Projeto de Implementação de Atividades de Pesquisa na FF
Francisco Morato
2018
Introdução
Conforme previsto no PDI (2017-2021), este projeto pretende dar início as ações de implementação da pesquisa na Faculdade Freire. Sabemos a importância dessas atividades para uma IES, compreendendo que o desafio hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Os alunos são muito mais que depositários de informações: para a sua construção como cidadão, como professionais, as atividades desenvolvidas a partir do que é proposto pela IES devem estar voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade. A inserção do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, além de estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.
Segundo o PDI (p.18), temos:
DIMENSÃO DO PDI | INDICADOR |
Política de pesquisas | Número de grupos de estudo |
Implantação de linhas de pesquisa | |
Bolsa de Iniciação Científica |
Esses indicadores norteiam, a princípio, o ponto de partida das ações de mobilização e implementação da pesquisa na FF. Cabe lembrar que grande parte dos alunos nunca tiveram contato com atividades de pesquisa. Esse conceito ainda está muito relacionado às atividades desenvolvidas no Ensino Médio, a pesquisa como “atividade escolar”, muitas vezes até sem a organização metodológica que uma pesquisa escolar demanda. A distância entre esse aluno e a construção do conhecimento científico é muito grande.
Um dos grandes desafios, não só nosso, mas de toda a instituição de ensino superior, é propiciar que o aluno assuma uma postura frente ao conhecimento. Podemos nos apoiar no que nos traz Delors[1] e os 4 Pilares da Educação: fazendo uma aproximação ao que discute referente a Educação para o século XXI, podemos dizer que a pesquisa se refere a construção, por parte do aluno, de competências e habilidades do “aprender a conhecer”. Segundo Delors (p.92), “o processo de aprendizagem do conhecimento nunca está acabado, e pode enriquecer-se com qualquer experiência”.
Nesse ponto, temos em nosso Plano de Desenvolvimento, preocupando-se com o percurso a ser realizado que, dentre as ações que contribuem para a iniciação à prática da pesquisa, incluem-se disciplinas e/ou conteúdos curriculares com foco na investigação científica, bem como a criação que está prevista para os Grupos e Núcleos de Pesquisa também estimularão o espírito investigativo e contribuirão para a criação de uma cultura de pesquisa, fortalecendo o desenvolvimento de habilidades propiciadas pelas pesquisas.
Do cenário que temos, definimos dois pontos a serem pensados:
1) a mobilização dos professores e alunos;
2) a construção dos documentos e a organização das atividades de pesquisa.
É necessário fomentar trabalhos que discutam, cada vez mais, a aula e a atuação do professor. Considerando a aula como o evento comunicativo, onde várias práticas realizam-se concomitantemente, assume grande importância a análise das circunstâncias institucionais e organizacionais desse evento bem como compreender que as identificações ao longo de um evento podem mudar, ou seja, um interlocutor representa, a si mesmo e a seus interlocutores, a partir de várias categorias sociais ao mesmo tempo. Essa situação comunicativa é representada subjetivamente de uma forma complexa, na qual cada variedade das propriedades sociais pode ser mais relevante que a outra.
Objetivo Geral
Implementar as atividades de pesquisa na Faculdade Freire – FF, definindo ações que contemplem a relação entre a pesquisa, o ensino e atividades de extensão.
Objetivos Específicos
- Alinhar as propostas apresentadas coordenando a participação de professores e alunos em grupos de estudo e pesquisas;
- Fomentar pesquisas que aproximem Faculdade e comunidade;
- Desenvolver projetos que aproximem a Academia ao trabalho realizado pelos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental das escolas de Francisco Morato e região;
- Divulgar os estudos realizados pelos Grupos de Pesquisa por meio de eventos científicos, artigos etc.
- Incentivar a participação de professores e alunos de eventos científicos, nacionais e internacionais.
Metas
Estabelecemos, neste momento, as seguintes metas:
- Ter a proposição de Grupos de Estudo e Pesquisa propostos pelos professores da FF;
- Mobilizar, a princípio, 40% dos alunos a participarem dos grupos de pesquisa;
- Ter 80% dos professores como coordenador ou participante de um Grupo de Estudo e Pesquisa da FF;
- Incentivar a produção de artigos a partir dos problemas apresentados, discutidos e analisados pelos Grupos;
- Organizar evento científico para divulgação das pesquisas;
- Publicar em revista própria os resultados.
Ações de Implementação
Com o objetivo de estabelecer a metodologia de Implementação da Pesquisa na FF, estabelecemos as ações, as etapas, os responsáveis, as datas de início e término, os responsáveis e a situação (concluída, em andamento ou atrasada). Ver tabela anexada.
[1] DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez, 2003.