Em sua função de mediadora do saber da sociedade, a Faculdade Freire (FF) surge, então, com o intuito de equalizar e satisfazer as exigências de articulação das estruturas educacionais no campo da Educação com as da sociedade, de forma que exista uma multidiversidade de conhecimentos e concretização de valores dentro de uma perspectiva social abrangente.
A Faculdade Freire (FF), comprometida com o desenvolvimento social, político e tecnológico regional, pretende, dentro de uma proposta pedagógica criativa, promover a integração entre o conhecimento cientificamente instituído e o universo para o qual este saber será revertido.
Dentre os preceitos de sua missão destaca-se semear um ensino de excelência visando a beneficiar-se com o produto gerado após a formação dos profissionais na região onde atua.
A proposta de Cursos na área de Educação (Pedagogia, Letras, Artes, Matemática), da Faculdade Freire (FF) tem o objetivo de promover a formação de docentes para ministrar um ensino de qualidade por profissionais altamente qualificados conscientes do seu papel de formadores de cidadãos críticos.
Outro aspecto relevante na formação do docente diz respeito à articulação entre teoria e prática, sendo esta última o elemento fomentador do processo de formação. Entende-se que a prática de ensino desenvolvida em vários espaços educativos pode desvelar ao aluno, futuro docente, soluções para problemas pedagógicos concretos, vinculados ao cotidiano do processo de ensino e de aprendizagem na educação básica. O objetivo da prática de ensino, sob a supervisão da instituição formadora, é o de estimular o futuro professor a desenvolver um processo de reflexão crítica sobre os componentes curriculares que ministra e sobre os fundamentos teóricos, ao mesmo tempo, que suscita redirecionamentos ou reorganização da atividade pedagógica.
Neste processo de aprender fazendo, os futuros docentes aprimoram como reelaboram seus conhecimentos sobre os componentes curriculares pelos quais são responsáveis, como aprofundam o entendimento das especificidades dos diferentes momentos de aprendizagem e das características próprias dos alunos da Educação Básica. Deste modo, ampliam a compreensão da complexidade do processo educativo formal e da própria dinâmica da escola, configurada no seu projeto pedagógico, nas relações estabelecidas entre os diferentes segmentos escolares com a comunidade, a partir das diretrizes e das políticas educacionais definidas e executadas em nível local e nacional.