Justificativa: Diante das exigências atuais, a qualificação dos gestores educacionais deve sustentar-se em novos fundamentos e constituir-se fator de liderança do processo de desenvolvimento humano e de formação para a cidadania. Na concepção atual, o gestor não é um mero administrador de recursos humanos e materiais, ele precisa ter competências para atuar em campos mais complexos, como no campo econômico e cultural, por exemplo. Precisa também ter liderança pedagógica, para que dessa maneira possa coordenar as ações da escola.
Objetivos:
Incentivar os gestores a refletir sobre a gestão democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do estudante.
Capacitar o profissional para a Gestão Escolar (Direção), bem como para a Pesquisa Institucional, proporcionando-lhe conhecimentos teóricos e metodológicos que, em conjunto com a prática pedagógica e científica, venham suprir os requisitos básicos para sua inserção no mercado de trabalho.
Público-Alvo:
Professores de Educação Infantil, Professores do Ensino Fundamental I e II, Professores do Ensino Médio, Coordenadores, Gestores, Agentes Escolares, Orientadores Educacionais, Orientadores de Área e Auxiliares Técnicos de Educação, bem como graduados de diversas áreas interessados em ampliar seus conhecimentos a respeito da Orientação Educacional e Gestão Escolar.
Matriz Curricular