Avaliação Institucional

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 Avaliação Institucional

Introdução

 O Plano de Avaliação Institucional da Faculdade Freire foi concebido com o intuito de contribuir para a melhoria da Instituição nos níveis acadêmico e administrativo. Ele tem como finalidade básica o autoconhecimento e a tomada de decisões na perspectiva de desenvolver um ensino superior de qualidade.

A Avaliação Institucional é entendida prioritariamente como um ponto de partida para os ajustes necessários na Instituição. Ela é um “organizador” das ideias sobre os problemas do ensino superior. Por outro lado, ela sedimenta uma cultura de avaliação diagnóstica, onde são identificados os erros e os acertos com o objetivo de correção e melhoria.

O Plano de Avaliação prevê princípios, procedimentos e critérios de avaliação para as dimensões relevantes do processo de ensino-aprendizagem, do processo de gestão, da avaliação de desempenho de funcionários e docentes, a partir de duas lógicas:

  1. a) processo de avaliação interna, que conta com a participação de toda a comunidade acadêmica (incluindo os egressos e representantes de Instituições parceiras);
  2. b) processo de avaliação externa, por meio de indicadores de avaliação institucionalizados pelo Ministério da Educação, Capes entre outros, além de opinião regular e periódica de uma comissão de especialistas em Administração Universitária.

O processo de Avaliação Institucional tem seis etapas. As referidas etapas são explicadas detalhadamente mais adiante.

Para a implantação desse processo, a Faculdade Freire promove amplo debate sobre a prática da autoavaliação contínua, com a finalidade de disseminar entre a comunidade acadêmica a metodologia adotada, e os instrumentos a serem utilizados, seus objetivos e os rumos do desenvolvimento de suas múltiplas atividades e consequências.

A Avaliação Institucional foi incorporada no dia-a-dia da Instituição, de maneira a criar uma cultura de avaliação. Tanto a Direção da Faculdade, como professores e alunos deverão colaborar ativamente com as atividades de avaliação, de maneira a tornar o processo participativo, coletivo, autônomo, livre de ameaças, crítico e transformador dos sujeitos envolvidos e da Instituição. Professores, alunos, funcionários administrativos, deverão constituir a tríade de um processo, respondendo questionários, registrando os aspectos positivos e negativos da Instituição, assim como de seus cursos, discutindo em grupo os problemas de ensino e também dando sugestões sobre as mudanças que devem ser introduzidas no ensino e na Instituição como um todo.

Em busca de resultados eficientes, participaram da gestão 2008, como convidados, empregadores e profissionais da área da educação com experiência em avaliação institucional, para colaborarem nesse processo, dando a sua opinião sobre o papel social da Instituição.

Buscando expor de forma objetiva sua concepção acerca da avaliação, a Instituição organiza sua proposta de avaliação em forma de tópicos, a seguir enumerados.

Objetivos

Geral

Acompanhar e aperfeiçoar o projeto pedagógico institucional, promovendo a permanente melhoria e pertinência das atividades relacionadas a ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Específicos

– Refletir sobre a Instituição na sua globalidade, identificando caminhos para a melhoria do processo educativo;

– Promover a auto-avaliação de cada curso com a participação de todos os atores envolvidos;

– Revisar a matriz curricular dos cursos superiores, os programas, as ementas das disciplinas e sua bibliografia, com o propósito de aperfeiçoá-los e adequá-los às diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Educação;

– Avaliar o desempenho docente como forma de aperfeiçoar as ações pedagógicas;

– Rever periodicamente a definição do perfil dos egressos dos cursos, para adaptá-lo às exigências do mercado de trabalho, à evolução do processo educacional e às determinações do MEC;

– Aprimorar o sistema de avaliação do rendimento escolar;

– Avaliar a inserção dos egressos de seus cursos no mercado de trabalho;

– Rever periodicamente os cursos de educação continuada que promove para atender as necessidades regionais;

– Avaliar o desempenho da gestão acadêmica e da gestão administrativa institucional.

Dimensões da Avaliação

O processo de avaliação da Faculdade Freire está estruturado em quatro dimensões que contemplam o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão institucional, preservando assim os eixos em que se desenvolvem as suas principais atividades.

De outra parte, assim procedendo, também permite análises comparativas entre os resultados da auto-avaliação e aqueles que venham a obter em avaliações promovidas pelo MEC, a exemplo da Avaliação das Condições de Ensino.

Cada uma das dimensões a serem avaliadas reune um conjunto de elementos de julgamento associados a indicadores que preservam similitude com as definições estabelecidas no sistema de avaliação do MEC.

 Metodologia da Avaliação Institucional

 Considerando a complexidade e o impacto decorrente da avaliação no contexto institucional, optou-se pela abordagem participativa para assegurar o compromisso de todos os segmentos da Instituição com as mudanças impostas pelos resultados obtidos.

Etapas do Processo de Avaliação

1ª Etapa – Sensibilização

Diversos seminários, reuniões de grupo, estudos de caso, palestras de especialistas externos, sessões de brainstorming serão realizados com o objetivo de sensibilizar os coordenadores, professores, alunos e funcionários técnico-administrativos da Instituição sobre a importância e a necessidade da avaliação como instrumento de melhoria.

Essas atividades serão conduzidas por líderes de grupo, que foram selecionados a partir de suas habilidades para conduzir reuniões. Eles planejaram cada atividade e foram responsáveis pela sua condução. Além de estimular a participação através do questionamento dos membros do grupo, encorajará todos a ouvirem com atenção, a resumirem o que está sendo discutido e a focar a discussão no sentido de encontrar soluções criativas para os problemas.

2ª Etapa – Diagnóstico

Esta etapa será da maior importância por ser ela a que descreve a situação atual da Instituição a partir do cadastro e das opiniões da comunidade. Será realizado mediante a coleta de informações e de sua organização.

3ª Etapa – Auto-Avaliação

Trata-se esta etapa de um processo especialmente desenhado para identificar as necessidades da Instituição.

É um processo no qual os participantes adquirirão e continuarão adquirindo o conhecimento do propósito da mudança que deve ser introduzida como resultado da análise feita dos pontos positivos e negativos do curso/instituição. Este processo será realizado num clima de confiança, ética, incentivo e liderança. Esta etapa se concretizará por meio de mecanismos, tais como: coleta de dados, análise das tendências, questionários, entrevistas, trabalho de grupo, visita de especialistas. Todos os dados foram inter-relacionados com a finalidade de produzir explicações que tenham força para provocar mudanças no curso e na Instituição.

Com base nas variáveis levantadas por meio das dimensões, será feita uma análise dos aspectos positivos e negativos da Instituição.

Comissão Própria de Avaliação – CPA

O processo de avaliação será conduzido por uma Comissão Própria de Avaliação – CPA – constituída de cinco membros. Os membros, eleitos por seus pares, serão representantes da comunidade acadêmica e da sociedade local.

No curso será designada uma Comissão Setorial de Avaliação – CSA, composta do coordenador geral, de dois professores e de dois alunos. Os cinco darão início ao processo de avaliação de cada curso, assessorados pelos membros da CPA. Uma missão específica da CSA é a de conduzir um processo de avaliação do desempenho didático e acadêmico dos docentes do respectivo curso.

Tanto os membros da CPA como os da CSA serão orientados pelos assessores externos nos conceitos de avaliação, nos métodos de avaliação, na obtenção e coleta de informações, na sua análise e na elaboração de relatórios.

Serão alocados fundos específicos para a CPA com a finalidade de garantir a continuidade do processo de maneira permanente e cíclica.

Resultados da Avaliação

Os resultados da avaliação serão fornecidos à Direção Geral, aos órgãos colegiados e aos interessados (coordenador do curso, professores e alunos, etc), com o objetivo de comparar a situação existente com a situação ideal desejada. Os resultados deverão contribuir para a tomada de decisões sobre mudanças que deverão ser introduzidas com o fim de se obter a melhoria desejada.

Quando todos os cursos tiverem sido avaliados e a avaliação global da Instituição estiver concluída, um Relatório da Instituição deverá ser elaborado e publicado.

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