e implementação da pesquisa na FF. Cabe lembrar que grande parte dos alunos nunca tiveram contato com atividades de pesquisa. Esse conceito ainda está muito relacionado às atividades desenvolvidas no Ensino Médio, a pesquisa como “atividade escolar”, muitas vezes até sem a organização metodológica que uma pesquisa escolar demanda. A distância entre esse aluno e a construção do conhecimento científico é muito grande.

Um dos grandes desafios, não só nosso, mas de toda a instituição de ensino superior, é propiciar que o aluno assuma uma postura frente ao conhecimento. Podemos nos apoiar no que nos traz Delors[1] e os 4 Pilares da Educação: fazendo uma aproximação ao que discute referente a Educação para o século XXI, podemos dizer que a pesquisa se refere a construção, por parte do aluno, de competências e habilidades do “aprender a conhecer”. Segundo Delors (p.92), “o processo de aprendizagem do conhecimento nunca está acabado, e pode enriquecer-se com qualquer experiência”.

Nesse ponto, temos em nosso Plano de Desenvolvimento, preocupando-se com o percurso a ser realizado que, dentre as ações que contribuem para a iniciação à prática da pesquisa, incluem-se disciplinas e/ou conteúdos curriculares com foco na investigação científica, bem como a criação que está prevista para os Grupos e Núcleos de Pesquisa também estimularão o espírito investigativo e contribuirão para a criação de uma cultura de pesquisa, fortalecendo o desenvolvimento de habilidades propiciadas pelas pesquisas.

Do cenário que temos, definimos dois pontos a serem pensados:

1) a mobilização dos professores e alunos;

2) a construção dos documentos e a organização das atividades de pesquisa.

É necessário fomentar trabalhos que discutam, cada vez mais, a aula e a atuação do professor. Considerando a aula como o evento comunicativo, onde várias práticas realizam-se concomitantemente, assume grande importância a análise das circunstâncias institucionais e organizacionais desse evento bem como compreender que as identificações ao longo de um evento podem mudar, ou seja, um interlocutor representa, a si mesmo e a seus interlocutores, a partir de várias categorias sociais ao mesmo tempo. Essa situação comunicativa é representada subjetivamente de uma forma complexa, na qual cada variedade das propriedades sociais pode ser mais relevante que a outra.

 

Objetivo Geral

Implementar as atividades de pesquisa na Faculdade Freire – FF, definindo ações que contemplem a relação entre a pesquisa, o ensino e atividades de extensão.

 

Objetivos Específicos

  • Alinhar as propostas apresentadas coordenando a participação de professores e alunos em grupos de estudo e pesquisas;
  • Fomentar pesquisas que aproximem Faculdade e comunidade;
  • Desenvolver projetos que aproximem a Academia ao trabalho realizado pelos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental das escolas de Francisco Morato e região;
  • Divulgar os estudos realizados pelos Grupos de Pesquisa por meio de eventos científicos, artigos etc.
  • Incentivar a participação de professores e alunos de eventos científicos, nacionais e internacionais.

Metas

Estabelecemos, neste momento, as seguintes metas:

  • Ter a proposição de Grupos de Estudo e Pesquisa propostos pelos professores da FF;
  • Mobilizar, a princípio, 40% dos alunos a participarem dos grupos de pesquisa;
  • Ter 80% dos professores como coordenador ou participante de um Grupo de Estudo e Pesquisa da FF;
  • Incentivar a produção de artigos a partir dos problemas apresentados, discutidos e analisados pelos Grupos;
  • Organizar evento científico para divulgação das pesquisas;
  • Publicar em revista própria os resultados.

 

Ações de Implementação

Com o objetivo de estabelecer a metodologia de Implementação da Pesquisa na FF, estabelecemos as ações, as etapas, os responsáveis, as datas de início e término, os responsáveis e a situação (concluída, em andamento ou atrasada). Ver tabela anexada.

[1] DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez, 2003.