Formação Docente em 2020

Artigos

A formação docente, é uma das áreas mais importantes para a formação de uma sociedade melhor. Para estar dentro de uma sala de aula, o professor já passou por uma graduação e está formado, mas será que isso somente é o suficiente? Apenas uma graduação de quatro ou cinco anos é o bastante para formar docentes altamente qualificados para atuar em uma das mais importantes missões? Com toda a certeza, a resposta é não.

O curso superior, que é exigido para conseguir um cargo, nada mais é do que um pré-requisito. Porém, tal estrutura deve ser complementada dia após dia pelo professor. É aí que entra a formação dele, processo que tem uma grande influência na carreira do docente e na educação oferecida pela escola aos alunos.

 A diversidade de necessidades dentro do espaço escolar é muito grande. Cada aluno apresenta uma personalidade e uma bagagem diferente, sendo assim, é preciso desenvolver técnicas e estratégias para aprender a lidar, com maestria, com tal diversidade, oferecendo o melhor aprendizado para todos os alunos.

Esse processo pode ser realizado de diversas formas, como cursos intensivos ou de curta duração, palestras, oficinas, treinamentos, ou qualquer outro sistema que sirva para atualizar os professores sobre as questões da atualidade.

Um dos objetivos da formação continuada é provocar, no docente, um desenvolvimento de habilidades para melhorar o processo de ensino-aprendizagem que ocorre dentro da instituição de ensino a cada dia. Com a formação continuada, o professor tem acesso ao que há de mais novo na área de atuação e em didática e metodologias de ensino. Assim, ele pode relacionar o novo conhecimento adquirido com as bases científicas da sua graduação inicial, agregando mais suporte e conteúdo para oferecer para seus alunos.

Portanto, a formação continuada é uma forma de oferecer suporte para os professores. Ela, por sua vez, acaba oferecendo oportunidades para solucionar dúvidas e questionamentos que surgem ao longo da carreira, melhorando constantemente a atuação desse profissional.

O reconhecimento da importância da formação continuada de professores parte dos próprios docentes. Eles veem tal preparo como uma oportunidade para aprimorar conhecimentos e de compreender melhor as práticas desse ofício. Eles afirmam que, quando têm acesso a esse recurso, sentem-se muito mais dispostos e seguros para atuar diante de uma sala de aula.

        São diversos os motivos para investir no seu aperfeiçoamento, visto que a formação permite o alinhamento dos professores aos objetivos da escola, melhora a qualidade do ensino, atrai e fideliza alunos para a sua instituição, cria um diferencial de mercado e atualiza o conhecimento dos professores.

Dicas de locais onde você pode se aperfeiçoar.

Congressos

Os congressos são lugares ideais para compartilhar conhecimento e divulgar a pesquisa científica. Em todas as áreas eles são presentes para estimular a categoria e expor o trabalho das organizações em uma forma quase de congregação – o ambiente ideal para quem procura se atualizar.

1 – A Ed Tech Conference é um dos maiores congressos de educação e tecnologia do Brasil. O evento é baseado no conceito de Education Technology, como são chamadas as startups com foco em novos processos de educação e afins. No Brasil, a Ed Tech Conference é desenvolvida pela StartSe, uma jovem empresa focada em tecnologias de informação. A nível global também acontece a Ed Tech Conference Internacional com eventos em várias cidades: Boston, Califórnia, Barcelona e outros.

2 – O Congresso Brasileiro de Educação (CBE) já teve sete edições com o objetivo de debater, apresentar e divulgar o conhecimento produzido pelas pesquisas sobre políticas, programas e projetos na formação de professores, em qualquer nível de educação. O congresso é realizado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e é organizado em conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos, cursos, oficinas e até lançamentos de livros.

O evento é quase que obrigatório para os docentes que desejam ter um atrativo a mais no currículo. Geralmente, o Congresso tem a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que discutem temas sobre Educação.

Até o momento, para 2020, a UNESP ainda não confirmou as datas do evento. A orientação é ficar de olho nas redes sociais e aguardar novas notícias.

3 – A Bett Educar é uma combinação do que há de melhor em produtos e serviços para Educação com uma seleção de palestras nacionais e internacionais ministradas sempre por grandes especialistas, tornando-se assim, o local perfeito para fazer networking e encontrar as novidades do setor.

Exemplos de instituições que ofertam formação continuada:

  1- Centro de Formação da Vila

A Instituição oferece cursos presenciais e/ou online planejados para aproximar profissionais de diferentes escolas de temas pertinentes ao espaço formativo da educação. As trajetórias são flexíveis: apresentamos uma variedade de cursos dentro de uma temática ou enfoque e você escolhe aqueles que mais lhe interessarem. Cursos novos também podem compor a sua trajetória.

2 – Instituto Singularidades

O instituto foi fundado em 2001 para suprir as necessidades de formação de professores, gestores de educação e de especialistas. Valorizam a formação da pessoa e principalmente se comprometem com o aprendizado dos alunos. O corpo docente é formado em mais de 80% por mestres ou doutores. Reconhecidos como referência nacional para a formação inicial e continuada de professores e especialistas em educação, tem como principal meta contribuir para a formação de professores em nível superior, nas áreas prioritárias da educação.

Autora: Rogéria Alves Freire

Professora e Gestora Educacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *