Sinais dos transtornos de escrita e dicas para conduzir os processos educativos em sala de aula

É importante ficar alerta nos seguintes contextos: 1 – No processo de alfabetização, é possível verificar os alunos que apresentam trocas das letras (P por B, T por D, F por V, X por J, S por Z). Outra observação que nos orienta quanto aos sinais de alerta é verificar se os alunos em nível […]

Continue Reading

Disgrafia e disortografia são a mesma coisa?

A disortografia e a disgrafia são dois distúrbios que afetam a escrita. Uma compreensão errônea que alguns educadores ou estudiosos cometem é fazer uma associação entre os dois distúrbios, acreditando que todos que tem disortografia, possuem também a disgrafia, quando, na verdade, “uma criança disortográfica não é, forçosamente, disgráfica.” (COELHO, 2015, p. 10). Etimologicamente, disortografia […]

Continue Reading

As Etapas de Paulo Freire e o diálogo na promoção da saúde mental

Algumas etapas do método Paulo Freire são fundamentais para desenvolver a consciência crítica nos educandos. São elas: Etapa de investigação Esta é a etapa da descoberta do universo vocabular, em que são levantadas palavras e temas geradores relacionados com a vida cotidiana dos alfabetizandos e do grupo social a que eles pertencem. A descoberta desse […]

Continue Reading

Paulo Freire e a educação freireana

Paulo Reglus Neves Freire foi um dois maiores educadores e pedagogo do mundo. Ele recebeu o título de patrono da educação brasileira em 2012 e foi o brasileiro mais homenageado da história por títulos de Doutor Honoris Causa. Reconhecido internacionalmente, o educador célebre recebeu 48 desses títulos de universidades brasileiras e estrangeiras, além de ser indicado ao […]

Continue Reading

Planejamento para 2020

O planejamento contempla todos os aspectos ligados à gestão escolar, envolvendo as oportunidades, riscos, necessidades da comunidade escolar, desenvolvimento tecnológico, necessidades dos discentes atuais e potenciais, formação e aperfeiçoamento e os referenciais de excelência que envolvem a educação. Um planejamento representa “o que” a escola deseja fazer, o que pretende realizar, qual o destino a […]

Continue Reading

As Escolas Montessorianas e sua importância no desenvolvimento das competências socioemocionais

Breve biografia Maria Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, na Itália. Graduou-se em Engenharia antes de decidir se dedicar à Medicina, que cursou entre 1893 e 1896. Foi uma das primeiras mulheres a se formar nesse campo em seu país e em 1897 já atuava na área. Nesse início de carreira, Montessori dedicou-se à psiquiatria […]

Continue Reading

Escola Waldorf: metodologia e sua importância na formação holística infantil

Rudolf Steiner e o surgimento das escolas Waldorf Rudolf Steiner, educador e filósofo, é o fundador da antroposofia, da medicina antroposófica e da pedagogia Waldorf. As primeiras escolas de Steiner nasceram na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial e a escola de Stuttgart serviu de modelo para as escolas Waldorf subsequentes. Sr. Molt – dono de […]

Continue Reading

Pedagogia

SOBRE O CURSO Grau: LicenciaturaModalidade: PresencialRegime: SemestralSituação: Reconhecido pelo MECHorários: Noturno – das 19h às 22h30 Duração do curso: 8 semestres Coordenadora: Profa. Angela Maria Gasparetti Corpo Docente:Mestres e Doutores. Pedagogia Mais do que nunca, pelas características do mundo contemporâneo, a educação é um dos pilares para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Para tanto, o […]

Continue Reading