Justificativa: Docentes de todas as esferas educacionais ainda encontram dificuldades em lidar com portadores de necessidades especiais, a demanda de alunos nas escolas públicas e particulares aumentam progressivamente, bem como as exigências educacionais com relação a qualificação dos docentes. Essas são as principais razões de sugerirmos uma Especialização em Educação Especial – Deficiência Intelectual que favoreça um espaço de ação-reflexão-ação, que discuta as competências desses educadores em constante diálogo com a comunidade e atenda aos objetivos da política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva que salientam o acesso, a participação e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.
Objetivos:
Desenvolver nos profissionais habilidades e competências para atuar numa perspectiva educacional inclusiva; vivenciar atividades teóricas e práticas que referendem a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em contextos regulares, bem como qualificar profissionais que lidam com a questão do desenvolvimento humano e com o campo da educação para atuar na promoção e sustentabilidade da inclusão escolar de alunos com necessidades especiais.
Preparar o educador para realizar um estudo aprofundado das estratégias de desenvolvimento de competências cognitivas, perceptivas e sócio-afetivas que permitam a compreensão da educação como sistema, por meio da integração sócio-educativo de crianças com necessidades educativas especiais.
Público-Alvo:
Professores de Educação Infantil, Professores do Ensino Fundamental I e II, Professores do Ensino Médio, Coordenadores, Gestores, Agentes Escolares, Orientadores Educacionais, Orientadores de Área e Auxiliares Técnicos de Educação, bem como graduados de diversas áreas interessados em ampliar seus conhecimentos a respeito da Educação Especial, Distúrbios de Aprendizagem e Inclusão.
Matriz Curricular